Bellagio no Lago de Como – Um “bello” bate e volta de Milão, parte II

Compartilhe

Bellagio

Também chamada de “A Pérola do Lago”, a notoriedade de Bellagio, na região da Lombardia, na Itália, é plenamente justificada. Sua privilegiada posição, exatamente no encontro dos dois braços do lago de Como em forma de “Y”, proporciona vistas espetaculares para as cidades próximas nas duas margens e para as montanhas.

Bellagio

Embora não seja a única cidade bonita em torno do lago, o apelo de Bellagio é enorme. Quem vai a Milão reservando um ou mais dias para passear fora da cidade, apesar de saber que o acesso por transportes públicos não é direto, dificilmente abrirá mão da oportunidade de conhecer um lugar tão icônico, distante pouco mais de oitenta quilômetros.

Bellagio Bellagio

Escrevendo o post anterior para responder a uma antiga pergunta de como ir de Milão e o que fazer em um dia em Bellagio, percebi que o assunto era longo. Para não tornar a leitura entediante, o texto foi desdobrado em dois segmentos: o primeiro abordando as alternativas de transporte e neste segundo, com direito a mapa, atrações que caibam em uma curta vista.

Bellagio

Independente do transporte escolhido, a chegada em Bellagio, será em torno da Piazza Giuseppe Mazzini, onde fica o píer e a parada dos ônibus intermunicipais. Apesar de as pitorescas trilhas e bairros de Bellagio ficarem na parte mais alta da colina, quem dispõe de algumas horas sairá bastante satisfeito ao se concentrar no “Borgo”, a parte que corresponde ao centro histórico, entre a orla e a montanha.

Bellagio

A título de orientação, elaborei um pequeno mapa com um percurso mais ou menos circular que começa pela exploração da área central de Bellagio. A escolha desta direção é para facilitar a administração do tempo de permanência na cidade, já que é a mais próxima do embarcadouro e da parada de ônibus, porém, nada impede que o percurso seja invertido.

Bellagio

A partir da Piazza Giuseppe Mazzini tendo o lago à frente, uma boa forma de iniciar o passeio é seguir para a direita pela Via Roma, onde fica a entrada lateral do imponente Grande Hotel Villa Serbelloni, e prosseguir pela Via Eugenio Vitale até a Punta Spartivento, no final do promontório. A vista das outras margens do lago é um absurdo de bonita.

Bellagio

Voltando para atingir na parte mais alta a Piazza della Chiesa é hora de visitar, se estiver aberta, a igreja de San Giacomo. e continuando pela Via Garibaldi ver as pessoas passando, as vitrines e os artistas pintando ao ar livre. Vale a pena explorar os recantos sossegados das pequenas ruas, vielas e escadarias.

Bellagio    Bellagio

Um pouco mais adiante, junto ao prédio da prefeitura, a pequena capela de San Giorgio. Neste ponto já se pode pensar em retornar à parte baixo junto à orla. A escadaria ao lado que passando pela Salita Genazzini é uma das alternativas.

Bellagio

Uma vez na parte de baixo, é hora de percorrer a aprazível “promenade” que acompanha a Via Lungolago que leva até o parque e ao Museu da Villa Melzi em uma espetacular mansão à beira do lago. Os horários de visita e condições de visita estão aqui.

Bellagio

Quem dispõe de mais tempo pode estender o passeio além da Villa Melzi até a localidade (frazione) de San Giovanni Battista para, além da igreja, visitar o Museu de Instrumentos de Navegação que fica na Piazza Don Miotti.

Bellagio

Outra pedida é aderir a uma das visitas guiadas de uma hora e meia aos jardins da Villa Serbelloni atualmente pertencente à Fundação Rockefeller. Promovidas de terças a domingos entre março e novembro pelo Ofício de Turismo de Bellagio, duas vezes por dia com o ponto de partida na Piazza della Chiesa. Os detalhes podem ser conferidos neste endereço

Leave a Reply

Your email address will not be published.