Volte à Idade Média conhecendo a Via delle Volte em Ferrara

Compartilhe

Esquecida pelo turismo de massa, a tranquila cidade de Ferrara, na região italiana da Emilia Romana, impressiona pela quantidade e qualidade de atrações facilmente percorridas a pé ou de bicicleta. Com enorme poder político na época do Renascimento, foi um dos centros culturais mais importantes da Itália e da Europa e patrimônio cultural da UNESCO, sendo uma ótima opção de visita para quem está em Bolonha, Veneza e até mesmo Milão, se viajando em trens de alta velocidade.

Via delle Volte

Para quem quer fugir um pouco da agitação, das filas e do barulho das cidades mais cotadas entre os turistas na Itália, Ferrara oferece além de relevantes atrações de arte renascentista um bem preservado bairro medieval. Percorrer a silenciosa Via delle Volte, no antigo centro histórico da cidade, tanto de dia quanto à noite, é uma viagem ao passado.

Via delle Volte

Com quase dois quilômetros de extensão a Via delle Volte, é possivelmente uma das mais interessantes ruas de Ferrara. Ao longo do estreito e sossegado caminho pavimentado com pedras há uma sucessão de variados tipos de arcos medievais, passagens suspensas, casas muito antigas e sacadas com flores.

Via delle Volte

Existindo desde o século XI, esta bem preservada via é uma das mais antigas da cidade. Correndo originalmente paralela à margem do Rio Pó, ficava junto do movimentado porto de Ferrara. Os comerciantes construíam seus armazéns e lojas próximos ao local de chegada das mercadorias e os arcos sobre a rua convenientemente serviam como passagens para suas residências.

Via delle Volte

A Via delle Volte, ou rua dos arcos, recebeu este nome exatamente por causa de sua configuração arquitetônica. Com o passar dos tempos, o aterro e distanciamento do rio por causa das inundações, a rua caiu em decadência. Já foi conhecida como rua dos bordéis e posteriormente como ponto de usuários de drogas, passando a ser evitada.

Via delle Volte

Em tempos recentes, com pavimentação restaurada e iluminação de bonitos lampiões a Via delle Volte retornou à vida. Atualmente segura, é basicamente ocupada por estudantes, alguns escritórios, poucos restaurantes e, talvez por causa da quase ausência de comércio, é praticamente deserta, conferindo à Via dele Volte um certo ar de mistério.

Via delle Volte

A Via delle Volte, localizada no centro de Ferrara, corre paralelamente às movimentadas Via Ripagrande e Carlo Mayr. A uma curta distância da Catedral de Ferrara, caminhando pelo Corso Porta Reno, mesmo sem imponentes palácios, vale a pena ser conhecida por retratar de maneira tão fiel uma verdadeira rua medieval.

Leave a Reply

Your email address will not be published.