A Fête du Citron em Menton na França- Um carnaval cheio de vitamina C

Compartilhe

Faz um bocado de tempo que, tendo recebido um e-mail contendo uma daquelas apresentações de fotografias retocadas com musiquinha chata ao fundo, vi uma coleção de esculturas montadas com laranjas e limões. Acompanhando, um texto explicando que se tratava de uma festa anual em Menton, no sul da França. Ainda que brega, achei original e anotei mentalmente uma visita.

Fête du Citron

Recentemente, planejando viajar na época do carnaval e com o roteiro incluindo a cidade de Nice, na Riviera Francesa, lembrei que a festa de Menton acontecia neste período. Ao descobrir a proximidade e facilidade de deslocamento, imediatamente a “Fête du Citron” foi incluída. Afinal, Menton, por que non?

Fête du Citron

A tradicional “Fête du Citron” acontece desde 1934 em Menton, a ultima cidade da Riviera Francesa antes da fronteira com a Itália. Foi inventada pelos hoteleiros locais para aumentar o turismo durante a baixa temporada de fevereiro e março, aproveitando o fluxo de visitantes para o Carnaval de Nice e a colheita de cítricos que acontece na mesma época.

Fête du Citron

A ideia vingou e a “Fête du Citron” se transformou em um dos maiores festivais do sul da França, perdendo em popularidade apenas para o Carnaval de Nice. Com duração de três semanas e coincidindo com o Carnaval, oferece variada programação incluindo desfiles de carros alegóricos aos domingos com a luz do dia, desfiles noturnos com bandas e fogos de artifício, bailes infantis e a exposição de esculturas que à noite recebe som e iluminação com efeitos especiais.

Fête du Citron

Os desfiles ou corsos percorrem um circuito entre as avenidas Carnot e Félix Faure, em frente ao cassino entrando em uma transversal até a orla, na Promenade du Soleil, onde são montadas as arquibancadas para retornar ao ponto de partida. Os ingressos podem ser comprados antecipadamente online ou nas bilheterias para cada evento isoladamente ou para “pacotes”.

Fête du Citron

Fête du Citron

Como o passeio em Menton seria um bate e volta a partir de Nice, meu programa se restringia a conhecer as obras de Jean Cocteau, a parte antiga da cidade e, da “Fête du Citron”, apenas visitar à “Exposition des Motifs d’Agrumes” para ver as esculturas.

Fête du Citron

As figuras são inteiramente revestidas e emolduradas com tapetes de limões, laranjas, pomelos, toranjas, tangerinas e enorme variedade de frutas cítricas. Apesar do gosto um tanto duvidoso, são muito bem executadas e permanecendo expostas por três meses, demanda constantemente a troca das frutas deterioradas habilmente presas por cintos elásticos.

Fête du Citron

Fête du Citron

A exposição de esculturas acontece nos Jardins Biovès, que ficam entre as pistas da Avenue de Verdun e a Avenue Boyer. Nas laterais do percurso, diversas barraquinhas vendendo lembranças, cosméticos ou alimentos confeccionados a partir da produção local de cítricos e na última seção da avenida, voilá, mesinhas, cadeiras e quiosques com crepes, bebidas e outras iguarias igualmente a base de cítricos.

Fête du Citron

O tema da festa varia a cada edição. Em 2014, a que visitei, era “20 000 léguas submarinas”. No ano anterior para comemorar seus 80 anos foi “A volta ao mundo em 80 dias” com representação das principais atrações turísticas de diversos países. Os preparativos para a próxima edição já estão acontecendo. Se você “animou”, acompanhe as informações neste endereço: http://www.feteducitron.com/

Leave a Reply

Your email address will not be published.