A Serra de Collserola em Barcelona

Compartilhe

Serra de Collserola

Conhecer a área de Collserola é um passeio legal para se fazer em Barcelona com tempo firme e disposição. Perfeito para agradar nossa porção Huguinho,Zezinho&Luisinho pode, dependendo do entusiasmo do participante, durar todo um dia.

Funicular de Vallvidrera

Para se chegar lá utilizando transportes públicos é preciso paciência e tempo. A distância é grande e baldeações são necessárias. Com uma demanda menor de usuários, a frequencia média dos ônibus naquela região é em de 30 minutos.

Funicular de Vallvidrera

A “expedição” pode começar na estação da Plaça de Catalunya, ou na estação Diagonal servidas por metrô e por trens. Deve se procurar o acesso as plataformas da FGC e tomar o trem da linha S1 (direção Terrassa Rambla) ou o da linha S2 (Direção Sabadell Rambla) descendo na Estação Peu del Funicular.

Vallvidrera Superior

A estação Peu del Funicular é interligada com a do Funicular “Vallvidrera Estació Inferior”. O bilhete normal de transporte de Barcelona cobre todas as etapas. ( Um passe de 10 viagens, ou de 24 horas ou o Barcelona Card são bem úteis nessa hora). O funicular segue até a estação Vallvidrera Superior.

Temple Expiatori del Sagrat Cor, Tibidabo

Ainda não acabou: Respire o ar de montanha e curta o clima “cidade do interior” antes da próxima etapa da gincana que é pegar o pequeno ônibus de bairro. O prédio da estação fica em uma esquina. Ao sair, dobre a direita na mesma calçada. A parada da linha 111 fica a poucos passos. Pegue o ônibus e, agora sim: Desça na etapa final,a Plaça Tibidabo, ponto mais alto da cidade, com uma vista de tirar o fôlego.

Temple Expiatori del Sagrat Cor, Tibidabo

Ali fica a Igreja do Sagrat Cor. Na entrada principal, a Virgem de la Mercè, protetora de Barcelona, cercada pelos santos protetores da Espanha e da Catalunha. A Basílica funciona como pedestal para a estátua do Sagrado Coração de braços abertos sobre a cidade. Ao nível da rua fica a cripta com representações em mosaicos de santuários na Espanha.

Caminho para a Torre Colserolla

A Plaça Tibidabo é também o endereço do lendário Parc d’Atraccions del Tibidabo. Com mais de cem anos de existência oferece brinquedos tradicionais como montanha russa, casa de horrores os de tecnologia moderna que um bom parque de diversões pode oferecer, acrescidos de uma deslumbrante vista.

Torre Colserolla

Se você pretende visitar o parque, dê um tempo. Antes de entrar, dê um pouco mais de alimento ao seu lado “escoteiro mirim”. Ao lado Parque há um outro funicular. À direita deste, uma escada com dois lances que leva a uma estrada. Siga por esse caminho à direita (pelo “Cami de Vallvidrera al Tibidabo”) até o Mirador de la Torre de Collserola.

Torre Colserolla

Apesar de sem calçadas para pedestres, a estrada tem pouco movimento de veículos e indicações para facilmente se chegar lá. A caminhada, cerca de setecentos metros, é leve e demora pouco mais de cinco minutos.

Torre Colserolla

A Torre de Collserola é fantástica. Foi construída para melhorar as telecomunicações da cidade por ocasião dos Jogos Olímpicos de 1992. Essa espetacular e arrojada estrutura projeto de Norman Foster tem 288 metros de altura. O eixo central é sustentado por enormes cabos. Ela parece flutuar.

Elevador da Torre Colserolla

No décimo andar funciona um mirante com visão de 360 graus. O acesso é por um elevador panorâmico. A subida é emocionante. Como o piso é em grelha dá para ver o chão ficando cada vez mais longe. Dá medo, mas a sensação de ser um astronauta embarcando em uma nave é indescritível.

Mirador da Torre Colserolla

Para incrementar mais ainda o passeio, o retorno para a “civilização” pode ser por um caminho diferente: Ao invés de voltar para a parada do ônibus 111, pegue o funicular de Tibidabo cuja estação fica ao lado do Parque de Atrações. O trajeto termina na Plaça del Doctor Andreu.

Avinguda del Tibidabo

Desta mesma praça parte o nostálgico bonde Tramvia Blau,muito cotado entre turistas, e claro, com filas. O bonde com um bonito itinerário vai passar pela Avenida Tibidabo e suas mansões “modernistas”. A parada final é no início dessa avenida eternizada pelo romance “A Sombra do Vento” de Carlos Ruiz Zafon.

Avinguda del Tibidabo

O Funicular de Tibidabo e o Tramvia Blau não fazem parte da rede de transporte de Barcelona. As passagens precisam ser compradas à parte. Fique atento aos horários de funcionamento, pois variam em função das estações. Na dúvida, faça o passeio no fim de semana. Em caso de impaciência, a linha de (micro) ônibus 196 realiza o mesmo itinerário que o Tramvia Blau com a tarifa compreendida pela rede municipal.

Avinguda del Tibidabo

Para finalmente voltar ao ponto de partida, saindo da parada final do Tramvia Blau, atravesse a rua em frente, o Passeig de Sant Gervasi. No outro lado dessa rua fica o acesso a estação da FGC Avinguda Tibidabo. Pegue o trem da linha S7 e desembarque na estação Diagonal ou na Plaça de Catalunya – ambas com metrô.

La Rotonda, Avinguda del Tibidabo
Essa história comprida com um percurso idem pode ser encurtada. Da Plaça de Catalunya sai o Tibibus. Essa linha de ônibus funciona a partir das 11:00h nos dias em que o Parc d’Atraccions abre. A saida é na esquina com a Rambla de Catalunya, em frente ao prédio da ”Caja Madrid”. As passagens são vendidas a bordo. É mais simples e rápido, mas não tem a mesma graça.

Leave a Reply

Your email address will not be published.