Magna atração em Amsterdam

Compartilhe

Um dos lugares mais movimentados de Amsterdam na Holanda é a área do Dam, a principal praça e centro comercial da cidade. Dez entre dez turistas vão lá bater ponto. Não é para menos: concentra uma boa quantidade de atrações como o Monumento Nacional (Nationale Dodenherdenking), o Palácio Real (Koninklijk Paleis), a Igreja Nova (?) (De Nieuwe Kerk),o Museu Madame Tussauds e um pouco adiante, Beurs van Berlage ,a antiga Bolsa de Valores.

Shopping Magna Plaza

Uma vez visitadas as atrações do pedaço, o turista vai pegar um tram ali atrás do Palácio Real e continuar o passeio e se surpreende com um mega gótico, lindo e elegante prédio. Consulta suas anotações e, na maioria dos casos – não tem registro.

Shopping Magna Plaza

Essa deslumbrante edificação é o Shopping Magna Plaza, que foi por muito tempo ocupado pela sede dos Correios. Foi projetado em estilo neo-gótico pelo famoso arquiteto holandês Hendrik Peters Cornelis e construído na mesma época que a Estação Central e o Rijksmuseum.

Shopping Magna Plaza

Por volta de 1990 o município incluiu o prédio na lista dos dez mais bonitos monumentos da cidade e promoveu uma restauração. A a antiga Central de Correios foi transferida para ali perto, na Singel 250, esquina com Radhuisstraat. Cuidadosamente repaginado, foi transformado no Magna Plaza Shopping Center.

Shopping Magna Plaza

Mesmo que a sua praia não seja fazer compras, você precisa entrar lá. O Magna Plaza é deslumbrante também do lado de dentro. As lojas ficam em volta do átrio central, debaixo de uma cúpula de vidro, original do século dezenove. É diferente de todos os shoppings que você já viu, incluindo o fato de ninguém impedir fotografias lá dentro.

Shopping Magna Plaza

Não é um shopping de preços baixos, mas não achei absurdos os das lojas que vendem lembranças da Holanda. Bem próximo à entrada, do lado esquerdo, há um quiosque que vende queijos holandeses, com direito à prova para decidir qual deles é o melhor. Não é o menor preço de Amsterdam, mas as embalagens são caprichadas e você já pode riscar da lista de afazeres “comprar queijo para tia Luzia”. Isso sim é um souvenir de gosto.

Shopping Magna Plaza

As lojas do Shopping Magna Plaza abrem todos os dias da semana, o que pode facilitar bastante a vida de quem tem pouco tempo em Amsterdam e pretende comprar alguma coisa para os que ficaram em casa.

Shopping Magna Plaza

No térreo há também um reluzente piano de cauda que entra em função nos fins de semana e feriados. Não tive o prazer de desfrutar a música ao vivo, o que tornaria mais agradável ainda a visita. O lado bom é que isso gera mais um item para engordar a lista de motivos para uma nova incursão em Amsterdam.

Shopping Magna Plaza

O Magna Plaza é como o cinto de utilidades do Batman. Está localizado na Nieuwezijds Voorburgwal 182 esquina com Raadhuisstraat. Anote esse endereço em seu caderninho. Chove sempre em Amsterdam e esse é um abrigo bem localizado, bonito, quentinho e com banheiros. Tem mais: É bem conectado com o resto da cidade. Vale dar uma descansada tomando um café com direito a wi-fi no último andar antes de escolher uma das numerosas linhas de tram que passam na porta do Shopping.

Leave a Reply

Your email address will not be published.