Quando se fala em Holanda, uma das primeiras imagens que vêm à cabeça é a tulipa. Quem chega voando nesta época do ano, tem a oportunidade de, pouco antes de aterrissar no aeroporto de Schiphol, contemplar do alto os deslumbrantes, enormes e coloridíssimos campos de cultivo de flores.
Bem mais do que por mero capricho estético, a cultura de tulipas e outras flores gera enorme prosperidade ao país. Apesar de seu pequeno território, a Holanda, com muita tecnologia, inovação e criatividade é líder mundial em horticultura de estufa e o resultado desse trabalho pode ser admirado a cada ano em sua, provavelmente mais bonita “vitrine”, a exposição anual do Keukenhof Park.
Funcionando apenas dois meses por ano, da segunda quinzena de março até maio, a exposição de flores iniciada em 1950 alcançou tanto sucesso que se tornou um evento anual. Recebendo enorme quantidade de visitantes, é uma cobiçada atração turística mundial, que só não é mais frequentada por causa de sua curta duração.
O parque Keukenhof é o maior jardim florido do mundo. Ocupando uma imensa área, exibe milhões de tulipas, jacintos, narcisos e outras flores em jardins cuidadosamente arranjados que tirando partido das diversas variedades, tamanhos e cores, criam uma infinidade de canteiros únicos, cada um destacando diferentes possibilidades de combinações.
Ao longo do passeio pelo diversos jardins e seus espetaculares arranjos paisagísticos, há também diversas esculturas, um lago com patos e cisnes, um moinho de vento visitável, uma pequena fábrica de tamancos de madeira e um pequeno zoológico para as crianças.
Além dos jardins, há três ambientes fechados onde são mostradas flores sensíveis como as orquídeas e antúrios do Pavilhão Beatrix. Nos outros dois pavilhões são exibidos arranjos de flores e variedades premiadas de lírios, cravos e crisântemos.
A cada ano o Keukenhof Park apresenta um tema diferente, com exposições alusivas nos pavilhões e externamente, um jardim com flores dispostas de maneira a formar desenhos. Para ter uma boa visão do conjunto, é instalada uma plataforma alta com acesso por escadas. O tema deste ano é uma homenagem pintor Vincent Van Gogh.
Durante o período de abertura do parque são realizados eventos paralelos como exposição de quadros, brincadeiras para as crianças e espetáculos musicais. Para quem quer aproveitar mais ainda a viagem, são oferecidas atividades alternativas na região como passeios de barco e de bicicleta.
O Keukenhof Park fica na cidade de Lisse, bem perto do Aeroporto de Schiphol. O evento que conta com excelente suporte de transportes, vendendo inclusive ingressos combinados é um fantástico bate e volta partindo de diversas cidades da Holanda. As possibilidades são muitas e claramente explicadas neste link: https://keukenhof.nl/en/plan-your-visit/how-to-get-there-copy/
Embora a infraestrutura do parque como transportes, alimentação, lojas e banheiros limpos seja impecável, é natural que uma atração desta magnitude e que funcione por tempo limitado seja muito concorrida. Portanto, comprar antecipadamente e já sair de casa com os ingressos impressos é certeza de tranquilidade. Informações e venda de ingressos: http://www.keukenhof.nl/en/
Conseguir viajar nesta época do ano foi a maior dificuldade que tive para finalmente visitar o Keukenhof Park. Encaixado em uma meteórica passagem de dois dias pela Holanda foi, apesar da incessante chuva, um passeio memorável. Optando por perder os eventos normalmente programados para os fins de semana, encontrei um parque não lotado, perfeito para quem desejava flanar e fotografar.
Mônica, sem dúvida é um programa imperdível! Esse park é maravilhoso! Em 2013 a Holanda foi a minha primeira parada. Amei e fico sempre pensando no retorno.
Abçs
Olá, Eliana
Então quase nos encontramos por lá, pois minha visita foi nesta mesma temporada. Nem com chuva forte o parque perdeu a beleza. A indecente quantidade de fotos foi responsável pelo adiamento da publicação do post: Foi duro decidir quais incluir.
Adoraria voltar em um dia de sol com um gordo estoque de cartões de memória.
Tive sorte! O dia que fui estava ensolarado…lindo!
Suas fotos estão lindas…mesmo com chuva.
Obrigada, Eliana
Acalento a vontade de voltar a Keukenhof (e sair de lá com os pés secos). Se novamente tiver a oportunidade de viajar no período de funcionamento do parque, vou repetir a visita. Com tantas voadoras de baixo custo na Europa indo para Schiphol, pode até caber um bate e volta aéreo.
O Claude (Monet) ia ficar com inveja…
Oi, Aline
Nem precisaria – O parquinho particular do “Seu” Monet em Giverny funcionava por muito mais tempo que os breves dois meses do Keukenhof…
Lindo Monca