Como fugir do aeroporto para ver a Torre Eiffel

"Ela"

Uma situação relativamente comum para quem viaja para a Europa é ter que ficar plantado em um aeroporto esperando uma conexão entre vôos. Os que saem de férias têm a agenda mais flexível e podem escolher vôos com permanências menores em um aeroporto. Para os que viajam a trabalho ou compram uma passagem hiper barata, terão algumas vezes que aguardar algumas horinhas zanzando pelo aeroporto enchendo a cara de café.

"Ela"

Se a sua conexão é em Paris e envolve uma espera de cinco horas ou mais, vale a pena sair do aeroporto para ao menos ver o maior símbolo da França: a Torre Eiffel. (Se tiver mais tempo de espera, veja este outro post – http://viajantecronica.com/2012/11/14/roteiro-em-paris-para-escapulir-de-uma-longa-conexao-no-aeroporto/ ). Um ícone dessa magnitude merece ser apreciado de um ponto de vista privilegiado – a esplanada do Palais de Chaillot em Trocadéro. Nem pense em subir a Torre se não dispuser de pelo menos oito horas livres. Lembre-se das filas e do tempo da visita.

"Ela"

A escapada tem que ser muito bem planejada para não colocar em risco o horário de embarque do segundo vôo. Se as malas já estiverem previamente despachadas, dá para rolar. Se acontecer algum atraso no primeiro vôo, a operação deve ser abortada. Não esqueça que é preciso estar de volta ao aeroporto pelo menos uma hora e meia antes do embarque. (Vê lá, hein?)

"Ela"

Destine uma confortável margem de três horas para os deslocamentos entre o aeroporto e a cidade, bem como a volta. Não despreze a possibilidade de encontrar filas nas bilheterias do metrô nem subestime os engarrafamentos, caso sua opção seja ônibus. Não deixe de conferir quais serão os terminais de desembarque e de embarque, além de consultar minuciosamente os mapas do aeroporto.

"Ela"

Existe uma estratégica saída da estação de metrô Trocadéro, bem em frente ao Palais de Chaillot, cuja esplanada que oferece a mais deslumbrante vista em Paris da Torre Eiffel. Essa estação fica no 16º. Arrondissement e é servida pelas linha 6 e 9. O sítio da RATP fornece horários, tarifas e trajetos dos trens RER, ônibus e metrô.

"Ela" Palais de Chaillot visto da Torre Eiffel

Se a conexão é no Aeroporto Charles de Gaulle, (mapa) na cidade de Roissy a opção mais rápida para se chegar a Trocadéro é pegar o trem RER B direção Massy-Palaiseau, descendo na estação Denfert-Rochereau. O trajeto demora uns 45 minutos. Compre dois bilhetes unitários de metrô para garantir a volta, e pegue o metrô linha 6, direção Charles de Gaulle-Etoile, descendo em Trocadéro. A viagem é de cerca de 15 minutos.

"Ela"

Optando por ônibus, pegue o Roissy bus, que tem saídas a cada 15/20 minutos para o Arco do Triunfo. A viagem leva cerca de uma hora e o desembarque é na rue de Scribe, ao lado da Opera de Paris. Daí, uma pequena caminhada pelo Boulevard Haussmann até a entrada estação de metrô Havre-Caumartin, bem em frente ao Magasin Printemps. Pegue o metrô da linha 9 direção Pont de Sevre descendo em Trocadéro. A viagem é também de cerca de 15 minutos.

"Ela"Fonte: Google Maps

Chegando pelo aeroporto de Orly, (mapa) pegue o Orly bus, cuja parada final é na Praça Denfert-Rochereau. A viagem dura cerca de 30 minutos com saídas a cada 15/20 minutos. Daí é pegar o metrô linha 6, direção Charles de Gaulle-Etoile, descendo em Trocadéro em uma viagem de cerca de 15 minutos. Se o segundo vôo partir do Aeroporto Charles de Gaulle basta seguir as indicações dadas aí em cima.

"Ela"

É trabalhoso? Um pouco, porém, simples. Sem dúvida é bem mais estimulante do que ficar cinco ou mais horas sentado se entediando tão perto da “Cidade Luz”. Para não dizer que não comeu nada tipicamente frances, prove ao menos um crepe em uma daquelas banquinhas xexelentas que ficam na entrada da esplanada.

94 comments to Como fugir do aeroporto para ver a Torre Eiffel

  • monica

    Regiane,

    Não há necessidade de visto de turismo para entrar na Comunidade Européia. A imigração é feita no primeiro aeroporto, onde seu passaporte é carimbado dando acesso aos países participantes. Como você falou “parada” em Paris, imagino que seu vôo vá para a França. Cumprida esta formalidade, você estará liberada para flanar.

