A Holanda é um extraordinário exemplo da perseverança e engenhosidade humana ao ocupar um país cuja maior parte de seu território é plana e abaixo do nível do mar. Se ainda hoje é penoso construir em Amsterdam, que fica sobre terreno arenoso, imagine as dificuldades há quatrocentos anos atrás.
Imagem de domínio público, fonte Wikimedia, autor Gerrit van Arkel
Uma conhecida gravura de 1886 acima, mostra o os principais “arranha céus” em Amsterdam por volta de 1600. Todas as sete torres tem o dedo do arquiteto Hendrick de Keyser, que projetou quatro delas, restaurou a Oudekerkstoren e a Munttoren e acrescentou o relógio da Montelbaanstoren. Com exceção das duas primeiras à esquerda, a Haringpakkerstoren e a Jan Rodepoortstoren, demolidas no século dezenove, todas as outras ainda estão de pé, sendo que as duas últimas não visitáveis.
A Zuidertoren, terceira da esquerda, é parte integrante da Zuiderkerk. Outrora uma igreja, é atualmente ocupada pelo Centro de Informação Municipal com exposições permanentes e temporárias sobre o desenvolvimento urbano da cidade. O acesso a torre é pago e acontece no verão (abril a setembro) com visitas guiadas para até 15 pessoas a cada 30 minutos, de segunda a sábado entre 13h00 e 17h00. O endereço é Input Zandstraat 17, Zuiderkerkhof 72, perto da estação de metrô Nieuwmarkt, linhas 51, 53 e 54.
A quarta e mais alta das torres, é a Westertoren, no bairro Jordaan, junto da igreja Westerkerk. Por muito tempo a construção mais alta de Amsterdam, deixou no século 17 de pertencer à igreja para ser um posto de observação das brigadas contra incêndio. Com visitas guiadas para até seis pessoas de cada vez, funciona de abril a outubro, segundas a sábados das 10h00 às 18h00, e em julho e agosto até as 20h00. O endereço é Prinsengracht 281. A parada de tram mais próxima é a Westermarkt, linhas 13, 14 e 17.
A quinta torre é a Oudekerkstoren, na igreja mais antiga de Amsterdam, a Oudekerk. O acesso guiado a torre para grupo de até seis pessoas acontece a cada 30 minutos entre 13h00 e 17h00 nas quintas, sextas e sábados e durante os meses de verão. A Oudekerk fica no Red Light District, a parte mais antiga da cidade. O endereço é Oudekerksplein 23. A parada de tram mais próxima é a Dam, linhas 4, 9, 16, 24 e 25.
Montelbaanstoren, a sexta torre, foi construída para servir como defesa da cidade. É um dos raros vestígios remanescentes das antigas muralhas medievais e aparece em alguns dos quadros de Rembrandt que morava bem perto dali, na Jodenbreestraat 4, hoje um museu. É atualmente ocupada pela administração da empresa municipal de água e esgotos. Seu endereço é no canal Oude Schans,2. A parada de tram mais próxima é a Waterlooplein, linhas 9 e 14.
A última torre é a Munttoren, antigamente chamada Regulierstoren por ficar junto de um portal de acesso à cidade medieval, a Regulierpoort. Atualmente numa área bastante movimentada, no canal Singel, está próxima do famoso mercado flutuante de flores, o Bloemenmarkt. O endereço é Muntplein, 1 e a parada de tram mais próxima é a Muntplein, linhas 4,9,14,16, 24 e 25.
Uma observação adicional: Visitar as torres das igrejas envolve subidas por escadas íngremes. Até o topo da Zuidertoren com 75 metros de altura são 160 degraus e da Westertoren com 85 metros,186. Não consegui informações sobre a Oudekerkstoren, mas considerando que é a mais baixa do trio, com 67 metros e usando a regra de três, estimo que deva ter uns 145 degraus.