Palazzo della Ragione em Pádua – Programa que enche os olhos e a boca

Compartilhe

Reunindo obras de arte de peso como, entre outros, os afrescos de Giotto na Capella degli Scrovegni, de Ticiano na Scoletta del Santo e Giusto de’ Menabuoi no Batistério da catedral, a cidade de Pádua, na região italiana do Vêneto, é uma ótima sugestão de visita. Distante menos de trinta minutos em trens regionais velozes de Veneza, pode funciona, inclusive, como um bate e volta.

Palazzo della Ragione

Depois de conhecer os magníficos trabalhos é hora de seguir para o centro histórico e percorrer suas ruas. Para finalizar o bom passeio, um programa dois em um que agrada o espírito e o estômago: Arte e gastronomia em um único lugar no Palazzo della Ragione.

Palazzo della Ragione

Construído em 1218 para sediar o Tribunal de Justiça de Pádua, o imponente Palazzo della Ragione, também conhecido como “Il Salone”, ocupa inteiramente o primeiro andar. Com um altíssimo teto em madeira, é uma das maiores salas medievais de toda a Itália sem nenhuma divisão ou pilar e quase do comprimento de um campo de futebol. Suas paredes decoradas com mais de 300 afrescos executadas por diversos artistas, substituem os originais pintados por Giotto, perdidos em um incêndio. Das arcadas da varanda com bonito teto decorado, é possível uma visão panorâmica das praças.

Palazzo della Ragione

Utilizado nos dias de hoje para exposições de arte e eventos, o Palazzo della Ragione depois de uma recente restauração ganhou além de um novo espaço de visitação no subsolo, um “trato” no antiquíssimo mercado de alimentos que funciona nas arcadas do térreo.

Palazzo della Ragione

Conhecido como “Sotto il Salone”, o mercado de alimentos do Palazzo della Ragione é uma prova viva da tradição comercial na região do Vêneto. Funcionando há séculos nas arcadas ao nível da rua, foi no passado um ponto de venda fixo de peças em ouro ou prata, tecidos, sapatos, peles e outros artigos. Com sua configuração de lojas cobertas, é provavelmente o mais antigo “centro comercial” da Europa.

Palazzo della Ragione

O ainda hoje animado mercado é eminentemente voltado para o comércio de produtos de alimentação. Nas mais de 50 bancas, a maioria direcionada a carnes, podem ser encontrados cortes especiais de carne bovina, suína, aves, coelhos e carne maturada de cavalo, bastante consumida no norte da Itália.

Palazzo della Ragione

O “Sotto il Salone” também oferece, pães, massas, vinhos, queijos, presuntos, salames e outros embutidos além de fresquíssimos peixes e frutos do mar. É tudo tão atraente e apetitoso que dá até vontade de alugar um apartamento por temporada em Pádua só para “precisar” comprar ingredientes no mercado.

Palazzo della Ragione

Para saciar o apetite despertado pelo percurso, nada mais justo que ao menos provar um “gelato” ou, melhor ainda, uma refeição em um dos bares ou restaurantes do mercado, de preferência nas mesas com vista para as adjacentes Piazza delle Erbe ou Piazza della Frutta.

Palazzo della Ragione

Dependendo da hora, ainda será possível admirar o movimento ou eventualmente fazer uma comprinha em uma das barracas dos mercados abertos, ou feiras, que normalmente funcionam na parte da manhã nas Piazza delle Erbe e Piazza della Frutta. As flores, frutas e legumes além de roupas e outros objetos proporcionam um verdadeiro espetáculo de cores.

Palazzo della Ragione

O endereço do Palazzo della Ragione (e seu mercado coberto, o “Sotto il Salone”) é Piazza delle Erbe sem número. Os horários de funcionamento podem ser obtidos em http://padovacultura.padovanet.it/it/musei/palazzo-della-ragione. O sítio oficial do mercado com informações diversas e relação das lojas e horários é http://www.sottoilsalone.it/padova/

Leave a Reply

Your email address will not be published.