    Tenha em mãos além do passaporte, para caso seja solicitado pelo agente, as passagens de volta,as reservas dos hotéis e a comprovação de recursos suficientes para o período de estada. É importante ter também o seguro obrigatório exigido pelos países participantes do acordo de Schengen (quase todos na Europa).

  • Felipe

    Oi Monica; muito boa suas dicas. Pode me ajudar também com algumas dúvidas. Vejo que você calcula chegar no aeroporto 1 hora antes do voo. É o suficiente mesmo ? Não existe risco de demorar na fila da segurança?

    O voo que estamos pensando comprar é chega em Paris as 8:00 e sa as 15:45 do dia 21 de dezembro. Por suas dicas fiz o seguinte cálculo:

    8:00 – chegada
    8:00 – 9:00 – Imigração
    9:00 – 10:30 – ida para Champs-Elysées e o Arco do Triunfo
    10:30 – 11:15 – conhecer
    11:15 – 11:30 – ida para Torre eiffel
    11:30 – 12:00 – conhecer
    12:00 – 13:30 – volta para o aeroporto
    13:30 – 14:30 – segurança
    15:45 – horário do voo

    apertado demais? kkk

  • monica

    Oi Felipe,

    A estimativa de retorno ao aeroporto é de uma hora e meia e não uma hora antes do vôo. É uma margem bastante confortável, considerando que é uma conexão – ou seja, não será preciso despachar bagagem nem fazer novamente imigração.

    O tempo é mais que suficiente para se deslocar dentro do aeroporto, descobrir o portão de embarque e passar pelo controle de segurança. Comporta até um eventual atraso no trem ou dificuldade para encontrar o terminal.

    Supondo que você chegue e saia pelo Aeroporto Charles de Gaulle, e pretenda apenas ver os monumentos, o roteiro é bastante tranquilo.

    Agora vou me intrometer sem ter sido solicitada:

    1) Para ver primeiro Champs-Elysées e Arco do Triunfo, será preciso descer do RER (trem) na estação Châtelet-Les Halles (na verdade, duas estações interligadas enorme e muito movimentadas – prepare os pés). O metrô linha 1 sai da estação Châtelet, tomando a direção La Défense, desça em Franklin D Roosevelt ou George V (ambas as estações têm saídas na Champs-Elysées) caminhando até o Arco do Triunfo.

    2) Da estação Charles de Gaulle-Étoile, tome o metrô linha 6 direção Nation, descendo em Trocadéro para ver a Torre Eiffel da Esplanada.

    3) Para o aeroporto,basta retomar a mesma linha,na mesma direção descendo em Denfert-Rochereau para pegar o RER B.

    4) Embarque aqui no Brasil com agasalho na bagagem de mão.

    A simulação do tempo das viagens pode ser feita no sítio da RATP:

    http://www.ratp.fr/itineraires/fr/ratp/recherche-avancee

    Boa viagem

  • Alexandre cury

    Oi Monica,

    Suas dicas estão ótimas, gostaria de pedir sua ajuda para tirar uma dúvida por gentileza, agora em julho, estarei indo com minha noiva para Roma e faremos uma escala em Paris, o nosso voo é igual ao do comentario do Felipe, chegando às 8 e saindo às 15:45, vc passou as dicas para chegar a torre por onibus, metro e trem, agora se eu pegar um taxi no aeroporto para a torre, será que ganho tempo e vou mais rapido do que o metro e trem?
    Muito obriogado desde já.

  • monica

    Alexandre,

    Utilizar meios de transporte públicos é a forma mais rápida de se chegar a Paris. Não existe o risco de interrupções, engarrafamentos, tráfego desviado por motivo de alguma obra ou acidente na estrada.

    Assumindo que a conexão seja no aeroporto de Charles de Gaulle, lembro que além de ser em Roissy, outra cidade, o horário de sua chegada coincidirá com o de muitos moradores que estarão se dirigindo a Paris para trabalhar.

    Taxi é sem dúvida bem mais confortável, mas não é uma opção prudente para esse tipo de “aventura”

  • Keity

    Olá !!

    Vou para Roma e tenho uma conexão em Paris no Charles de Gaulle, a previsão é de 6h15 em Paris, chegada as 11h25 da manhã e saída para Roma as 17h40. Gostaria de saber como chegar na torre Eiffel de trem/metro e voltar para o aeroporto e se esse tempo está bom ? Da pra fazer mais alguma coisa nesse meio tempo ?

    Obrigada !

