Lokrum – Uma ilha croata fácil e bonita para quem visita Dubrovnik

Compartilhe

Ilha de Lokrum

Com um belíssimo litoral e quase uma centena de ilhas, um dos programas mais cotados entre os que visitam a Croácia é explorar algumas delas. Para quem está na cidade de Dubrovnik, e não dispõe de um dia inteiro para encarar uma expedição, Lokrum, que recebe visitantes entre os meses de abril e novembro, é perfeita para matar a vontade de visitar uma ilha sem gastar muito tempo.

Ilha de Lokrum

Visível de muitos pontos de Dubrovnik, Lokrum fica a menos de cinco quilômetros de distância do Centro Histórico. Mesmo não sendo a mais bela das ilhas croatas, é um passeio “al mare” extremamente conveniente, barato e agradável. Com um serviço regular de barcos partindo do porto na cidade antiga, a viagem de menos de 15 minutos é rápida e permite escapulir um pouco da multidão de turistas.

Ilha de Lokrum

Ilha de Lokrum

Tendo sido locação da série “The Game of Thrones” (a cidade de Quarth, perto do Mar de Jade, na segunda temporada) o número de visitantes aumentou bastante. Apesar disso, o ambiente com aparência de inexplorado continua, possivelmente pelo fato de não ter moradores nem hotéis – todos precisam deixá-la até o escurecer. A Ilha de Lokrum é uma reserva natural protegida pela UNESCO, portanto, ainda possível se “perder” um pouco em uma caminhada.

Ilha de Lokrum

Com vegetação abundante, a ilha além de oferecer bons locais para banhos de mar, tendo inclusive uma praia para nudistas, abriga um Jardim Botânico um tanto descuidado, porém com grande variedade de espécies tropicais e subtropicais, o “Mar Morto” (Mrtvo more) – um lindo lago de água salgada, as ruínas de um antigo mosteiro beneditino, onde fica o restaurante, o Forte Royale, construído pelos franceses na parte mais alta além de muitas trilhas.

Ilha de Lokrum

A história de Lokrum, que passou por vários “donos” é curiosa e cheia de lendas. É dito que serviu de abrigo de uma tempestade para Ricardo Coração de Leão voltando de uma Cruzada. Consta que quando expulsos pelos franceses, os monges lançaram uma terrível maldição sobre quem ocupasse a ilha. Seus únicos habitantes atuais, os pavões, foram trazidos por um antigo proprietário, o austríaco Maximiliano de Habsburgo.

Ilha de Lokrum

Ilha de Lokrum

Lokrum é uma ótima opção de passeio descomplicado e barato para quem está em Dubrovnik. Os barcos partem do porto na cidade antiga e as passagens de ida e volta, compradas nos pequenos estandes na beira do píer custam em “kunas” o equivalente a 10 euros. Durante o verão as saídas com destino à pequena baía de Portoc acontecem a cada 15 minutos. Nos outros meses, os intervalos são maiores. Uma sugestão de horário de visita é embarcar depois do almoço com tempo suficiente para explorar a ilha. O retorno ao porto antigo na hora do por do sol é algo que não tem preço.

Ilha de Lokrum

Outras informações podem ser encontradas neste endereço: http://www.lokrum.hr/eng/. Aos que pretendem visitar este taco de paraíso, algumas recomendações:

– A sinalização das trilhas é deficiente. Se sua intenção é explorar sem perder tempo se perdendo, utilize um navegador ou leve um (razoável) mapa como este: http://www.lokrum.hr/eng/about-lokrum/discovery-path/

– O caminho de acesso ao gratuito Fort Royale envolve degraus e rampas em aclive acentuado com piso irregular em pedras grandes de cascalho. Chinelos ou sandálias do tipo “Havaianas” podem atrapalhar;

– O serviço de barcos pode ser suspenso com mau tempo;

– A última viagem de volta barco, normalmente o das 19h00 deve ser evitada. Como não é permitido o pernoite na ilha, a superlotação não é incomum.

Leave a Reply

Your email address will not be published.