A secreta Piazza dei Mercanti em Milão

Compartilhe

Palazzo Scuole Palatino/ Palazzo Panigarola

Embora a uma curtíssima distância da Piazza del Duomo e da maior atração de Milão, sua Catedral, a Piazza dei Mercanti é um recanto calmo em pleno centro da cidade. Como em um passe de mágica, em menos de um minuto é possível fugir de bandos de turistas, do barulho e da confusão para ingressar em um pedaço da Idade Média. Basta atravessar a Via Giuseppe Mengoni, entrar na Via dei Mercanti e já se está lá.

Palazzo della Ragione

A Piazza dei Mercanti é um dos lugares mais antigos da cidade. Esta tranquila área de pedestres desempenhou no passado importante papel na vida econômica e política de Milão. Como o nome diz, até o início do século 20, era o centro de comércio da cidade. Criada entre os séculos 13 e 14, mantém bem preservados os prédios desta época, é uma ótima oportunidade para se admirar um conjunto arquitetônico genuinamente medieval.

Loggia degli Osii

Dominando a praça, o imponente Palazzo della Ragione, um dos maiores edifícios públicos da época medieval na região da Lombardia. Sob suas arcadas, no mercado coberto, se reuniam importantes banqueiros e notários da cidade. Há uma história antiga, que na praça, no lugar hoje ocupado pelo poço havia uma pedra, a “Pietra dello Scandalo”, onde os comerciantes endividados tinham que sentar com o bumbum de fora.

Loggia degli Osii

Além do bonito poço, na praça também podem ser vistos em frete as arcadas o Palazzo delle Scuole Palatino, um antigo centro de estudos superiores e a Loggia degli Osii, com emblemas na fachada. Seu balcão central era usado pelos magistrados para proferir sentenças. Ligado por uma escadaria ao Palazzo dela Ragione fica o Palazzo Panigarola em estilo gótico.

Palazzo delle Scuole Palatino

Apesar de ser um lugar de importância histórica para a cidade, a Piazza dei Mercanti parece um pouco descuidada. O fantástico espaço do mercado coberto, com exceção de uns poucos eventos e da feira de Natal, vive praticamente vazio e, no dia em que visitei, cheirava mal. Talvez esses fatores possam explicar por que um lugar tão bonito e tão bem localizado não seja badalado.

Palazzo della Ragione

Nada disso é suficiente para diminuir o interesse por esta lugar com um notável passado, uma singularidade em uma cidade tão dinâmica como Milão. Embora sua atmosfera sossegada, não tão procurada por turistas confira um “status” de lugar secreto, esta autêntica pérola merece ser conhecida e devidamente valorizada.

Leave a Reply

Your email address will not be published.