  • monica

    Oi Keity,

    O tempo que voce tem dá para, com tranquilidade, ver a Torre Eiffel da Esplanada de Trocadéro. Se depois disso voce ainda tiver umas duas horas antes do vôo, pegue o mesmo metro da linha 6 até a estação Charles de Gaulle-Étoile para dar uma olhada no Arco do Triunfo.

    O retorno é pela mesma linha, direçao Nation, descendo em Denfert-Rochereau para pegar o RER de volta para o aeroporto.

    De uma repassada no post e nas respostas dadas para conferir a forma de se chegar as atraçoes.

    Boa viagem

  • Marcelo Rodrigues

    Olá Bom da !!

    Chego em Paris CDG as 12:35 h e o voo de retorno será as 23:30 h.
    Qual o caminho mais rapido para ir a Torre e depois para Sacre Couer ?? Acredito que de tempo.

    Abraços e muito obrigado.!!

  • monica

    Marcelo,

    Com quase sete horas livres em Paris, o tempo é suficiente não apenas para ver a Torre Eiffel da Esplanada de Trocadèro e visitar Sacre Coeur, mas ainda cabe um bocado de outras coisas. O caminho mais rápido para a torre é utilizando transportes públicos é o que explico aqui no post.

    Da Esplanada de Trocadèro para a Basílica de Sacre Coeur, você terá que pegar o metrô linha 6 direção Charles de Gaulle-Étoile e nesta, tomar a linha 2 direção Nation, descendo em Anvers. Subir as escadarias ou tomar o Funicular para sair praticamente na frente da igreja.

    Dê uma olhada neste outro post que fiz para uma conexão mais longa em Paris, que contempla Sacre Coeur, um giro em Montmartre, Arco do Triunfo e Trocadèro, aqui: http://viajantecronica.com/2012/11/14/roteiro-em-paris-para-escapulir-de-uma-longa-conexao-no-aeroporto/

    Como seu retorno ao aeroporto é noturno, talvez fosse mais conveniente fazer de ônibus, fugindo do RER lotado. Veja aqui as informações de horários, frequencia e preços do Roissybus que sai da Place de l’Opéra: http://www.ratp.fr/en/ratp/c_20579/roissybus/

    Boa viagem

  • Marcelo Rodrigues

    Monica, você é um anjo, perfeito !!!!!!!!!
    Ja fiz essa conexão de propósito. Ja conheço Paris,aliás, já fui a Paris heehehe. Fiquei só três dias ano passado, mas queria ver de novo,nem que fosse rapidamente.Dessa vez vou sozinho para Italia e Grecia entao decidi pegar essa escala em Paris na volta ao Brasil.
    Muito obrigado mesmo !!!!!
    valeu !!!!!!!!!!!!!!! Show de bola !!!

  • monica

    Marcelo,

    Você não está sozinho: Muita gente faz esta conexão demorada com segundas intenções.

    Uma outra forma de otimizar a passagem é o famoso “stop”. Algumas vezes ficar alguns dias na primeira cidade onde se pousa ou de onde parte o último vôo transoceanico (ou nas duas vezes) sai pelo mesmo valor. Se a “cortesia” não estiver rolando, ainda assim vale saber o custo: a diferença é normalmente muito pequena. Uso muito esta alternativa pesquisando múltiplos destinos. Em maio agora, fiz um “stop” e paguei oitenta reais a mais. (Procurei horários menos disputados para a cidade da parada – quase sempre depois das dez da manhã, o que me dá oportunidade de dormir mais um pouco).

  • marcia

    ola Monica, estou partindo do Japão com uma conexão em Paris no Charles de Gaulle, a previsão é de 6h 15m de espera, meu voo chega as 5 da tarde, neste horário você acha viável sair do aeroporto, poio aqui em Tóquio são os horários mais lotados e de difícil locomoção.E pelo o horario conseguirei aproveitar o passeio…

  • monica

    Marcia,

    Dar uma volta em Paris entre dois vôos tão longos e em tão pouco espaço de tempo seria altamente recomendável, mesmo considerando diferenças de fusos e cansaço.

    Sem dúvida, seu horário de chegada é movimentado. Porém, você estará indo na direção contrária ao fluxo de pessoas saindo do trabalho em Paris e voltando para casa. Cheio ou vazio, o trem cumprirá o horário e os deslocamentos terão a mesma duração – a frequência até aumenta.

    Se achar mais conveniente, retorne ao aeroporto utilizando o Roissybus que sai da Place de l’Opéra. Já saí de Paris para pegar o vôo das 23 horas de RER B até o Charles de Gaulle e, apesar de acostumada com metrô lotado, foi uma experiência absurdamente claustrofóbica.

