O atraente átrio da prefeitura de Haia, vulgo Palácio de Gelo

Compartilhe

Graças ao pouco tempo de viagem e o ótimo nível de transportes, quem visita Amsterdam invariavelmente aproveita a estada para conhecer outras cidades. Apesar das dúvidas, já que as opções são muitas, escolher Haia, lá tratada por Den Haag, sempre será um acerto.

Binnenhof

Apesar de Amsterdam ser a capital, Haia é de longa data, a sede do parlamento e do governo, do Tribunal Internacional de Justiça além de residência da família real. Consequentemente, a cidade reúne o que há de melhor em termos de cultura, comércio e serviços, combinando com toda a naturalidade a tradicional arquitetura do centro histórico com modernas edificações.

Palácio de Gelo

Acompanhando a contemporaneidade dos prédios dos ministérios e tribunais na cidade, a sede da prefeitura de Haia se destaca por suas linhas elegantes. O enorme edifício totalmente branco, que a municipalidade queria fosse conhecido como “o cisne branco”, acabou sendo apelidado pelos moradores de Palácio de Gelo, “Ijs Paleis”, um nome não tão fino, porém, igualmente apropriado.

Palácio de Gelo

Concebido pelo arquiteto americano Richard Meier, conhecido por utilizar a cor branca em seus trabalhos, o “Palácio de Gelo” impressiona pela pureza das linhas valorizadas pela luz natural que passa pelo telhado de vidro sobre o átrio central. No projeto de paisagismo foram escolhidas palmeiras por terem poucas folhas e não sombrear a “brancura”. A ideia é que o colorido do prédio venha das pessoas que por ele circulam.

Palácio de Gelo

No espaço central entre os dois prédios da administração, ligados por pontes, fica o imenso átrio, um dos maiores da Europa. Abrigando a principal biblioteca pública da cidade e prestando diversos serviços aos cidadãos, o prédio recebe todos os dias enorme quantidade de visitantes. Localizado em pleno centro da cidade, rapidamente transformou em um ponto de encontro em Haia.

Palácio de Gelo

Palácio de Gelo

Nem todos os frequentadores da prefeitura estão lá para fazer uma pesquisa na biblioteca ou tratar de alguma “papelada”. Independente dos serviços municipais, o átrio do prédio da prefeitura é um espaço animado onde sempre há uma exposição e frequentemente eventos como concertos, oficinas e palestras, a maioria gratuita.

Palácio de Gelo

Além de uma pausa para “fazer uma boquinha” e admirar a arquitetura no café do átrio, o auditório junto da entrada exibe continuamente um pequeno documentário, o “The Hague Impressions”, mostrando a histórica relação entre a cidade e negociações de paz e justiça. O acesso é gratuito.

Palácio de Gelo

Por sua beleza, o Palácio de Gelo e seu interessantíssimo átrio se tornaram mais uma atração em Haia e é também um conveniente “pit stop” para o visitante, já que o Escritório de Informações Turísticas (o “VVV”) com sua boa loja de lembranças funciona no prédio durante todos os dias da semana.

Palácio de Gelo

O endereço da prefeitura, “Stadhuis”, é Spui 70, a cerca de 700 metros da estação de trens Den Haag Centraal. Fechada aos domingos, os horários de funcionamento do átrio, bem como dos eventos e exposições em curso podem ser consultados em
http://www.denhaag.nl/en/residents/municipality-of-the-hague/to/Atrium-City-Hall.htm

Leave a Reply

Your email address will not be published.