Uma abordagem elevada III

Compartilhe

Nem Freud explica a minha insistência em procurar lugares altos e mirantes para conhecer as cidades lá de cima. (Veja aqui e aqui também). ). Meu complexo de inferioridade prefere continuar procurando pontos de vista bem lá em riba para ter direito a vento na cara e altas fotografias. Para compensar esse desvio de conduta, procuro, na medida do possível, chegar a esses lugares de metrô para dar uma equilibrada na média das altitudes.

da Sagrada Familia, Barcelona

Admirar o Bairro de Eixample em Barcelona com seu perfeito traçado das ruas, seus lindos prédios “Modernistas” e de quebra o Mediterrâneo ao fundo é o brinde dos que visitam a Igreja da Sagrada Família, símbolo da cidade e da genialidade de Gaudi. É preciso ter paciência, pois uma vez dentro da igreja o acesso às torres é por elevador, quase sempre com uma fila comprida e demorada. A descida é por escada.

Sagrada Familia, Barcelona

O Templo Expiatório da Sagrada Família fica na Carrer de Mallorca 401. Funciona de outubro a março das 9.00 às 18.00h. De abril a setembro, das 9.00 às 20.00h. Nos dias 25 e26 de dezembro e 1 e 6 de janeiro, das 9.00 às 14.00h. Para chegar lá de metrô, desça na estação Sagrada Família, servida pelas linhas 2 e 5.

do Museu das Ciências Príncipe Felipe, Valencia

Um ponto privilegiado para observar os modernos prédios construídos após a recuperação urbana de Valencia na Espanha, que ocorreu nos anos 90 e antigo leito do Rio Turia, é o Museu das Ciências Príncipe Felipe, “onde é proibido não tocar”. O museu faz parte da impressionante Cidade das Artes e das Ciências, projetada por Santiago Calatrava para sua cidade natal.

Museu das Ciências Príncipe Felipe, Valencia

O Museo de las Ciencias Príncipe Felipe fica na Autopista del Saler, 7, na Ciutat de les Arts i les Ciències. Funciona de 1 de janeiro a 30 junho e de 13 de setembro a 31 de dezembro das 10 às 19h. De 1 de julho a 12 de setembro, das 10 às 21h. Para chegar lá de metrô, a estação mais próxima é a Alameda, servida pelas linhas 3 e 5, e em seguida, uma boa andada de quase 20 minutos. O ônibus da linha 95 é mais prático: passa bem em frente à entrada. Para quem sai do Centro Antigo, há uma parada na Plaça Porta de La Mar, próxima ao Palácio da Justiça.

da Fortaleza de Rumeli, Istambul

Observar o incessante tráfego de navios cargueiros indo ou vindo do Mar Negro pelo estreito de Bósforo com direito à ponte Fatih Sultan Mehmet e ver a Ásia do outro lado, são alguns benefícios agregados a uma visita à Fortaleza de Rumeli em Istambul na Turquia.

Fortaleza de Rumeli, Istambul

A Fortaleza de Rumeli fica na Tarabya Yenikoy Caddesi, 42. Abre de quinta a terça feira das 9:00h até 16:30h. A melhor maneira de chegar lá é de taxi ou de ônibus, ou ir de metrô à Praça de Taksim e de lá escolher uma dessas opções. A visita eu já expliquei tintim por tintim aqui

da Acrópole de Atenas

Ter Atenas a seus pés é um privilégio dos deuses. Para atingir a perfeição só faltava poder ver também o belo Mar Egeu. Mas isso não rola não: A orla fica bem longe. Mas convenhamos, visitar a Acrópole é algo que cala fundo na biografia de qualquer um.

Acrópole de Atenas

A Acrópole de Atenas funciona das 8:30 às 15h de 1 de novembro a 31 de março. De 1 de abril a 31de outubro, das 8 às 19:30h, sendo que as segundas das 11 às 19:30. Tem acessos pela Praça de Monastiraki, (estações de metrô Monastiraki ou Thissio na linha 1) ou – o caminho mais suave – próximo à estação Akropolis na linha 2.

do Duomo de Florença

Ver Florença na Itália do alto é coisa muito séria. É preciso um bocado de coragem para subir pelas estreitas escadas que levam até o topo do imenso domo da Basílica de Santa Maria dei Fiore, obra do grande Bruneschelli. Como brinde, a visão do campanário, obra de Giotto, outro mestre peso-pesado.

Duomo de Florença

Santa Maria dei Fiore fica na Via della Canonica, 1. O domo pode ser visitado de segunda à sexta das 8:30 às 19h. Aos sábados das 8:30 às 17:40h. Felizmente Florença não tem metrô, o que quase obriga o visitante a percorrer essa parte da cidade a pé. Não conheço ninguém que tenha sofrido por isso.

Templo Expiatório da Sagrada Família:

http://www.sagradafamilia.cat/docs_serveis/informacio.php

Museu das Ciências Príncipe Felipe:

http://www.cac.es/museo/

A Acrópole de Atenas:

http://odysseus.culture.gr/h/3/eh355.jsp?obj_id=2384

Fortaleza Rumeli em Istambul:(emturco)

http://www.gbg.bonet.se/osmanli/kultur/eserler/rumelihisar.htm

Catedral de Florença:

http://www.operaduomo.firenze.it/opera/

Leave a Reply

Your email address will not be published.