Cititú prá lá de barato (II) – Berlim

Compartilhe

Quem está apenas de passagem por uma cidade, ou nela permanece por pouco tempo, sabe que não poderá visitar todos os pontos turísticos. Terá que abrir mão de alguns e vai tentar conhecer o que der, mesmo que de forma superficial.

Brandenburg Tor

Ruim? Sem dúvida! Porém, é preferível passar seis horas (ou até menos) passeando por uma cidade tão interessante como, por exemplo, Berlim, do que sequer sair do aeroporto sem nada ver. Serve para aguçar o apetite e programar uma futura visita.

Siegessäule em Tiergarten

A maioria das cidades cotadas como destinos de viajantes, dispõe de serviços de city tours. É uma opção simples e cômoda, sob medida para os que estão dando um tempo entre a conexão de dois vôos, pessoas idosas ou com dificuldade de locomoção, ou mesmo reles preguiçosos.

Unter den Linden e ônibus 200

A fórmula é basicamente a mesma: Você compra um passe, que pode ser de 24 horas ou mais (normalmente rola um desconto para maior quantidade de dias) e pode desembarcar de um e embarcar no seguinte tantas vezes quanto queira. O itinerário desses ônibus contempla a maior parte das atrações turísticas. Não é caro, mas também não pode ser chamado de barato.

Potsdamer Platz

Caso você esteja na Alemanha, especificamente em Berlim, nem tire esses dois dígitos em euros do bolso: A maior parte dessa grana poderá ser utilizada de forma mais nobre. A rede pública de transportes de Berlim brinda seus visitantes com as linhas 100 e 200 que passam pelas principais atrações turísticas da cidade. Um bilhete simples de viagem (“Einzelfahrschein”) para as zonas A e B custa menos que cinco euros.

Reichstag

Ambas as linhas saem da estação Zoologisch Garten. Os ônibus são climatizados, com dois andares, oferecem acessibilidade para cadeirantes e a frequência média é de dez minutos nos dias úteis. A rota do 100 (itinerário aqui) segue pelo lado norte do Tiergarten passando pela Coluna da Vitória, pelo Palácio Bellevue e pelo Reichstag. A 200 (itinerário aqui) vai pelo sul de Tiergarten contemplando a Potsdamerplatz, o bairro das embaixadas e a parte oriental da cidade.

Gedächtniskirche

Se você vai ficar por lá por um dia inteiro, pode até ser interessante o “Tageskarte”, bilhete de 24 horas, que dá direito a utilizar todos os meios de transporte urbanos até as três horas da manhã do dia seguinte. Caso você esteja em grupo, considere o bilhete de 24 horas “Kleingruppenkarte” que pode ser usado por até cinco pessoas viajando juntas.

Zoologischer Garten

Se sua programação é meramente um “rolê” e não inclui embarques e desembarques para visitar atrações, pegue os mesmos euros do “City Sightseeing” e os utilize assim: Compre uma passagem unitária de transporte urbano para passear em Berlim no ônibus 100 ou 200, pague a entrada de um museu e experimente um sensacional “currywurst mit pommes” (em uma barraquinha de rua).

Leave a Reply

Your email address will not be published.