Placas de ruas no Centro Antigo de Madri – Arte gratuita e sem horários

Compartilhe

Concentrando enorme quantidade de atrações como o Teatro Real, o Mosteiro das Descalzas Reales, a Plaza de la Villa e a Plaza Mayor entre outros, o centro antigo de Madri é um programa imperdível para qualquer turista que se preze. E a melhor maneira de fazer isto é caminhando por suas ruas estritas.

Centro de Madri

À medida que vai procurando os endereços, o visitante passa a olhar as placas com os nomes das ruas e mais ou menos depois da segunda, começa a perceber que há um curioso padrão naquela área: Quase todas são formadas por um conjunto de  azulejos brancos com pinturas coloridas fazendo alusão ao nome daquele determinado logradouro.

Centro de Madri

Quando vi o bonito desenho da segunda placa de rua, comecei a observar com mais atenção os seguintes e além dos pontos que queria ver ou visitar naquele dia, descobrir e fotografar cada uma delas passou a ser mais uma atração no já ótimo passeio.

Centro de Madri

Não deixa de ser impressionante constatar que uma metrópole moderna como Madri, uma das maiores cidades da Europa, brinda seus moradores e visitantes com uma forma tão delicadamente elaborada para identificar as ruas de sua região mais antiga.

Centro de Madri

Centro de Madri

Este tipo de decoração feita à mão, também encontrada em outras regiões da Espanha, como na Andaluzia, confere um toque pessoal que transmite uma proximidade quase provinciana. Quem olha, esquece que está em uma cidade tão grande e se sente transportado para uma  Madri de outrora.

Centro de Madri

Embora pareçam muito antigas, as primeiras placas de ruas com azulejos pintados começaram a ser instaladas na cidade nos anos 1930. Pintadas artesanalmente, representam a origem do nome da rua, normalmente uma atividade profissional,  uma edificação marcante ou retratam a figura do homenageado.

Centro de Madri

A maior parte das atuais placas foi executada pelo ceramista Alfredo Ruiz de la Luna. Contratado pela municipalidade de Madri para repor peças antigas danificadas além de criar novos desenhos, o artista produziu desde 1991 até sua morte em 2013 cerca de 1500 peças.

Centro de Madri

As placas de Alfredo Ruiz de la Luna são identificáveis pela assinatura do artista. É um bonito legado acessível a qualquer hora do dia e completamente gratuito. Por sua originalidade e qualidade, merece até um roteiro dedicado a descoberta das peças.

Leave a Reply

Your email address will not be published.