A colina de Montjuic, uma enorme área verde com belíssima vista para o mar é uma das áreas mais encantadoras na cidade de Barcelona. Muito procurada por turistas e moradores, tem tantas atrações, como museus, o Castelo, o Estádio Olímpico, o Jardim Botânico e o Poble Espanyol, que o tempo será sempre insuficiente para explorar tudo e, fatalmente, muita coisa bonita acabará ficando de fora.
Em Montjuic há uma boa quantidade de jardins temáticos que merecem ser visitados. Dentre eles, talvez por ficarem um pouco escondido, um dos menos conhecidos e um dos mais interessantes é o especial e quase sempre vazio, Jardí Mossèn Costa i Llobera, também chamado Parque de Cactus.
Ocupando uma área de mais de seiscentos quilômetros quadrados, o jardim possui além de palmeiras e espécies subtropicais, uma impressionante coleção de suculentas com enorme variedade de cactos vindos de todas as regiões do mundo. Por estar localizado entre a encosta da montanha e o mar e protegido de ventos, a temperatura ali é sempre um pouco mais alta que a do resto da cidade, proporcionando um clima propício à vegetação e ao turista, a sensação de estar em um deserto.
Inaugurado em 1970, os Jardins de Mossèn Costa i Llobera com projeto do arquiteto Joaquim Maria Casamor e do “cactólogo” Joan Panella surpreende não só pela variedade de plantas como também pela disposição dos canteiros e dos caminhos tirando partido da topografia do terreno. O resultado é extremamente agradável, com diferentes cantinhos para relaxar, como os convidativos bancos sob a sombra de um caramanchão, de onde se pode admirar o bem cuidadíssimo acervo.
O Jardí de Mossèn Costa i Llobera é um lugar realmente diferente – Não é à toa que já foi eleito pelo New York Times um dos dez melhores jardins do mundo. Mesmo em uma área extremamente turística, por ser pouco frequentado é muito sossegado. Nem parece que se está em uma cidade tão esfuziante como Barcelona. A sensação de usufruí-lo quase que com exclusividade é revigorante.
Utilizando transportes públicos há duas pitorescas maneiras de se chegar lá:
A primeira é tomar o ônibus da linha 150 direção Castell, na Plaça de Espanya, na parada em frente ao Shopping Las Arenas e descer em frente à entrada da estação do teleférico em Montjuic.
A segunda é embarcar no Funicular de Montjuic que parte da estação de Paral-lel, também servida pelas linhas 2 e 3 do metrô e até a estação superior.
Em ambas as opções, caminhar para a direita pela Avinguda de Miramar, até a Plaça de l’Armada, onde fica o Hotel Miramar. O acesso para os jardins é através de escadas à direita da praça.
Os Jardins de Mossèn Costa i Llobera fazem uma dobradinha perfeita com o teleférico “Aeri de Montjuic”, cuja estação fica na Plaça de l’Armada (também tem post). O endereço é Avinguda de Miramar s/n. Está aberto todos os dias da semana das dez da manhã até o escurecer e o acesso é gratuito. Informações: http://lameva.barcelona.cat/en/enjoy-it/parks-and-gardens/jardins-de-mossen-costa-i-llobera_99400181025.html