A Giralda em Sevilha – Mega Atração Sedentário-“friendly”

Compartilhe

Catedral de Sevilha

Listada como Patrimônio Cultural e Histórico da Humanidade pela UNESCO, a Catedral de Sevilha é uma atração turística imperdível. Além de ser, uma das maiores igrejas do mundo, seu campanário, a Giralda, que foi um minarete no tempo dos mouros, é o mais conhecido símbolo da cidade e da região da Andaluzia.

Catedral de Sevilha

Construída no século doze, a torre da Giralda é provavelmente a mais completa tradução da mistura cultural que é a Andaluzia. É curiosa a forma como os cristãos incorporaram ao já existente minarete mouro o estilo rococó fundindo em um mesmo lugar referências de duas civilizações tão diferentes.

Catedral de Sevilha

A Giralda foi construída com tecnologia tão avançada para a época que apesar de enfrentar guerras ou fenômenos naturais, como terremotos, sobreviveu bravamente até os dias de hoje. Mesmo as tantas intervenções e adições estéticas feitas ao longo dos anos, não modificaram sua brilhante estrutura que permanece praticamente original – A ilustração abaixo, obtida na Wikipedia mostra as principais transformações sofridas:

Variaciones giraldaFonte: commons.wikimedia.org, autor: Alejandro Guichot

Porém, excluindo sua inegável importância artística e histórica, a Giralda tem um aspecto que a torna única entre tantas torres visitáveis e especialmente atraente para turistas fora de forma ou preguiçosos: O acesso ao topo, não é feito por intermináveis e cansativas ou instáveis escadas.

Catedral de Sevilha

Para ter direito a uma vista deslumbrante da cidade incluindo os pátios da própria catedral, os vizinhos Alcazar, praças del Triunfo e Virgen de los Reyes além de ao longe a Plaza de Toros e mesmo a Vila Olímpica, basta subir as 34 rampas e uns poucos degraus até o topo. É um percurso que permite ao visitante chegar lá em cima com um mínimo de dignidade, sem o típico rosto vermelho e suado, sem fôlego e com a mão no peito tentando segurar os batimentos acelerados do coração. Dá para encarar até no forte calor do verão de Sevilha.

Catedral de Sevilha

Catedral de Sevilha

Integrada à enorme catedral gótica a visita à Giralda está incluída no ingresso e, apesar de demandar algum esforço, é imperdível. O acesso é feito pelo interior da igreja, um pouco a esquerda da Capilla Real e o horário de funcionamento é o mesmo que o da catedral, cujas informações podem ser obtidas neste endereço: http://catedraldesevilla.es/

Catedral de Sevilha

Uma curiosidade: A origem do nome Giralda, vem da grande estátua de bronze que fica no topo da torre, o “Giraldillo”, que porta em uma das mãos um ramo de palmeira e na outra uma bandeira com a função de cata-vento que gira.

Catedral de Sevilha

Para apreciar os detalhes de perto não é necessário arriscar a vida escalando a fachada da Giralda: Embora bem menor, há uma réplica do Giraldillo junto ao portão de entrada da catedral na Plaza del Triunfo.

Leave a Reply

Your email address will not be published.