Uma igreja fora do comum em Paris: Notre-Dame-du-Travail

Compartilhe

Uma das grandes qualidades de uma cidade como Paris é sempre oferecer ao visitante, quer de primeira ou de centésima viagem alguma novidade a ser “descoberta”. Não importa qual seja o bairro, sempre haverá, se não grandioso e famoso, algo suficientemente pitoresco ou incomum que possa até não justificar uma viagem exclusiva, mas mereça um pequeno desvio, caso se esteja por perto.

O décimo quarto “arrondissement” não é um bairro eminentemente turístico.  Embora alguns acabem passando por lá quando o programa é subir a Torre Montparnasse, o destino da grande maioria é a Gare Montparnasse, ponto de partida e de chegada dos trens que seguem para as concorridas cidades de Chartres ou Versailles. Portanto, se você porventura estiver nas proximidades da Gare Montparnasse, faça um pequeno desvio e não deixe de conhecer a singular igreja de Notre-Dame-du-Travail.

Notre-Dame-du-Travail

Olhando do lado de fora, Notre-Dame-du-Travail é uma igreja como outra qualquer em Paris. A surpresa é seu interior totalmente incomum. Ao contemplar seus arcos e colunas, a impressão é de estar ingressando no interior da Torre Eiffel ou em uma fábrica francesa do início do século vinte.

Notre-Dame-du-Travail

A igreja foi erguida com recursos provenientes de doações para suprir a enorme demanda do bairro. Com diversas obras na cidade e a montagem dos pavilhões para a Exposição Universal, houve um enorme aumento de trabalhadores residindo na área de Plaisance. Com a igreja existente não comportando tanta gente, a construção desta foi concluída em 1902 com um inovador projeto do arquiteto Jules Astruc Godefroy.

Notre-Dame-du-Travail

Utilizando estrutura metálica e mantendo as vigas expostas, o luminoso interior da igreja Notre-Dame-du-Travail, é completamente diferente das outras na cidade com aparência suntuosa e atmosfera nebulosa. O despojamento na decoração e a simplicidade dos materiais expostos a torna familiar e convidativa aos trabalhadores, para quem ela de fato foi construída em homenagem.

Notre-Dame-du-Travail

A incomum igreja de Notre-Dame-du-Travail fica no 59 da rue Vercingétorix, cerca de 750 metros da entrada principal da Gare Montparnasse e perto da estação de metrô Pernety, na linha 13. Está aberta de segunda a sexta das 07h30 às 19h45, aos sábados das 09h00 às 19h30 e domingos das 08h30 às 19h30, oferecendo visitas guiadas às 15 horas no primeiro domingo do mês. Mais informações sobre a história da construção e horários: www.notredamedutravail.net/

Leave a Reply

Your email address will not be published.