O bonito e perfumado Roserar de Cervantes em Barcelona

Compartilhe

Visitar Barcelona é bom em qualquer época do ano, mas quem pode estar lá entre os meses de abril e junho, antes da quente temporada do verão e das hordas de turistas, deve aproveitar para, no esplendor da primavera, conhecer um dos mais bonitos jardins da cidade, o Roserar de Cervantes.

Parc de Cervantes

Apesar de um pouco distante do circuito turístico, é altamente recomendado para quem gosta de natureza e imperdível para os apaixonados por rosas. Localizado entre os bairros de Pedralbes e Les Corts, o Roserar de Cervantes com seu absurdo acervo de milhares de rosas com variedades da Europa, Américas, Ásia e Oriente Médio é um verdadeiro museu de rosas.

Parc de Cervantes Parc de Cervantes

Pequenas trilhas serpenteiam os canteiros que são cuidadosamente divididos por categorias desde rosas selvagens passando por rosas criadas no passado, espécies híbridas modernas, rosas especialmente perfumadas ou rosas vencedoras de competições com formas, tamanhos e cores diferentes. Outros caminhos passam sob verdadeiros “túneis” de rosas.

Parc de Cervantes

Todos os anos, encerrando quase sempre no segundo domingo do mês de maio, o parque sedia por três dias o Concurso Internacional de Rosas Novas. No evento, novas espécies enviadas por criadores de todo o mundo competem a premiações como originalidade, perfume, beleza, entre outros.

Parc de Cervantes Parc de Cervantes

O parque é primorosamente cuidado tendo recebido um prêmio de excelência concedido pela Federação Mundial de Sociedades de Rosas. Além de estar “nos trinques” oferece excelente conexão wifi gratuita, alguns brinquedos e uma área para piquenique. Uma pena não ter nenhum café por lá. É preciso levar o lanche “de casa”.

Parc de Cervantes

Com terreno em encosta, o Roserar de Cervantes propriamente dito ocupa a parte mais baixa do Parc de Cervantes, bem próximo da entrada principal, a Avinguda Diagonal. Na parte alta, perto do acesso pela Ronda de Dalt, existem numerosos bancos sob um belíssimo caramanchão de onde se pode contemplar de um ponto de vista privilegiado a cidade lá em baixo.

Parc de Cervantes Parc de Cervantes

O Parc de Cervantes fica a uma curta distância a pé (cerca de 1400 metros) de Camp Nou, o estádio do FC Barcelona e outro tanto do belíssimo Mosteiro de Pedralbes (veja o post aqui). Um roteiro de visita combinado é um excelente programa em uma área bonita e menos conhecida da cidade.

Parc de Cervantes

A maneira mais simples de chegar ao Parc de Cervantes é pela linha 3 do metrô até a estação Zona Universitària. Sabendo previamente que o parque era em declive, escolhi começar a visita pelo alto e ir descendo a partir da Ronda de Dalt, onde fica a parada final do ônibus da linha 22 que sai da Plaça de Catalunya. Apesar de mais demorado, foi um passeio bastante agradável.

Parc de Cervantes

Com acesso gratuito, o Parc de Cervantes funciona todos os dias da semana abrindo às 10h00 e encerrando ao escurecer em horários que variam conforme a estação. De maio a setembro, por exemplo, o fechamento é às 21h00. Para mais informações: http://lameva.barcelona.cat/ca/aprofita-la/parcs-i-jardins/parc-de-cervantes_92086010721.html

Leave a Reply

Your email address will not be published.