Domus Sant Honorat – Uma casa romana em Barcelona

Compartilhe

Por ser uma cidade muitíssimo antiga e desde sempre habitada, qualquer escavação feita em Barcelona, seja para criar um estacionamento subterrâneo ou reformar um prédio terá grandes chances de encontrar vestígios do passado. Se esta obra porventura acontecer na área do Bairro Gótico fatalmente será demorada, pois certamente será feita alguma descoberta arqueológica. E não foi diferente entre 2000 e 2003.

Domus Sant Honorat

Durante os trabalhos de renovação do Palau Moxó do século 18 e da Casa Morell do século 19, apesar das sondagens prévias terem apontado, o que foi encontrado no subsolo surpreendeu. Além de uma rica residência romana foi também descoberta a estrutura de um grande depósito de mercadorias medieval.

Domus Sant Honorat

Diferente de outras casas deste período já identificadas e escavadas em Barcelona, por sua suntuosidade e relevância, o Domus de Sant Honorat é o único exemplo de residência romana visitável na cidade. Inaugurado em 2010, é um fantástico espaço arqueológico em uma área repleta de atrações turísticas.

Domus Sant Honorat

Assim como no também excelente Museu d’Historia de Barcelona da Plaça del Rey, o visitante tem a oportunidade de literalmente andar pelos cômodos da casa sobre passarelas transparentes a alguns centímetros acima do piso. O projeto do arquiteto Josep Llinàs além de valorizar a beleza do lugar permite que se chegue tão perto sem colocar em risco a integridade do monumento.

Domus Sant Honorat Domus Sant Honorat

Por seu tamanho, pela qualidade de seus mosaicos e pela proximidade na época com o Fórum Romano, supõe-se que o Domus Sant Honorat tenha sido residência uma rica e influente família do século quatro. É possível distinguir um pátio interior com arcadas possivelmente com uma fonte ornamental que dava acesso a diversos cômodos da mansão, e em alguns, fragmentos de pintura mural ainda são visíveis. O imóvel também possuía cozinhas, despensas e termas privativas.

Domus Sant Honorat

É interessante ver que o uso do imóvel foi mudando com o passar do tempo. As fundações desta antiga casa romana foram aproveitadas na Idade Média para a construção de diversos imóveis menores. Os silos do século treze que ainda estão lá, provavelmente serviam para estocar mercadorias e seu tamanho, é indício do quão próspero devia ser o comércio por ali.

Domus Sant Honorat

Conhecer o Domus Sant Honorat foi um programa adiado por conta de seu horário restrito para visitas individuais – somente aos sábados e domingos e até catorze horas. Embora soubesse que também funcione de terça à sexta para visitas em grupos agendadas, não queria me prender a compromisso com hora marcada e esquecer ou chegar atrasada, como já havia acontecido com o previamente pago Teatre del Liceu.

Domus Sant Honorat

O ingresso para o Domus Sant Honorat é barato e, fazendo parte da rede de museus históricos de Barcelona, é também compreendido pelo excelente passe combinado MUHBA. Apesar de receber o nome da rua transversal, o acesso é pela Carrer de la Fruita 2. As estações de metrô mais próximas são Liceu sobre a linha 3 e Jaume I sobre a 4. Mais detalhes: http://museuhistoria.bcn.cat/ca/node/9

Leave a Reply

Your email address will not be published.