Yerebatan Sarnici, uma cisterna com 1500 anos em Istambul

Compartilhe

Na época em que buscava informações para visitar Istambul, encontrei em diversos textos a palavra “superlativa” e considerei um pouco de exagero. Tive, porém, que dar o braço a torcer quando cheguei. Nesta bela cidade turca tudo é grandioso: o tamanho, a quantidade de pessoas, o tráfego caótico, a beleza natural e os tesouros artísticos e arquitetônicos deixados pelas diversas culturas que passaram pela antiga Bizâncio e Constantinopla. É difícil encontrar algo que não seja gigante. Até o antigo sistema de abastecimento de água surpreende.

Yerebatan Sarnici

Yerebatan Sarnici, ou Cisterna da Basílica é o maior e o mais interessante entre os diversos reservatórios de água construídos na cidade na época bizantina. Mesmo sabendo que esteve abandonada por muito tempo e que passou por restaurações, não deixa de ser impressionante encontrar nos dias de hoje uma edificação do tempo do imperador Justiniano I (de 532, para ser precisa) tão inteira.

Yerebatan Sarnici Yerebatan Sarnici

É difícil imaginar que neste lugar com quase 1500 anos, foi empregada uma tecnologia tão sofisticada que permitia armazenar a água que abastecia a cidade em um reservatório subterrâneo, um ambiente fresco, limpo e perfeitamente impermeabilizado. A água que alimentava esta e outras cisternas era trazida pelo aqueduto de Valens (com trechos ainda existentes) e percorria até 12 quilômetros de distância.

Yerebatan Sarnici

A área construída de Yerebatan Sarnici é muito grande. Assim que se desce pelo acesso por escadas já se tem o impacto por encontrar um ambiente escuro. O pé direito tem oito metros de altura e o teto com abóbadas é suportado por arcos e uma enorme quantidade de colunas com uma dramática iluminação indireta que junto com a música criam uma atmosfera bastante agradável.

Yerebatan Sarnici

O trajeto é todo feito sobre passarelas de madeira serpenteando as colunas oferecendo excelentes oportunidades para fotografia. É aconselhável ficar atento durante o percurso, pois, além do lugar pouco iluminado sempre há algum pedaço molhado, e consequentemente escorregadio no piso.

Yerebatan Sarnici

É interessante também observar as marcações na parede do nível das águas, os peixes que são mantidos para ajudar na limpeza das águas e as duas misteriosas colunas com cabeças de Medusa: uma de cabeça para baixo, outra com a cabeça para o lado. Alguns dizem que é para espantar o azar, mas não se sabe o verdadeiro motivo, de onde vieram e desde quando estão no local.

Yerebatan Sarnici

O endereço da Cisterna da Basílica, Yerebatan Sarnici, também conhecida como Yerebatan Sarayi é Yerebatan Caddesi 13, a uma pequena distância da parada Sultanahmet do tram linha 1, praticamente ao lado de Hagia Sofia, uma atração obrigatória em Istambul. Informações: http://www.yerebatan.com/index.php

2 thoughts on “Yerebatan Sarnici, uma cisterna com 1500 anos em Istambul”

  1. Esta cisterna tornou-se mundialmente conhecida nos últimos anos com a publicação do romance “Inferno”, de Dan Brown.

  2. Gustavo,

    Se antes do livro já era concorrido , imagine as filas agora…

Leave a Reply

Your email address will not be published.