Jardins de S’Hort del Rei em Palma de Maiorca

Compartilhe

Palma, capital das Ilhas Baleares e da ilha de Maiorca é muito mais do que um balneário com praias ensolaradas. Quem visita a cidade, certamente não deixa de conhecer a fantástica Catedral e, provavelmente, o vizinho Palau d’Almudaina, uma das residências oficiais da família real espanhola. Para descansar as pernas e refrescar as ideias, antes de prosseguir pelo Centro Histórico, vale uma parada em um belíssimo jardim, bem ali do lado, o S’Hort del Rei.

Jardins de S'Hort del Rei

Este bonito jardim situado entre a muralha medieval do Palau d’Almudaina e a movimentada Avenida d’Antoni Maura parece estar ali desde sempre. Apesar do nome e da aparência de antigo, S’Hort del Rei é uma obra moderna, tendo sido inaugurado no final da década de 1960.

Jardins de S'Hort del Rei Jardins de S'Hort del Rei

No espaço hoje ocupado por S’Hort del Rei, de fato existiu uma horta murada para uso do rei. Não sendo mais utilizado, foi vendido para a iniciativa privada e em torno de 1900 deu lugar a construções como um teatro, um hotel e até um circo. Na segunda metade do século vinte, o novo plano urbanístico não perdoou estas edificações que enfeavam o Palau d’Almudaina e foram demolidas.

Jardins de S'Hort del Rei

Com uma frondosa vegetação mediterrânea e uma deliciosa fonte com forte inspiração andaluza, lembra muito os jardins do Alhambra em Granada. S’Hort del Rei é projeto do arquiteto maiorquino Gabriel Alomar, principal responsável pelo, na época controvertido, plano de reforma e reurbanização de Palma que mudou a cara da cidade.

Jardins de S'Hort del Rei

Um pedaço muito interessante que fica junto das muralhas é o Arco de la Drassana, muito procurado pela singular beleza do tranquilo lago com cisnes. Redescoberto na década de 60 durante as obras de implantação do jardim, este trecho verdadeiramente antigo, provavelmente construído na época do califado, foi cuidadosamente restaurado. Naquele tempo, o mar chegava até ali e o arco era a passagem para um pequeno porto privativo usado pelos governantes muçulmanos ocupantes do palácio.

Jardins de S'Hort del Rei

Logo na entrada do jardim, a figura de bronze de Llorenc Rosselló, “Es Foner” – o lançador de pedras, evoca os primitivos habitantes das Ilhas Baleares que bravamente tentaram deter os romanos com suas fundas. Há também a bonita escultura em mármore, “Jonica” de Josep Maria Subirachs e “Nancy” do americano Alexander Calder.

Jardins de S'Hort del Rei

O ingresso aos jardins é gratuito e o horário de funcionamento varia conforme a estação do ano (veja neste link). A entrada principal fica na Avenida d’Antoni Maura 18. Os ônibus da linha 2 (parada no Passeig des Born), 15 e 25 (paradas finais na Plaça de la Reina) são os mais convenientes para quem se desloca em transportes públicos.

Leave a Reply

Your email address will not be published.