O Transbordador Aeri de Barcelona

Compartilhe

Transbordador Aeri del Port

Quem me conhece, e fica sabendo de uma próxima viagem, sempre pergunta com um sorriso amarelo: Desta vez é Barcelona e o quê mais? Pode parecer piada, e aí sim, dou razão para risadas, mas por seis vezes estive na cidade sem consegui embarcar no “Transbordador Aeri”, um conhecido cartão postal da cidade. Quer por medo de altura de algum do grupo, filas homéricas, ou mau tempo, o fato é que só recentemente pude fazer o passeio.

Transbordador Aeri del Port Transbordador Aeri del Port

O “Transbordador Aeri del Port” é um teleférico que foi construído para a Exposição Universal de 1929, mas só foi inaugurado em 1931. Passando sobre o mar, liga a Montanha de Montjuic à Barceloneta.

Transbordador Aeri del Port

Apesar de não ser considerado uma atração imperdível, oferece oportunidades para excelentes fotos da orla de um ponto de vista diferente, além de ser uma forma de transporte que liga rapidamente e de forma divertida, dois bairros interessantes.

Transbordador Aeri del Port

A viagem dura menos de dez minutos, porém o panorama é soberbo. Passando sobre a orla dá para ver o porto de Barcelona, as Ramblas, o monumento e o Passeig de Colom, ao longe as torres da Sagrada Família e Barceloneta. Com capacidade para cerca de 20 pessoas em pé, os passageiros quase sempre revezam os lados das janelas para poderem admirar pontos de vista diferentes.

Transbordador Aeri del Port

O teleférico circula a uma altura acima de 70 metros acima do solo e balança um pouquinho, o que dá um certo frio na barriga, mas a beleza da cidade justifica vencer o medo. Durante o percurso, ele passa por uma torre central, a Torre Jaume I, ao lado do World Trade Center de Barcelona. Embora não faça mais neste ponto uma parada, dá uma fugaz sensação de segurança.

Transbordador Aeri del Port

Apesar de muitos reclamarem do preço da passagem, da desorganização do serviço nas estações e da longa espera nas filas, é ainda assim uma experiência que vale a pena. A maioria dos visitantes embarca na Torre de San Sebastian, a estação em Barceloneta. No dia em que finalmente fiz a viagem, escolhi o percurso inverso, partindo de Montjuic. A espera foi breve para os quinze passageiros. Chegando em Barceloneta, pude observar que havia fila.

Transbordador Aeri del Port Transbordador Aeri del Port

Ainda que funcione o ano todo, o teleférico costuma ter interrupções para reparos durante o inverno. O serviço pode também ser limitado ou cancelado devido a ventos fortes ou tempestades. Já passei por isso: Fiz uma tentativa frustrada em um lindo dia de sol com uma agradável brisa a beira mar.

Transbordador Aeri del Port

Estava passando na orla, na altura da Rambla, e vi os bondinhos vermelhos circulando. Rapidamente tomei o ônibus 64 para chegar logo em Barceloneta. Na bilheteria, fui informada que havia previsão de aumento na velocidade do vento e as viagens dali para a frente seriam suspensas. Informações sobre acessos, preços e horários: http://www.telefericodebarcelona.com/en

Transbordador Aeri del Port

Depois enfim ter realizado este almejado passeio, fiquei em uma saia justa: Duas grandes desculpas para retornar a Barcelona, o Palau Guell que foi reaberto para visitação e viajar no Transbordador, não funcionam mais. Minha esperança é que as obras da Sagrada Família não acabem nunca.

2 thoughts on “O Transbordador Aeri de Barcelona”

  1. Desde as Olimpíadas de Barcelona me encantei por essa cidade, e meu sonho era conhecê-la. Em 2011 tive a oportunidade de realizar esse sonho e me apaixonei de vez. É impossível conhecer e não querer voltar. . .

  2. Anderson,
    Sou suspeita para falar… Barcelona tem borogodó. Quando viajo para a Europa, sempre dou um jeito de passar por lá e continuo me surpreendendo. Como a reforma do Palau Guell foi concluída, a atual justificativa para a visita tem sido acompanhar a evolução da obra da Sagrada Família.

Leave a Reply

Your email address will not be published.