    Depois de ver a Torre Eiffel a partir da Esplanada de Trocadéro, ao invés de seguir a explicação dada aqui no post de voltar pelo RER, vá para a mesma estação em que chegou e tome a linha 9 do metrô, direção Mairie de Montreuil até a estação Chaussé d’Antin-Lafayette. Saindo na calçada oposta a Galerie Lafayette, caminhe na direção do tráfego de veículos, atravesse a Rue Gluck passando na fachada de trás da Opéra Garnier e prossiga atravessando a pista para a outra calçada da Rue Scribe. A parada do ônibus fica a esquerda.

    A passagem pode ser comprada a bordo, com o motorista.Veja aqui informações de horários, frequencia e preços do Roissybus: http://www.ratp.fr/en/ratp/c_20579/roissybus/

  • Kelly

    Olá,
    Vou viajar para Milão no próximo mês e tenho uma escala em Paris com chegada prevista para 8:25 e saida para Milao as 13 horas, tendo de embarcar até as 12:20. Será que eu consigo ver algo em Paris neste tempo?
    Ah… estou adorando as dicas.

  • Kelly

    Uma outra coisa, ao retornar para o aeroporto como faço para embarcar novamente?

    valew

  • monica

    Kelly,

    Seu tempo de permanência é apertado, porém, dependendo da hora em que você estiver liberada, depois da fila da imigração, dá para ao menos ver a Torre Eiffel da Esplanada de Trocadéro.

    Respondi anteriormente ao Thiago, que chegava em CDG na mesma hora, mas com o segundo vôo saindo 25 minutos depois do seu. Ele gentilmente mandou mensagem na volta para dizer que tudo deu certo, tendo embarcado no trem RER às 09h32 e chegado em Trocadéro às 10h25. Contou também não ter conseguido comprar as passagens de volta do trem RER no aeroporto junto com as da ida. Eis a minha resposta:

    “Com minguadas 5 horas, tudo vai depender do tempo na fila da imigração. Se vocês estiverem liberados em torno das 9, talvez valha a pena encarar. Nem cogite um taxi: não dá para prever as condições do tráfego. Estude muito bem o mapa do aeroporto para saber exatamente onde fica seu terminal de desembarque, como chegar à bilheteria e estação de trens e na volta, o caminho mais rápido para o terminal e portão de onde partirá seu vôo para Lisboa.

    Você vai precisar comprar os bilhetes de ida (e volta) para o RER B direção Massy-Palaiseau, descendo na estação Denfert-Rochereau em uma viagem de cerca de 45 minutos.

    Chegando lá passe para a estação de metrô (o endereço é o mesmo) e compre bilhetes na máquina, se o grupo for de 5 de pessoas, economize comprando um carnê com 10 viagens. Procure a plataforma da linha 6 direção Charles de Gaulle-Etoile, e desça em Trocadéro. A viagem leva uns 15 minutos. Desembarcando, procure a saída (sortie) Musée de l’Homme/Musée de la Marine para já sair na calçada certa e de “frente para o crime”.

    Calculando com algum conforto umas três horas para a ida e volta, vocês chegariam em Trocadéro em torno de 10h30 e teriam que sair perto das 11h00, para estar no aeroporto antes de 12h30.”

    Suspeito que quando você pergunta se nesse tempo consegue “ver algo em Paris”, deve estar querendo outra coisa além da torre. Como pode perceber, é arriscado, pois seu embarque começa às 12h20, mas se preferir, no lugar dela, veja o Arco do Triunfo e a Avenue des Champs Elysées. É a mesma linha de metrô que vai para Trocadéro, só que o desembarque é três estações adiante, em Charles de Gaulle-Étoile. O tempo da viagem aumenta em 7 minutos (tanto ida como volta, lembrando que ainda há um tempo de espera na plataforma). Se você aprecia emoções fortes, compre 4 passagens de metrô ao invés de 2,vá direto até o Arco, fique lá uns 10 minutos, volte para o metrô seguindo a direção contrária e desça em Trocadéro para ver a Torre Eiffel também por minguados minutos. Vá embora estourando às 11h10. Consulte o simulador de tempo de viagem da empresa de transporte em Paris, a RATP, http://www.ratp.fr/itineraires/fr/ratp/recherche-avancee para conferir o tempo de deslocamento no metrô e, principalmente, os horários do RER para o aeroporto no dia de sua viagem.

    Aqui, o mapa de situação da estação de trens no aeroporto: http://www.aeroportsdeparis.fr/ADP/Resources/8102d608-a1c2-42cb-8252-f65f9acba3ae-plangareSNCF.pdf

    Respondendo à sua segunda mensagem, chegando à estação do RER no aeroporto, você ainda terá que caminhar até o terminal de partida de seu segundo vôo, passando pelo controle de segurança (fila para o raio X da bagagem de mão) antes de seguir para o portão de embarque. Quanto à mala grande, despachada aqui no Brasil, a não ser que você saia por outro aeroporto, não precisa se preocupar: Você só precisará pegá-la no destino final.

