A Basílica Madonna di San Luca em Bolonha e seu incrível Pórtico

Compartilhe

Basilica San Luca

Quem visita Bolonha, na Itália, obrigatoriamente inclui na agenda um passeio por seu bonito Centro Histórico. Percorrendo as estreitas ruas e em algum momento chegando a um largo ou a uma praça, casualmente olhando na direção sudeste, descobre bem distante, dominando o alto de um monte uma enorme igreja.  Para os que ainda não foram apresentados, trata-se do Santuário Madonna di San Luca, uma igreja com grande numero de devotos entre os residentes e um dos símbolos da cidade.

Basilica San Luca

Apesar de afastada do centro e acesso por transportes públicos pouco frequentes, a Basílica Madonna de San Luca em Bolonha é bastante procurada não apenas por peregrinos, mas também por turistas que são duplamente recompensados.  Além da bonita paisagem das campinas ao redor da cidade, a oportunidade de conhecer uma incrível obra arquitetônica, os pórticos cobertos de Bolonha.

Basilica San Luca

A enorme Basílica tem em seu interior belas pinturas, interessante decoração em mármore, que infelizmente conheci através de fotos, por ter chegado ao portão às 12h32, bem no horário de fechamento para almoço. Mas a visita não foi desperdiçada: Pude dedicar mais tempo à fachada e dali do alto contemplar a vegetação ao redor, parte da cidade e um trecho dos Montes Apeninos.  Sem ressentimentos, aposto que a vista e a volta a pé pelos pórticos foi o melhor do passeio.

Basilica San Luca

Como já suspeitava, o ponto alto da expedição foi, de fato, a descida para cidade. O caminho é totalmente coberto e com bonitas arcadas. Intercalando rampas e escadas, o impressionante Portico di San Luca tem 658 arcadas ao longo de 3,8 quilômetros, sendo a mais longa passagem do mundo. Até o momento, está em apreciação para figurar na lista dos Patrimônios da Humanidade da UNESCO.

Portico San Luca Portico San Luca

Quem não é atleta (ou quer poupar tempo) e tem interesse em percorrer o pórtico, pode subir até a Basílica no trenzinho turístico San Luca Express, que parte da Piazza Malpighi, no centro. A volta a pé pelo Portico di San Luca pode até demorar um pouco, mas é algo tão singular que vale ser conhecido e, ademais, “prá baixo todo santo ajuda”. O caminho termina no Arco del Meloncello, na Via Saragozza, de onde se pode caminhar ou tomar o ônibus da linha 20, direção Pilastro, para o centro.

Portico San Luca

Portico San Luca

Visitando Bolonha durante o inverno, na época, sem o trenzinho turístico, foi preciso fazer a viagem em duas etapas. Partindo do centro, tomei o ônibus da linha 20 direção San Biagio, na Via Luigi Farini e desci na parada “Villa Spada”, na Via Saragozza, e caminhei até a do micro ônibus da linha 58, que me deixou na frente da Basílica:

A frequência deste segundo ônibus é um pouco desencontrada – perdendo o das 09h30, o seguinte passa apenas ao meio dia. Além de ter desperdiçado a validade de 75 minutos do bilhete de transporte, o longo hiato não me permitiu encontrar a igreja aberta. Variando um pouco conforme a estação, os horários atuais da linha 58 são: https://www.tper.it/o

Portico San Luca

O endereço da Basilica Madonna di San Luca é Via de San Luca 36. De novembro a fevereiro, funciona das 06h30 até 17h00 e de março a outubro até 19h00. Nos dias úteis fecha das 12h30 às 14h30. Não existe nenhum tipo de cantina ou bar no local, porém há uma pequena fonte de água potável próxima aos banheiros públicos, que por sinal, não deixam de funcionar durante o horário de fechamento da igreja à tarde. Informações: http://www.bolognawelcome.com/home/scopri/luoghi/architettura-e-monumenti/edifici-religiosi/santuario-di-san-luca/

Leave a Reply

Your email address will not be published.