Um turista em viagem quer ver tudo o que tem direito e, se possível, mais ainda. Alugar um carro é uma excelente alternativa quando se quer, de maneira independente e sem hora marcada, conhecer diversas cidades. Mas quando o destino escolhido é uma cidade grande e com permanência prolongada, a melhor opção é utilizar os transportes públicos.
Sem a preocupação de encontrar hotéis com garagem, vagas em estacionamentos, enfrentar engarrafamentos ou ter que descobrir as manhas do tráfego local, largar um pouco o volante é além de libertador, barato e ainda polui menos. Circular de metrô dá uma enorme agilidade, é confiável, abrangente e pontual.
Andar de ônibus é outra pedida igualmente interessante. Tem a imbatível vantagem de se poder admirar a paisagem, mas dependendo do horário escolhido, de condições climáticas ou de uma inesperada alteração no itinerário, pode acabar atrapalhando a programação.
Atualmente, a grande maioria das pessoas viaja levando seus inseparáveis Blackberry, Palm, iPhone, ou, Smartphone. Baixar alguns mapas de metrô antes da partida pode dispensar os de papel, que com o uso acabam ensebados, amarfanhados ou rasgados nas dobras, sem falar da chuva ou da neve. Não se corre o risco de esquece-los no bolso da roupa da véspera e não precisa ficar obstruindo o caminho das pessoas estudando mapas dentro das estações.
Existem diversos programas com essa finalidade, como o oferecido pelo nanika.net. A boa e velha Wikipédia pode ajudar a encontrar o nome das empresas de transporte nas diversas cidades. A grande maioria dessas empresas oferece em seus sítios acesso interativo aos mapas e versões para baixá-los ou imprimi-los. Alguns exemplos (e seus respectivos links):
Metrô de Istambul – clique em Haritasi (mapa)