Neal’s Yard – Um refúgio colorido e quase secreto na agitada Londres

Compartilhe

Explorar a região Central de Londres é programa obrigatório para qualquer visitante, mesmo para que seja marinheiro de décima quarta viagem. É nesta vibrante área da cidade, que entre outros compreende o Soho e o West End, que as coisas acontecem independentes de horário. Lá estão museus, teatros, galerias de arte, comércio, bares e restaurantes. Um lugar tão popular que chega a ser uma aventura entrar ou sair de qualquer uma das estações de metrô próximas.

Circular pelas movimentadas ruas é muito estimulante, mas chega uma hora em que o barulho acaba deixando o pobre turistinha zonzo. Desorientado em busca de paz e sossego, vai se embarafustando pelas estreitas ruelas e sem querer, acaba descobrindo um oásis de tranquilidade no meio daquela confusão: O sortudo, a esta altura apaixonado pela fantástica diversidade que só Londres é capaz de oferecer encontrou Neal’s Yard.

Neal's Yard

Quem entra em Neal’s Yard pela primeira vez pode achar que foi abduzido e está em outro planeta, ou que foi teletransportado para uma época diferente. Em uma atmosfera sossegada, com prédios coloridos, a impressão é de se ter ingressado em um jardim secreto em uma viagem aos anos 70 e sua cultura hippie.

Neal's Yard

Com pequenas lojas vendendo artigos orgânicos e vegetarianos, estúdios de terapias holísticas e uma loja especializada em artigos para skatistas, Neal’s Yard é o oásis perfeito para quem quer fugir um pouquinho da Londres Central, sentar, tomar um café ou um chá e uma vez recomposto, retornar ao burburinho, sem precisar sair da região.

Neal's Yard Neal's Yard

Mas Neal’s Yard não se restringe a contemplação e relaxamento. Lá é o endereço de dois excepcionais paraísos de consumo: a conhecida Neal’s Yard Remedies, onde se poderia passar um dia inteiro cheirando e testando suas várias linha de produtos e artigos de homeopatia e aromaterapia ou provando a infinidade de opções de queijos na Neal’s Yard Dairy.

Neal's Yard

O nome Neal’s Yard vem do primeiro proprietário Thomas Neale, que recebeu do rei aquele pedaço de terra em 1690. Em 1976, Nicholas Saunders, escritor e proeminente figura do movimento alternativo na Inglaterra, se mudou para lá abrindo um empório de produtos naturais. Alcançando um enorme sucesso, foi comprando aos poucos os outros imóveis da área, que não passava de um quintal sujo na parte de trás de outros prédios e os financiou para pessoas interessadas em desenvolver negócios dentro daquela proposta.

Neal's Yard

O lugar tem um clima agradável e acolhedor, talvez por conta do colorido dos prédios, pela originalidade das lojas independentes e locais, contrastando com as luxuosas e onipresentes redes e, sobretudo pelo jardim. Saunders teve o cuidado de plantar árvores em vasos e encher o pátio de floreiras. Nos jardins também são encontradas esculturas de Tim Hunkin, como o belíssimo relógio de água. E uma curiosidade: A placa azul (colocada pela Royal Society of Arts indicando imóvel ocupado por notáveis) no prédio de número 14 informa que ali funcionou o escritório e estúdio do grupo Monty Phyton.

Neal's Yard Neal's Yard

Neal’s Yard, que fica em WC2H 9DP, é um lugar um pouco escondido, pois se trata de um pátio interno. Seus dois acessos são discretos, mas de maneira nenhuma escondidos: um deles é uma passagem na altura do 15 da Monmouth Street e o outro por Shorts Gardens. Por ser logradouro público, não existe horário de funcionamento, embora valha a pena ir durante horário comercial, quando as lojas estão abertas. As estações de metrô mais próximas são Covent Garden (linha Piccadilly), Tottenham Court Road (linhas Central e Northern) e Leicester Square (linhas Piccadilly e Northern).

2 thoughts on “Neal’s Yard – Um refúgio colorido e quase secreto na agitada Londres”

  1. Ai ai ai ai ai ai…
    Preciso muito sair do burburinho. Just now!

  2. Aline,

    Se sair do burburinho e entrar em Neal’s Yard não deixe de provar um dos sucos prá lá de originais, como o com maça, salsa,gengibre, espinafre e limão.

Leave a Reply

Your email address will not be published.