  • Anderson

    Oi Monica,

    Adorei suas dicas, vc é ótima. Eu, assim como todos esses aventureiros aqui vou fazer uma escala em Paris. Meu francês está meio enferrujado, e terei que me virar no inglês, moro em Dubai há mais de 3 anos e enfim vou voltar p/ Brasil para merecidas férias.
    Meu voo chega ao CDG às 5:50am (numa sexta-feira) e minha conexão p/ São Paulo sai às 10:30am, me parece bem apertado, mas será possível ver alguma coisa, mesmo que a distância?

  • monica

    Anderson,
    Acho um bocado temerário tentar ir a Paris com tão pouco tempo de conexão. Lembre-se que será preciso fazer imigração. Se você sair da área de embarque terá ainda que passar pelo controle de segurança, que costuma ser bastante movimentado na parte de manhã.

    Assumindo que sua bagagem já tenha sido despachada, se for arriscar, mantenha uma margem de segurança em torno de 3 horas – uma para a viagem de ida, outra para a da volta e a última para chegar e sair da plataforma do trem no aeroporto, passar pelo controle de passaportes e encontrar o portão de embarque – o resto é para Paris. Nem pense em outro meio de transporte que não o trem RER. Ele começa a circular às 5 da manhã. Estude o mapa do aeroporto – http://www.aeroportsdeparis.fr/ADP/Resources/8102d608-a1c2-42cb-8252-f65f9acba3ae-plangareSNCF.pdf e faça também a simulação de seu trajeto no dia da conexão neste link: http://www.ratp.fr/itineraires/fr/ratp/recherche-avancee

    Obrigada pelos elogios e muita sorte na aventura

  • Samira

    Olá Mônica, muito boa as suas dicas! Adorei tê-las encontrado, bem, assim como maioria vou fazer uma conexão intencional em Paris e de quase 12h! Chegada as 8:30 e partida 20:20 em 02/12. É minha primeira viagem à Europa, estou um pouco aflita com a imigração pois não falo Francês e tbm não sou fluente em inglês. Vi na internet o mapa das linhas do metrô de Paris e são um verdadeiro emaranhado. É muito difícil uma principiante se localizar por lá? Gostaria de ver a torre, o arco do triunfo, a champs elysees e a Sacre Couer, é possível? Já é muito frio no inicio de dezembro lá? Ah! vou chegar e sair pelos Charles de Gaulle.

  • monica

    Samira,
    Não se preocupe muito com questão linguística, os funcionários da imigração (e lojistas,recepcionistas de hoteis, bilheteiros de museus e outras atrações turísticas)estão acostumados a lidar com estrangeiros. Mesmo que precária, a comunicação acontece porque o interesse é mútuo. Confie na linguagem corporal.

    Apesar da aparência de emaranhado em um mapa, o metrô de Paris é, na prática, de uma simplicidade franciscana e inacreditalvelmente fácil de usar. O maior cuidado, e quem não conhece bem um lugar fica sempre ligado, é observar qual a direção que se quer seguir para escolher a plataforma de embarque correta. A sinalização interna é muito eficiente.

    Dê uma olhada nesse outro post: http://viajantecronica.com/2012/11/14/roteiro-em-paris-para-escapulir-de-uma-longa-conexao-no-aeroporto/
    Ele compreende as atraçãos que você mencionou.

    Com uma boa quantidade de horas na cidade e o segundo vôo partindo às 20:20, talvez seja mais conveniente na volta para o aeroporto fugir do hiperlotado trem RER e tomar o ônibus Roissybus, que sai da Place de l’Ópéra, na Rue Scribe, lateral esquerda da ópera. A passagem pode ser comprada a bordo, com o motorista.Veja aqui informações de horários, frequencia e preços: http://www.ratp.fr/en/ratp/c_20579/roissybus/

    Sim, dezembro é frio e a luz do dia dura menos tempo no inverno, mas o encanto da cidade permanece, como em todas as estações.

    Divirta-se

  • Thiago

    Ola Monica, dia 21/dez chego em Paris as 11:25 e o proximo voo sera as 19:20, com este tempo eh possivel subir na torre e voltar? Ou vc aconselha somente ver a torre la de baixo?
    Obrigado,

    Thiago.

