Ingresso combinado Museus Nacionais – Uma barganha em Roma

Compartilhe

Bastante disseminados, os conhecidos passes turísticos concedendo gratuidade em algumas, descontos para a maioria das atrações e algumas vezes transportes públicos, raramente são de fato vantajosos. Com o taxímetro da validade ligado, é difícil conciliar as visitas com atividades simples como apreciar a arquitetura ou relaxar em um parque e ainda fazer valer a pena o dinheiro dispendido. Para não gastar mais que o necessário e ficar se obrigando a ver museus não desejados, é preciso desligar o “olho grande” e fazer uma análise realista antes da compra.

Termas de Diocleciano

Como toda a regra embute exceções, o bom “Roma Pass”(veja o post), que inclui transportes e gratuidade nas duas primeiras visitas e descontos nos subsequentes, peca por ter validade de apenas três dias, pouco para uma cidade com tantas atrações. Apesar de incluídos neste passe, os Museus Nacionais em Roma oferecem isoladamente um passe combinado, que pode funcionar como excelente complemento para quem ainda quer mais ou para os que querem flanar sem compromissos visitando uns poucos museus.

Termas de Diocleciano

O “Biglietto 4 Musei”, também válido por três dias consecutivos, dá direito a conhecer um dos acervos arqueológicos mais importantes do mundo distribuídos tematicamente pelas quatro unidades do Museu Nacional de Roma: o Palazzo Massimo, o Palazzo Altemps, as Terme di Diocleziano e a Crypta Balbi. Ao custo de um ingresso em um único museu, é uma verdadeira barganha.

Palazzo Altemps

O Palazzo Massimo alle Terme exibe obras de diversas partes da cidade do século II AC ao século V, como esculturas clássicas, peças em bronze, moedas, joias, além de afrescos e mosaicos. O endereço é Largo di Villa Peretti, 1. Assim como as Termas de Diocleciano, fica próximo da principal estação de trens, a Termini. A estação de metrô mais próxima é a Termini, linhas A e B.

No bonito Palazzo Altemps as obras são esculturas gregas e romanas produzidas entre os séculos XVI e XVII. O endereço é Piazza di Sant’Apollinare, 46, na área da Piazza Navona. O ônibus circular da linha C3 que passa na Estação Termini e na Piazza dei Cinquecento. A parada mais próxima é na Via Giuseppe Zanardelli.

As Terme di Diocleziano ocupam o espaço onde funcionou o maior complexo de banhos públicos da antiguidade. Seu acervo inclui esculturas, gravações e inscrições em pedras e outras superfícies do século VIII AC ao século IV. O endereço é Viale Enrico De Nicola, 79. A estação de metrô mais próxima é a Termini, linhas A e B.

A Crypta Balbi exibe artefatos e objetos de uso cotidiano entre os períodos da Antiguidade e da Idade Média, encontrados em escavações arqueológicas na cidade. No subsolo, vestígios de antigas edificações. O endereço é Via delle Botteghe Oscure, 31. O ônibus circular da linha C3 que passa na Estação Termini e na Piazza dei Cinquecento. A parada mais próxima é no Largo di Torre Argentina.

Palazzo Massimo alle Terme

Todas as unidades do Museu Nacional de Roma são acessíveis a cadeirantes, possuem lojinhas de livros e lembranças e diferente de muitos museus italianos, as peças têm legendas em inglês. Com exceção da Crypta Balbi, todos prestam serviço de guarda volumes. Informações sobre horários e preços: http://archeoroma.beniculturali.it/node/481

Leave a Reply

Your email address will not be published.