Como se divertir sem dinheiro no Carnaval de Veneza

Compartilhe

Veneza, Itália

O Carnaval de Veneza é bem mais longo que o nosso: Com a duração oficial de dez dias, os festejos se estendem por mais de vinte. É uma tradição muito antiga que apesar de proibida por Napoleão Bonaparte e depois por Mussolini nunca perdeu o fascínio e o gás.

Veneza, Itália Veneza, Itália

O festival voltou a acontecer em 1979 e, embora muito se diga que é uma celebração voltada para o turismo, o que se percebe é o profundo envolvimento dos habitantes da cidade com enorme participação no evento.

Veneza, Itália

Ao contrário do que muitos pensam, o Carnaval de Veneza pode ser uma interessante, variada e gratuita experiência. Mesmo sendo uma época em que a habitualmente cara oferta de hospedagem tenha seus preços majorados, ainda assim vale a pena aproveitar uma festa única em uma cidade absolutamente incomum e espetacular. Quem dispensa o aluguel ou compra de fantasias luxuosas e a participação em um dos esplendorosos bailes de gala, pode economizar bastante dinheiro e ainda assim se divertir muito.

Veneza, Itália

Os participantes de várias associações culturais ensaiam durante todo o ano e se apresentam nas ruas e praças (campi). Em um curto passeio, principalmente num sábado ou domingo e saindo do “point” mais importante, a Piazza San Marco, é possível assistir a apresentações de grupos ricamente caracterizados dançando o minueto e outras coreografias, impecáveis bandas de tamborins medievais, trovadores e saltimbancos.

Veneza, Itália Veneza, Itália

Em uma simples caminhada dá para ver máscaras incrivelmente criativas e crianças pequenas fantasiadas de bichos. Há uma enorme quantidade de casais e grupos circulando vagarosamente com fantasias luxuosas e elaboradíssimas. Sempre portando suas próprias câmeras, dão longas paradas para boas poses estudadas, se deixam fotografar, fazendo democraticamente a alegria dos turistas e dos fotógrafos profissionais.

Veneza, Itália

A municipalidade se encarrega de oferecer atrações para todas as idades e muitas delas são absolutamente gratuitas. Quem passa o Carnaval em Veneza tem a oportunidade de assistir a regatas à fantasia no Grande Canal, teatro de marionetes nas ruas, concertos, peças de teatro, filmes, cantores, músicos, concursos de desenho, de máscaras e de fantasias. Consulte as datas e a programação oficial: http://www.carnevale.venezia.it/en/

Veneza, Itália

Durante o carnaval acontece também a “Festa delle Marie”, que relembra um costume antigo da cidade – Todos os anos o Doge de Veneza oferecia um dote em joias para que doze moças pobres pudessem se casar. A festa atual envolve um cortejo de barco e um desfile pelas ruas de doze moças previamente escolhidas em ricos trajes de época. No final, a mais bonita é eleita a “Maria do ano” até o carnaval seguinte.

Veneza, Itália

Embora a festa ainda continue, o encerramento do carnaval é na terça-feira gorda, com a “Vogata del silenzio”. Esta celebração é uma regata em que só participam barcos a remo, sem o barulho dos motores, que desfilam à meia noite no Grande Canal da Ponte de Rialto até a Piazza San Marco. Os passageiros portando velas acesas tornam o passeio especialmente bonito.

Veneza, Itália Veneza, Itália

Sem dúvida o Carnaval de Veneza é um evento “para turista ver”. Da mesma forma que a nossa versão brasileira, apesar, e talvez por causa disso, não caiu no esquecimento. São fantásticas oportunidades para apreciar, curtir e participar de extraordinárias e genuínas manifestações populares.

2 thoughts on “Como se divertir sem dinheiro no Carnaval de Veneza”

  1. Acho que não quero mais entrar no seu blog.
    Fico tão frustrada com tanta coisa pra ver que nem sei.
    Cadê a chuva?

  2. Aline,

    Quando estive em Veneza para o Carnaval, peguei muito frio, vento e chuva. Em dois dias, na parte da manhã, o sol até deu o ar da graça – tive sorte. O povo lá está acostumado com tempo ruim e não desanima. Assisti a uma emocionante apresentação da Schola Tamburi Storici (tem uma foto aqui no post) debaixo de chuva forte e eles estavam impecáveis.

    A Itália não dá para ser vista de uma só vez. Tem que ser dividida em muitas doses. O problema é que vicia…

Leave a Reply

Your email address will not be published.