  • monica

    Thiago,

    Dá tempo, sim e o ideal seria comprar os ingressos antecipadamente para evitar filas.Veja aqui: http://ticket.toureiffel.fr/

    Sem dúvida estará frio e lá em cima venta bastante. O chato seria subir com chuva – a visibilidade fica bastante comprometida. Apesar de funcionar todos os dias do ano, o acesso ao topo é fechado quando as condições climáticas (principalmente vento) pioram.

    Contudo, se subir a Torre Eiffel é um sonho, vá assim mesmo. Quem viaja no inverno sai de casa sabendo que vai encarar dias mais curtos, chuva, neve, horários de visitas menores e algumaa atrações fechadas.

    Divirta-se

  • Fracine

    Boa tarde, Monica!!

    Fantástico ter encontrado você com todas estas super dicas………Minha filha (16 anos) estará viajando para Portugal dia 18/01/14 e tem um tempo de conexão de 11:00hs em Paris (Aeroporto de Paris – Charles de Gaulle, chega às 08:30 e embarca novamente às 20:20hs para Portugal). Tenho muitas dúvidas e medos (coração de mãe) e preciso de ajuda em relação a autorizações, embarque,desembarque, estada em Paris, embarque em Paris, Seguro obrigatório (acordo de Schengen), imigração, e muito mais………além do que ela quer “passear” em Paris para fazer compras e ir na Torre Eiffel e Arco do Triunfo………Vai ela e um amiga (18 anos). Pode me socorrer, respondendo estas dúvidas? Onde consigo fazer tudo isto aqui no Brasil!!!???!!!

  • monica

    Francine,

    O fato de sua filha viajar sozinha com uma amiga é a melhor prova que você a considera capaz de enfrentar o desafio.

    Neste e em outro post (http://viajantecronica.com/2012/11/14/roteiro-em-paris-para-escapulir-de-uma-longa-conexao-no-aeroporto/) explico bem detalhadamente o passo a passo de um passeio panorâmico por Paris durante uma conexão. Já é um começo para ela pesquisar e alterar o roteiro adequando às próprias prioridades.

    Seguro obrigatório Schengen pode ser cotado,comprado online e impresso em casa. Praticamente todas as seguradoras oferecem o produto.

    Com relação à viagem desacompanhada, consulte a cartilha do Conselho Nacional de Justiça: http://www.cnj.jus.br/images/programas/viagemaoexterior/cartilha%20viagem%20de%20menor%20ao%20exterior%20v2.pdf

    Se solicitada, ela deve apresentar a imigração documentos que comprovem onde e quando ela ficará hospedada e demonstrar que tem dinheiro suficiente para se manter durante a permanência na Europa.

    Substitua o medo pelo orgulho de ter formado uma pessoa independente. Vai dar tudo certo…

  • Thiago

    Olá Monica, qual é o tempo em média p/ subir e descer da torre? Meu voo sai as 19:20 e comprei ingresso p/ as 15:00hrs, dá tempo de subir, descer e voltar p/ aeroporto?

    Obrigado,

    Thiago.

  • monica

    Thiago,

    Sua pergunta é praticamente um “koan”…

    Os ingressos comprados com hora marcada serão honrados para a subida do elevador do nível da rua até o primeiro andar. O problema é que ainda tem mais duas etapas até o topo e o tempo vai depender das filas para cada um deles, tanto na ida como na volta. Contudo, acredito que a visita possa perfeitamente ser feita em menos de duas horas.

    Fiquei curiosa e consultei o sítio da torre para descobrir que a velocidade de deslocamento dos elevadores é de 2 metros por segundo. Até o topo são 276 metros, sendo que o primeiro sobe 57 metros, o segundo 58 e o último 161. Ou seja, o tempo líquido da viagem é curtíssimo.

    Se sua visita é até o topo, comece por ele, que é o mais interessante e o que demora mais para chegar, administrando o tempo remanescente para os demais andares.

    Aproveite a vista!!!

  • Jonas Lencioni

    Ola Monica, Primeiramente gostaria de salientar que suas dicas sao otimas, mas mesmo assim tenho algumas duvidas.
    Tenho viagem marcada no dia 29/12 com destino final na china e escala em Charles de Gaulle,irei com minha esposa e meu filho de dois anos, chegaremos as 8h da manha e embarcaremos novamente as 23h, acho que tempo suficiente pra conhecer varios pontos turisticos, quais seriam suas dicas?
    E existe algo que possa nos impedir sair do aeroporto? ex:vacinas necessarias, algum documento especifico, seguro etc?
    Qual seria a melhor forma para ir e para voltar em termos de economia, tempo e sem perder o conforto.
    Muito obrigado pela a atencao e aguardaremos sua resposta.

