Plaça Sant Felip Neri – Um lugar cheio de história em Barcelona

Compartilhe

A curiosidade em conhecer coisas novas é provavelmente o principal motivo de eu gostar tanto de viajar. Apesar de sempre priorizar destinos que nunca fui quase sempre faço malabarismos para encaixar no roteiro, nem que seja por pouco tempo, uma ida a Barcelona. E mesmo com argumentos totalmente destituídos de racionalidade, como revisitar a Casa de l’Ardiaca no Bairro Gótico, acabo sempre voltando. (Há um post sobre ela: http://viajantecronica.com/2010/06/10/casa-de-l%C2%B4ardiaca-%E2%80%93-um-caso-de-coracao-cativo/)

Plaça Sant Felip Neri

Em uma recente viagem incluindo Barcelona, depois de revista a Casa de l’Ardiaca, ocorreu que ao menos o itinerário poderia ser alterado e, ao invés de prosseguir em direção à Catedral, escolhi me perder um pouco pelo Bairro Gótico, seguindo pela Carrer del Bisbe para entrar na primeira transversal estreita que encontrasse. Foram poucos metros até encontrar uma, ao lado da Plaça de Garriga e Bachs, a sinuosa Carrer de Montjuic del Bisbe que me conduziu a um novo caso de paixão na cidade: A Plaça de Sant Felip Neri.

Plaça Sant Felip Neri

Com uma simplicidade que a desobriga de ser mais um ponto turístico em Barcelona, a pequena Plaça de Sant Felip Neri, talvez por ficar tão escondida no labirinto de ruelas e fora da rota das principais atrações do Bairro Gótico é um oásis de tranquilidade no meio de uma área tão cheia de visitantes.

Plaça Sant Felip Neri

Bastante arborizada, com uma pequena fonte no centro e a igreja de Sant Felip Neri, a quase sempre vazia praça é procurada durante o dia por residentes em busca de um pouco de sossego e à noite por jovens para o “botellón”, uma prática comum na Espanha, que é consumir com os amigos na rua bebidas e normalmente compradas em supermercados.

Plaça Sant Felip Neri

Apesar da discreta beleza e serenidade, a Plaça Sant Felip Neri é um local que guarda lembranças tristes do passado. Olhando mais detidamente as paredes da igreja se notam as marcas de balas deixadas durante Guerra Civil Espanhola, mantidas até hoje, talvez para lembrar suas consequências.

Plaça Sant Felip Neri

Durante um bombardeio aéreo italiano em 1938, a igreja foi atingida. Apesar de a fachada ter resistido, a igreja e o abrigo subterrâneo foram destruídos, matando 42 pessoas, a maioria crianças da escola local que ali encontravam refúgio. Consta também que Antonio Gaudi, o arquiteto maior de Barcelona que costumava rezar todos os dias em Sant Felip Neri, morreu atropelado por um bonde a caminho desta igreja.

Plaça Sant Felip Neri

A forma atual da praça é resultado de obras da década de 1950 preservando os prédios com elementos góticos ocupados no passado pelas guildas dos caldeireiros e dos fabricantes de sapatos. Na fachada do atual Museu del Calçat, ainda pode ser visto o brasão com o leão de São Marcos, padroeiro dos sapateiros.

Plaça de Sant Felip Neri

Mesmo com um passado doloroso, a Plaça de Sant Felip Neri é um lugar agradável e de certa forma alegre, proporcionada pelas brincadeiras das crianças da escola ao lado da igreja, pelos jovens conversando à noite ao redor da fonte e eventualmente com algum músico ou artista de rua ali se apresentando. Por ser um logradouro público, pode ser conhecida gratuitamente a qualquer hora do dia ou da noite. As estações de metrô mais próximas são Jaume I na linha 4 ou Liceu na linha 3.

Leave a Reply

Your email address will not be published.