A incomum Rotonda da Via Besana em Milão

Compartilhe

Sendo um dos maiores centros financeiros e industriais na Europa, a cosmopolita Milão, no norte da Itália, costuma ser mais procurada por quem se interessa por moda, design e compras. Mesmo não tendo tanto apelo turístico como Roma, Veneza ou Florença esta rica cidade é capaz de oferecer atrações culturais de grande qualidade e para quem se dispõe a conhecê-la mais a fundo, recantos bastante originais.

Rotonda della Besana

O Centro Histórico de Milão é uma curiosa mistura de bonita arquitetura antiga com o cotidiano dinâmico da cidade. A enorme quantidade de pessoas circulando freneticamente destoa do ritmo habitualmente lento de um turista que, querendo dar uma respirada, não imagina que exista um local sossegado relativamente próximo da Piazza del Duomo. E deixa de conhecer a curiosa Rotonda da Via Besana.

Rotonda della Besana

A Rotonda della Besana é quase uma brincadeira de “dedal à vista”. Bem no centro da rotatória entre as vias Enrico Besana, San Barnaba e Viale Regina Margherita, uma sisuda edificação com altos muros de tijolos passa quase despercebida. Quem olha de fora não faz ideia de que em seu interior se esconda um elegante e acolhedor jardim, um inesperado refúgio verde e tranquilo no meio de tanto tráfego de veículos.

Rotonda della Besana

Apesar do pouco atraente revestimento externo, a Rotonda della Besana com uma colunata circular envolvendo os jardins interiores é uma originalíssima construção do século dezoito que apesar de ter ficado por um bom tempo abandonada, resistiu e oferece um tranquilo e belo oásis tão perto da confusão do centro de Milão.

Rotonda della Besana

Inaugurada em 1695 já teve diversas funções. A primeira como cemitério, o “Foppone”, para os pobres que morriam no então próximo Hospital Cà Granda, hoje ocupado pela Università Statale. Tendo depois como servido como lavanderia e depósito do hospital e quartel, a Rotonda della Besana foi vendida no século 20 para a municipalidade que depois de trabalhos de restauração tornou a área pública.

Rotonda della Besana

No centro da Rotonda della Besana, a antiga igreja de San Michele ai Nuovi Sepolcri em formato de cruz grega e cúpula com oito lados depois de dessacralizada ainda funcionou como um anexo do hospital para doentes infecciosos. Por um bom tempo já pertencendo à cidade, foi usada como espaço de exposições e eventos culturais.

Rotonda della Besana

Desde início deste ano, a Rotonda della Besana, se tornou um centro cultural infantil, sediando o Museu da Criança, com brincadeiras, atividades e exposições temporárias. Com a proposta de trazer projetos culturais e artísticos inovadores voltados para o público infantil entre 3 e 12 anos, apesar do ingresso um pouco caro, é uma boa alternativa de passeio para os que viajam com pequenos.

Rotonda della Besana

A Rotonda della Besana é um lugar tranquilo e totalmente incomum em Milão que vale a pena ser conhecido. Com acesso gratuito, os jardins funcionam todos os dias a partir das sete da manhã até o escurecer. Situada na Via Enrico Basana 12, tem a entrada na altura da esquina desta com a Via San Barnaba. Quem está na Piazza del Duomo chega lá rapidamente tomando na Via Giuseppe Mazzini o tram da linha 12, direção Cacciatore delle Alpi ou o 27 direção Ungheria descendo na parada Corso Porta Vittoria-Savare. A opção de seguir a pé passando pela bonita fachada do antigo hospital e pelo Giardino della Guastalla pode também render um passeio diferente e agradável.

Leave a Reply

Your email address will not be published.