  • monica

    Olá Jonas,

    Para uma conexão mais prolongada há aqui no blog outro post com um roteiro mais abrangente, que encaixaria perfeitamente no tempo que vocês terão para desfrutar de Paris. Dê uma olhada: http://viajantecronica.com/2012/11/14/roteiro-em-paris-para-escapulir-de-uma-longa-conexao-no-aeroporto/

    Atualmente não existe nenhuma exigência de vacina para ingressar na Europa, já a China pede para febre amarela com apresentação do Certificado Internacional de Vacinação e Proofilaxia, emitido pela ANVISA. Veja aqui: http://www.anvisa.gov.br/viajante/

    Quanto ao seguro, a França faz parte dos países Schengen, que exigem um valor mínimo de 30.000 euros para garantir assistência médica por doença ou acidente. Porém, imagino que viajando com a família, você terá providenciado um vigente por todo o tempo do passeio.

    Embora não haja exigência de visto para turistas, é preciso que o passaporte tenha validade superior a seis meses. Se solicitado, é preciso apresentar comprovação de fundos suficientes para bancar a viagem (média de 60 euros por dia/pessoa), a passagem de volta e outros documentos que atestem o propósito turístico da viagem, como reservas de hotéis ou aluguel de carro.

    A maneira mais econômica e rápida (e adequada ao seu horário de chegada) para ir do aeroporto para a cidade, sem dúvida é o trem RER, como explicado neste e no outro post (link no primeiro parágrafo desta mensagem). Para retornar ao aeroporto com conforto e economia em uma hora em que os trens costuma ficar cheios, sugiro o ônibus Roissybus, que sai da Place de l’Ópéra, na Rue Scribe, lateral esquerda da ópera. A passagem pode ser comprada a bordo, com o motorista. As informações de horários, frequencia e preços estão aqui: http://www.ratp.fr/en/ratp/c_20579/roissybus/

    Boa viagem!!

  • Adri

    Olá, Mônica. Vou com meu marido e bb de 18 meses, ficaremos dois dias. Poderia nos ajudar , qual hotel ficar? É melhor ficar em hotel próximo a torre Eiffel…chego áss 14h, melhor pegar taxi…se sim qual o valor? Ou melhor transporte público, penso que será complicado devido a malas e bebe. Depois da França vamos p Israel, teremos duas malas e carrinho de bebe. Obrigada !

  • monica

    Oi Adri,

    Não faço recomendações de hopedagem, por entender que esta é uma escolha extremamente pessoal. Quando viajo para uma determinada cidade, escolho a área que considero mais conveniente para minha programação e consulto as resenhas no Trip Advisor, por exemplo. Qualquer área central de Paris é ótima.

    Voces viagem com bastante bagagem, portanto um taxi ou um shuttle previamente agendado pode ser interessante. Consulte os valores neste sítio: http://www.worldtaximeter.com/paris/

    Como alternativas de transporte mais barato,caso se hopede perto do Arco do Triunfo, são os confortáveis ônibus da Air France ou, escolhendo a área de Opéra, o Roissybus.

    Boa viagem!!

  • Giuliano

    Oi Mônica, como vai? Então, estou indo pra Rússia e minha escala será em Paris no aeroporto Charles de Gaulle. A janela que vou ter de um voo para o outro é de 5h, e tenho vontade de pelo menos conhecer a torre Eiffel! Acredita que da tempo? Obrigado!

  • monica

    Olá Giuliano,

    Se não houver atraso no voo ou muita demora no controle de passaportes, dá sim. Reservando pelo menos três horas para ir e voltar para a cidade além de uma hora a uma hora e meia para o embarque (sempre usando transportes públicos), é possível ver a torre da Esplanada do Trocadéro, na minha opinião, o ponto mais privilegiado na cidade.

    Além de ler os comentários deste post, estude o mapa de situação da estação de trem no aeroporto em relação aos terminais – http://www.aeroportsdeparis.fr/ADP/Resources/8102d608-a1c2-42cb-8252-f65f9acba3ae-plangareSNCF.pdf

    Neste outro link é possivel fazer a simulação dos trajetos e o tempo necessário para ps deslocamentos http://www.ratp.fr/itineraires/fr/ratp/recherche-avancee

    Aproveite bastante

  • Oi Monica, Estou em Lisboa a 1 mês e quero ir na Torre eiffel de avião de Lisboa – París , Em Paris ele vão fazer novamente o controle de passaporte comigo ? Eu fui pra Bélgica dia 27.11.2013 , Agora estou em Lisboa e quero ir pra Paris!

  • monica

    Israel,

    Viajar entre países da Comunidade Europeia, caso de Portugal e França não envolve controle de passaporte. Os procedimentos de segurança, obrigatórios em qualquer aeroporto do mundo, serão os mesmos para todos os passageiros, independente de nacionalidade.

