O original Jardim de Cactos em Barcelona

Compartilhe

A colina de Montjuic, uma enorme área verde com belíssima vista para o mar é uma das áreas mais encantadoras na cidade de Barcelona. Muito procurada por turistas e moradores, tem tantas atrações, como museus, o Castelo, o Estádio Olímpico, o Jardim Botânico e o Poble Espanyol, que o tempo será sempre insuficiente para explorar tudo e, fatalmente, muita coisa bonita acabará ficando de fora.

Jardins Mossèn Costa i Llobera

Em Montjuic há uma boa quantidade de jardins temáticos que merecem ser visitados. Dentre eles, talvez por ficarem um pouco escondido, um dos menos conhecidos e um dos mais interessantes é o especial e quase sempre vazio, Jardí Mossèn Costa i Llobera, também chamado Parque de Cactus.

Jardins Mossèn Costa i Llobera

Ocupando uma área de mais de seiscentos quilômetros quadrados, o jardim possui além de palmeiras e espécies subtropicais, uma impressionante coleção de suculentas com enorme variedade de cactos vindos de todas as regiões do mundo. Por estar localizado entre a encosta da montanha e o mar e protegido de ventos, a temperatura ali é sempre um pouco mais alta que a do resto da cidade, proporcionando um clima propício à vegetação e ao turista, a sensação de estar em um deserto.

Jardins Mossèn Costa i Llobera

Jardins Mossèn Costa i Llobera

Inaugurado em 1970, os Jardins de Mossèn Costa i Llobera com projeto do arquiteto Joaquim Maria Casamor e do “cactólogo” Joan Panella surpreende não só pela variedade de plantas como também pela disposição dos canteiros e dos caminhos tirando partido da topografia do terreno. O resultado é extremamente agradável, com diferentes cantinhos para relaxar, como os convidativos bancos sob a sombra de um caramanchão, de onde se pode admirar o bem cuidadíssimo acervo.

Jardins Mossèn Costa i Llobera Jardins Mossèn Costa i Llobera

O Jardí de Mossèn Costa i Llobera é um lugar realmente diferente – Não é à toa que já foi eleito pelo New York Times um dos dez melhores jardins do mundo. Mesmo em uma área extremamente turística, por ser pouco frequentado é muito sossegado. Nem parece que se está em uma cidade tão esfuziante como Barcelona. A sensação de usufruí-lo quase que com exclusividade é revigorante.

Jardins Mossèn Costa i Llobera

Utilizando transportes públicos há duas pitorescas maneiras de se chegar lá:

A primeira é tomar o ônibus da linha 150 direção Castell, na Plaça de Espanya, na parada em frente ao Shopping Las Arenas e descer em frente à entrada da estação do teleférico em Montjuic.

A segunda é embarcar no Funicular de Montjuic que parte da estação de Paral-lel, também servida pelas linhas 2 e 3 do metrô e até a estação superior.

Em ambas as opções, caminhar para a direita pela Avinguda de Miramar, até a Plaça de l’Armada, onde fica o Hotel Miramar. O acesso para os jardins é através de escadas à direita da praça.

Jardins Mossèn Costa i Llobera

Os Jardins de Mossèn Costa i Llobera fazem uma dobradinha perfeita com o teleférico “Aeri de Montjuic”, cuja estação fica na Plaça de l’Armada (também tem post). O endereço é Avinguda de Miramar s/n. Está aberto todos os dias da semana das dez da manhã até o escurecer e o acesso é gratuito. Informações: http://lameva.barcelona.cat/en/enjoy-it/parks-and-gardens/jardins-de-mossen-costa-i-llobera_99400181025.html

Leave a Reply

Your email address will not be published.