Dando com a cara na porta

Compartilhe

Atire a primeira pedra aquele que nunca, durante uma viagem de férias, tenha encontrado fechado um tão sonhado museu, monumento, atração turística restaurante ou loja. Dependendo do estado de espírito, dá uma baita frustração, uma raiva danada ou um “nem doeu” por perder uma experiência tão especial.

Paris, França

Não adianta chorar: Sempre encontraremos um museu em obras, ou pior, reservado para um evento particular, um restaurante lá onde o vento faz a curva fechado exatamente no único dia na cidade, uma filmagem ou passeata com cordão de isolamento impedindo a passagem para aquela praça ou rua que tanto se queria fotografar.

Madri, Espanha

Quando traçamos um roteiro não há como saber com certeza se vai chover ou nevar– tudo o que temos são estatísticas indicando probabilidades para aquela época. Embora condições climáticas sejam componentes imprevisíveis, não nos causam surpresas.

Trogir, Croácia

Ruim é saber com antecipação de um fato excepcional, pesquisar e ainda assim “quebrar a cara”: Tive a “sorte” de chegar a Atenas exatamente em um dia de eleições. Apesar de ter reconfirmado os horários de abertura nos sítios oficiais, encontrei todos os museus e monumentos fechados. Nenhum deles havia atualizado a informação.

Paris, França

Tirando fora um ou outro percalço, a maioria das situações “hoje não vai rolar” pode ser prevista com antecedência, evitando que percamos nosso precioso tempo em um deslocamento inútil. Pesquisa, senso comum e algumas regras quase universais são excelentes aliados para tornar nossas férias “quase” perfeitas. Algumas regras bastante comuns:

– Não é novidade para ninguém que a esmagadora maioria dos museus não funcione às segundas feiras. Pesquise antes para não ser apanhado de surpresa (?). O cenário não é tão devastador quanto parece. Sempre haverá um que escolhe as terças ou outro dia para dar folga aos seus funcionários – Tai o Louvre que não me deixa mentir…

Trogir, Croácia

– Muitas igrejas fecham no horário do almoço e quase todas proíbem ingresso de visitantes durante cultos ou celebrações ou apresentações musicais. Lembre-se também, que em qualquer lugar do mundo as pessoas têm o hábito de escolher os sábados para se casar.

Madri, Espanha

– Se o foco de sua visita for compras, olhe bem o calendário para ver se a data escolhida cai em um domingo. Apesar das leis e a cultura estarem mudando na Europa, a maioria do comércio estará de portas fechadas, com raras exceções como feiras de artesanato, lojas de lembranças e shoppings afastados do centro. Aproveite um bom museu e programe a tarefa para outro dia.

Split, Croácia

– Restaurantes também costumam ter um dia de folga no meio da semana. Para os que têm o hábito de fazer reserva, não é problema. Quem recebeu “dicas incríveis” de um amigo e decide, já que está por perto, chegar de surpresa, corre o risco de dar meia volta com a barriga vazia. Vale o trabalho de, ainda em casa, procurar no Google o horário de funcionamento dos “super recomendados”. Se seu amigo visitou a cidade no século passado, é interessante, descobrir se eles ainda existem e estão no mesmo endereço.

Festa da Mercê

No mais, é um calendário na mão e um estoque de ideias na cabeça. É muito útil saber previamente quais os feriados, datas festivas e eventos estarão acontecendo durante a nossa visita. São oportunidades para, além das atrações regulamentares, aproveitar um lado incomum da cidade, ao invés de ficar rendido sem saber para onde ir, ou pior, trancado no quarto do hotel.

Leave a Reply

Your email address will not be published.