    Curta o passeio.

  • flavio

    Oi Monica.

    no dia 01/06 eu faço uma conexão em Paris(saio de Florença rumo a Isle of Man)previsão de chegada Paris 20hs
    saída as 8;00hs.

    Por favor,gostaria de uma dica de passeio. Obrigado.

  • Muito Obrigado !

  • monica

    Não seja por isto, Israel,

    Aproveite bastante a visita a Paris

  • monica

    Flavio,

    Estou entendendo que você só dormirá em Paris, é isso?

    Com um voo às 08h00 da manhã, você precisará estar no aeroporto em torno das 06h00. Assumindo que o aeroporto seja o CDG, o último RER para lá em um domingo sai da Gare du Nord às 22h44 (e o primeiro às 04h53), o programa terá que ser singelo como ver a Torre Eiffel, dar uma volta na Avenue des Champs Elysées e jantar, por exemplo. Dependendo de onde for ficar hospedado, dar uma volta nas redondezas pode ser um excelente passeio.

  • Grasiela

    oie gostaria de saber se você esta morando em Paris pois iremos fazer uma escala la e gostaríamos de sair do aeroporto mas temos receio de nos perder e gostarimos de ter uma guia poderia ser voce ou se voce conhece algum para nos indicar?
    obrigada

  • monica

    Grasiela,

    Infelizmente não trabalho como guia. Como minha diversão é planejar as viagens que faço, nunca lancei mão deste serviço. Portanto, não tenho conhecimento de causa para oferecer uma sugestão.

    Caso você tenha alguma barreira linguística, a colônia de brasileiros em Paris é enorme e(isto eu sei), muitos trabalham como guias. Pesquise no Google, busque resenhas de quem já utilizou o serviço destes profissionais e contrate um deles.

    Boa sorte e boa viagem

  • Rafaela

    Boa noite Mônica!! Estou fazendo a minha primeira viagem a Europa e não falo nenhum idioma além do português… Irei fazer uma conexão em paris de quase 12 hs e gostaria de aproveitar pra conhecer um pouco do local, desço no aeroporto de Charles Gaulle quais os pontos turísticos mais próximos que você acha da para visitar nesse período? Quais me indica? Você acha melhor que mesmo não falando a língua eu pegue um metrô ou acha mais prudente um taxi?
    Desde já agradeço!! Rafaela.

  • Wanessa

    Olá Mônica,,, estou indo para Dubai em outubro e faço escala em PAris … Chego as 13:55 e saio 22:00 queria muito conhecer a torre Eiffel. Daria tempo ?… Como chego lá?.. E para voltar e fácil?…

  • monica

    Rafaela,

    Com 12 horas de espera dá para ver bastante coisa. Fiz um outro post com um pequeno roteiro para uma conexão mais longa – Dê uma olhada: http://viajantecronica.com/2012/11/14/roteiro-em-paris-para-escapulir-de-uma-longa-conexao-no-aeroporto/

    Não aconselho o uso de taxi, pois o aeroporto fica em Roissy (outra cidade) e a viagem além de cara é longa, sujeita a imprevistos como retenções no caminho. Os transportes públicos são frequentes, cumprem os horários e o desembarque é sempre em estação conectada a alguma linha de metrô. A passagem pode ser comprada em máquina de auto atendimento ou na bilheteria do aeroporto, o que não exigirá grandes habilidades linguísticas.

    Não se preocupe com o idioma. A maior parte de um diálogo é a linguagem corporal. Aprenda pelo menos um por favor, com licença, bom dia para pedir alguma informação. Escreva em um papel o nome do lugar ou endereço para ajudar.

    Aroveite com tranquilidade

  • monica

    Wanessa,

    Com uma conexão de oito horas dá até para subir a Torre Eiffel. Para evitar perder tempo em filas, compre o ingresso online neste endereço: http://ticket.toureiffel.fr/

    Você não mencionou o aeroporto – Assumindo que seja do Charles de Gaulle, tome o RER B (azul) até a St-Michel Notre Dame. Da mesma estação, embarque no RER C (amarelo)direção Versailles-Rive Gauche até a estação Champ de Mars – Tour Eiffel.

    Caso sua conexão seja no aeroporto de Orly, tome na saída do portão de desembarque o Orly Bus até a para final, Denfert-Rochereau. De lá tome o metrô da linha 6 direção Charles de Gaulle-Etoile. A estação mais próxima é Bir-Hakeim (Grenelle), porém, descer duas estações adiante, em Trocadéro, dá direito ao melhor ponto de observação da torre na cidade. Chegar caminhando pelos Jardins du Trocadéro é muito mais impactante.

Leave a Reply

  

  

  

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>