Brunate – Linda vista do Lago de Como sem fazer força

Compartilhe

Recentemente publiquei um post mostrando a fantástica vista do Lago de Como na Itália a partir do Castello di Vezio, na cidade de Varenna, um fantástico passeio de um dia para quem está em Milão. Alguns dias depois, recebi mensagens de conhecidos interessados na beleza do local, mas incomodados com a possibilidade de encarar uma subida com esforço, pediam uma sugestão menos cansativa.

Brunate

Com uma topografia tão pródiga, não foi preciso grande esforço para sugerir uma alternativa mais simples. Na verdade, é até difícil encontrar um lugar feio na região do Lago de Como. Para quem está hospedado em Milão e tem vontade de ver o lago do alto, com excepcional ponto de vista e sem caminhadas, uma excelente pedida é o povoado de Brunate, acessível por um funicular a partir da cidade de Como.

Brunate

A estação inferior do teleférico fica na Piazza Alcide de Gasperi, 4 na orla do lago em Como. O “Funicolare Como-Brunate” funciona todos os dias de 06h00 até 22h30, aos sábados e no verão até a meia noite, com saídas a cada trinta minutos. Informações: http://www.funicolarecomo.it/

Estação Funicular Como

Meus amigos preguiçosos podem fazer a tranquila viagem de sete minutos sentados. Entre Como e Brunate há apenas uma estação intermediária: Carescione. Caso tenham intenção de descer, é preciso avisar previamente ao condutor, para que ele faça a parada.

Brunate

Antes de atingir a estação superior a vista do lago já é excepcional. Uma curta caminhada pela Via Roma em Brunate, conduz ao pequeno belvedere. Vale a pena dar uma circulada pelo povoado e ver, entre outros, a Igreja de Santo André. Apesar de pequena, a localidade oferece boa quantidade de hotéis e pousadas, bastante disputados durante os meses de verão.

Brunate

Sei que o assunto pode ser delicado para sedentários renitentes, mas não posso deixar de mencionar que Brunate é um excelente ponto de partida para percorrer algumas interessantíssimas trilhas pela região.

Brunate

É altamente compensador encarar uma delas, mas para isso é preciso além de disposição, uma programação prévia cuidadosa. Uma caminhada o Monte Palanzone, por exemplo, pode tomar umas quatro horas. Como não tenho a intenção de provocar o suor de meus leitores nem rompantes de vigor físico, é melhor parar por aqui. O que é uma pena…

Brunate

A viagem de trem de Milão até Como dura cerca de uma hora e a estação de trens mais próxima ao lago é a Como Lago, operada pela Trenord. As partidas, com intervalos de cerca de uma hora, são da Estação Milano Cadorna, servida pelas linhas 1 e 2 do metrô.

Brunate

Os trens da Trenitalia que partem da estação Milano Centrale (metrô linhas 2 e 3), apesar do menor tempo de viagem e maior frequência, vão até a estação Como San Giovanni, distante cerca de um quilômetro da orla. Até a estação do funicular, há uma caminhada (no plano) de 20 minutos. Para não gastar as pernas, este trajeto pode também ser feito de ônibus até a Rodoviária.

Leave a Reply

Your email address will not be published.