Um palácio renascentista em pleno centro de Milão – Castello Sforzesco

Compartilhe

Referência em moda e design, a cosmopolita Milão, no norte da Itália, agrada tanto aos que buscam lojas de grife, restaurantes e bares elegantes, como os apreciadores de arte contemporânea. A cidade, um poderoso mercado financeiro com um ritmo de vida frenético, encanta pelo rico patrimônio histórico e um castelo de verdade tão bem tratado e tão perto do centro: O Castello Sforzesco.

Castello Sforzesco

Castelos sempre mexem com a imaginação das pessoas. Bastante comuns na Europa, são um sucesso com turistas, que para conhecê-los, precisam fazer malabarismos, pois quase todos ficam em estradas secundárias, afastados das cidades. O Castello Sforzesco é uma bela exceção: grande, com torres altas, fosso, ponte levadiça, tem tudo o que um castelo tem direito e fica a poucos passos da estação de metrô Cairoli Castello na linha 1.

Castello Sforzesco Castello Sforzesco

Construído no século 14, o Castello Sforzesco sofreu diversas modificações e trocou de mãos sucessivas vezes. Pertencendo a “inquilinos” franceses, espanhóis e austríacos, escapou por muito pouco de ser demolido por Napoleão Bonaparte, para abrir em seu terreno uma grande avenida ligando o Arco della Pace ao Duomo.

Castello Sforzesco

Severamente danificado por bombas na Segunda Grande Guerra, foi reconstruído pelo governo italiano para atual função de acolher museus O Castello Sforzesco abriga preciosidades como a inacabada “Pietà Rondanini” de Michelangelo, afrescos de Bramante e Leonardo da Vinci (na “Sale delle Asse”, atualmente em restauro)

Castello Sforzesco

Há muito a ser visto nos museus “delle Arti Decorative”, “d’Arte Antica”, “degli Strumenti Musicali”, “della Preistoria”, “Egizio”, a “Pinacoteca del Castello”, e a “Sala Viscontea” entre outros espaços. Com validade de três dias consecutivos, o valor do ingresso para os museus do Castello Sforzesco é uma verdadeira barganha. Confira aqui: https://www.milanocastello.it/

Castello Sforzesco Castello Sforzesco

Uma programação que não pude fazer por na baixa temporada acontecer apenas nos fins de semana, é o “Percorso Segreto”, uma visita guiada ao interior do castelo. Percorrendo as ameias no alto da muralha, passagens e túneis, o passeio é realizado para grupos de até 30 pessoas com agendamento prévio. Detalhes: https://www.milanocastello.it/it/content/percorsi-didattici

Castello Sforzesco

O Castello Sforzesco é um dos mais bonitos monumentos de Milão. Explorar o pátio interno ou apreciar sua belíssima iluminação noturna é um passeio muito agradável e totalmente gratuito. Os museus ainda dão uma colher de chá permitindo o livre acesso de visitantes nas sextas feiras a partir das duas da tarde e nos outros dias uma hora antes do fechamento.

Leave a Reply

Your email address will not be published.