Metropol Parasol – Um Moderno Oásis em Sevilha

Compartilhe

Quem busca em pleno século 21 a conhecida imagem da Espanha eternizada pela literatura, pelo cinema ou óperas, deve conhecer a Andaluzia, mais precisamente sua capital: Sevilha. Mantendo até hoje tradições culturais únicas que tornaram o país conhecido em todo o mundo, como a Dança Flamenca e as Touradas, esta aristocrática e vibrante cidade equilibra com charme o moderno e o antigo sem perder a ternura espanhola.

Metropol Parasol

Um dos mais interessantes marcos da feição moderna da cidade é o Metropol Parasol, na parte norte do centro histórico da cidade. É uma impressionante estrutura inteiramente em madeira projetada pelo arquiteto Jurgen Mayer-Hermann, que revitalizou a Plaza de la Encarnación, transformando um medonho estacionamento em espaço de lazer, agora frequentado pelos moradores e atraindo visitantes.

Metropol Parasol

Com seis enormes guarda sóis interligados, parecendo um gigantesco “waffle” sinuoso, é claro que já recebeu um apelido irreverente – Las Setas de la Encarnación (os cogumelos da Plaza de la Encarnación). Seus quatro andares, ocupam uma imensa área, e por enquanto, é a maior estrutura em madeira do mundo. Percorrer sua passarela além de ser divertido, proporciona uma excelente vista da cidade. Mas o programa não acaba aí…

Metropol Parasol

Como sempre acontece no Velho Continente, quem escava para construir algo novo, sempre esbarra em algum achado arqueológico, e no Metropol Parasol isto foi considerado. O subsolo é ocupado pelo museu projetado por Felipe Palomino, o “Antiquarium”, local onde foram encontradas as ruínas de um bairro romano, com mosaicos e algumas paredes ainda preservadas dando uma ótima noção de como eram as casas naquela época.

Metropol Parasol

O Metropol Parasol também abriga o Nuevo Mercado de la Encarnación, um limpíssimo e organizado mercado de alimentos, um importante componente da cultura espanhola. Os boxes, em modernas instalações, oferecem apetitosos legumes, frutas, peixes, carnes, linguiças, queijos, vinhos comida congelada além de dois cafés e um bar.

Metropol Parasol

Quem gosta de compras, vai também encontrar sob Metropol Parasol um pequeno “shopping”, atualmente com poucas lojas ocupadas. Com instalações bacanas em um lugar que está virando ponto de encontro na cidade, não é difícil imaginar o futuro sucesso.

Metropol Parasol

Metropol Parasol

Contando também de uma área para eventos, onde sempre acontecem exposições temporárias, a visita pode ser encerrada no espaço gastronômico do mirador, de onde se pode admirar a Torre da Giralda e belíssima Sevilha na companhia de “tapas y cervezas”.

Metropol Parasol

Sevilha, com trocadilhos, é sem sombra de dúvida um lugar quente em todos os sentidos: Animada, festiva, alegre, eternamente florida e verdejante. Contar com um valioso e elegante oásis como o Metropol Parasol em um lugar tão apropriado é algo que definitivamente não tem preço.

Leave a Reply

Your email address will not be published.