Museu da História em Quadrinhos em Bruxelas

Compartilhe

Centre Belge de la Bande Dessinée

Conhecer grandes museus é programa obrigatório e ocupa posição de destaque na agenda de todo turista. Mesmo que a visita seja curta, sempre se dá um jeitinho de espremer o tempo e incluí-los no roteiro.

Centre Belge de la Bande Dessinée

Bom seria se o tempo congelasse durante as nossas férias e pudéssemos visitar todos os monumentos e museus de uma cidade, mas isso (ainda) não acontece. Temos que fazer escolhas e, na maioria das vezes, pequenos museus com acervos interessantes são deixados de lado.

Centre Belge de la Bande Dessinée

Esse é o caso do curioso Centro Belga da Arte das Histórias em Quadrinhos. O fato de Bruxelas não ser uma cidade muito grande, faz com que a cota de tempo dedicada por um turista seja normalmente baixa. A lista de prioridades vai contemplar as atrações mais conhecidas e esse museu entra para a categoria “na próxima vez”. É uma pena.

Centre Belge de la Bande Dessinée

O “Centre Belge de la Bande Dessinée” fica em um bonito prédio projetado por Victor Horta, a maior “fera” do movimento Art Nouveau na Bélgica. O edifício tem como pontos altos o uso de clarabóias e tetos em vidro, permitindo a passagem da luz natural para todos os andares.

Centre Belge de la Bande Dessinée

A história em quadrinhos é uma manifestação de arte bastante popular na Bélgica. O mais conhecido autor belga é Hergé criador do famoso Tintin, que tem uma verdadeira legião de fãs espallhada pelo mundo.

Centre Belge de la Bande Dessinée

Para um visitante leigo como eu, que venha da América, com referências culturais de histórias em quadrinhos recheada de Hulks, Batmans, Superhomens ou mesmo mangás, é como descobrir um novo planeta.

Centre Belge de la Bande Dessinée

No primeiro andar do museu há um corredor em que as paredes são revestidas com janelas envidraçadas. No percurso é mostrado em sequencia (como em uma história em quadrinhos) todo o processo de criação das “tirinhas”, desde o esboço até a publicação.

Centre Belge de la Bande Dessinée

O segundo piso é dedicado às adaptações das histórias em quadrinhos ao formato do desenho animado e as técnicas empregadas no desenvolvimento desse tipo de trabalho. De forma educativa, o visitante descobre como é o passo a passo de todo o processo.

Centre Belge de la Bande Dessinée

No terceiro andar, uma enorme quantidade de obras de artistas europeus. René Goscinny, quadrinhos de Albert Uderzo, um muito bonito que até então não conhecia, Miguelanxo Prado. O único senão é que praticamente todas as legendas são em frances e neerlandes.

Centre Belge de la Bande Dessinée

O museu é indicado para crianças de todas as idades. O “Centre Belge de la Bande Dessinée”,fica na Rue des Sables(ou Zandstraat) 20. As estações de metrô mais próximas são Rogier ou Botanique, servidas pelas linhas 2 e 6, ou um pouco mais longe a estação Parc, linhas 1 e 5.

Centre Belge de la Bande Dessinée

2 thoughts on “Museu da História em Quadrinhos em Bruxelas”

  1. Hello,
    I love the great architector and designer Victor Horta,he was the MUST in his own time ,and left to
    us them beautiful creations.
    Belgium mainly Brussels in them totality is Art Nouveau.So nice.
    Thankyou ,
    Wanda

  2. Obrigada, Wanda

    Além desta bela criação, o mestre Horta deixou muitos outros trabalhos em Bruxelas. Quem visita a cidade e aprecia o estilo, deve também incluir no passeio a Maison Autrique, o Hôtel Solvay, o Hôtel Eetvelde e o Hôtel Tassel, considerado o primeiro projeto Art Nouveau do mundo.

    Embora tenha recentemente estado Bruxelas, o tempo não foi suficiente para fotografá-los e publicar um roteiro Art Nouveau na capital belga, um plano bem antigo. É sempre bom ter motivos para voltar.

Leave a Reply

Your email address will not be published.