Villa Savoye e Versailles – Bate volta 2 em 1 de Paris

Compartilhe

Villa Savoye

Sempre que viajamos em grupo o roteiro é escolhido por consenso. Como nunca conseguimos excluir Paris (ôba!), acrescentamos um bate-e-volta para dar um sabor extra à temporada na cidade. Numa dessas férias, havia uma facção que queria ir ao já conhecido Château em Versailles, e outra que gostaria de conhecer a Villa Savoye em Poissy. Para fazer todos felizes, resolvemos ir aos dois.

Château de Versailles

Apesar de bastante próximas as duas cidades (19 quilômetros), não havia ligação direta por trens: seria preciso voltar da primeira à Paris e de lá partir para a segunda. Uma enorme perda de tempo: teríamos que dividir o passeio em dois dias distintos ou arranjar em Poissy um taxista disposto a nos levar até Versailles. Inconformada com as alternativas pesquisei até encontrar o elo perdido: um ônibus intermunicipal.

Villa Savoye

O passeio ficou muito legal porque tivemos a oportunidade de em um único dia conhecer duas significativas atrações, com propostas prá lá de contrastantes.

Château de Versailles

Foi uma viagem no tempo conhecer em Poissy a moderna, sucinta e minimalista Villa Savoye, obra emblemática do grande arquiteto Le Corbusier e, em seguida, o opulento Château em Versailles, símbolo máximo da monarquia francesa.

Villa Savoye

Para dar conta do recado, foi preciso acordar relativamente cedo. O tempo foi suficiente para visitar com calma as duas atrações. Sabendo que Villa Savoye era pequena, e o castelo mais os jardins de Versailles o oposto, escolhemos começar pela primeira.

Fizemos assim:

1) Às nove da manhã pegamos em Paris o trem expresso regional RER linha A5, na estação Chatelet-Les Halles até a cidade de Poissy com viagem de 30 minutos. A estação do RER em Poissy fica na mesma rua da Rodoviária “Gare Sud/Saint Exupéry”. Dali pegamos o ônibus das 9:47h da linha 50, destino “La Coudraie” e saltamos na parada “Villa Savoye” (a quinta depois da rodoviária). A passagem foi comprada com o motorista e a viagem durou 10 minutos. Chegamos bem na hora da abertura Villa Savoye.

Villa Savoye

2) Saindo de lá, atravessamos a rua e esperamos na parada um ônibus da mesma linha, só que no sentido contrário (pegamos o das 11:47h). Novamente no Terminal Rodoviário, tomamos o ônibus da linha 9. Embarcamos no das 12:13h – burrice nossa, pois o ônibus parava exatamente no mesmo local onde descemos ao chegar a Villa Savoye – nem precisava ter voltado à Rodoviária. A passagem foi também comprada com o motorista e a viagem durou cerca de 40 minutos. Saltamos em Versailles, na parada Europe, em frente à entrada do Château.

Château de Versailles

3) Antes de entrar, fizemos um pit stop para almoço e dedicamos o resto da tarde ao Château e seus imensos jardins.

4) O retorno a Paris foi moleza. As alternativas:
– RER C5 – Na Gare Versailles Rive Gauche (a mais próxima do Château) destino Saint-Michel-Notre Dame em Paris, viagem de 40 minutos;

– Trem Transilien SNCF – Na Gare Versailles Rive Droite – destino Gare Saint Lazare em Paris, viagem de 30 minutos;

– Trem Transilien SNCF – Na Gare Versailles Chantier (a mais distante do Château) – destino Gare Montparnasse em Paris, viagem de 25 minutos;

– Ônibus linha 171 (que número!) Na Place des Armes, Avenue de Paris, em frente à entrada do Château – destino Porte de Sèvres em Paris, última estação do metrô linha 9, viagem de 30 minutos.

Château de Versailles

Para quem visita Paris, não tem tempo ou vontade de sair da cidade, mas gostaria de conhecer uma obra de Le Corbusier e um castelo, pode considerar visitar a Villa La Roche, outro projeto do famoso arquiteto (post aqui) e o Château de Vincennes (veja como, neste post). Abaixo alguns sítios úteis para quem pretende fazer o bate e volta Poissy+ Versailles:

Villa Savoye: http://www.villa-savoye.fr/

Château de Versailles: http://www.chateauversailles.fr/homepage

Simulador de viagens e horários de trens regionais e RER: http://www.transilien.com/itineraire/rechercheitineraire/init

Horário do ônibus 50, Rodoviária de Poissy-Villa Savoye: http://www.transdev-idf.com/horaire-ligne-50_poissy-poissy_aval_2_rives_de_seine_015

Horário do ônibus 9, Poissy-Versailles: http://www.transdev-idf.com/horaire-ligne-express_9-poissy_aval_2_rives_de_seine_015

Horário do ônibus 171, Versailles-Paris: http://www.ratp.fr/informer/pdf/orienter/f_horaire.php?fm=gif&loc=bus_banlieue/100&nompdf=171

36 thoughts on “Villa Savoye e Versailles – Bate volta 2 em 1 de Paris”

1. Muito legal essa idéia de combinar dois monumentos tão diferentes.

2. Foi bom também porque escolhemos um monumento pequeno e um grande:deu para fazer os dois com calma. Ajudou muito serem ambas as cidades próximas à Paris.

3. Obrigada. Escrever para o blog é uma tarefa divertida. Montar esse passeio deu muito trabalho, mas fazê-lo foi compensador.

4. Era exatamente isso que eu precisava! Muito interessante a dica. Faço arquitetura e foi um grande achado esse roteiro!
    Parabéns! E muito obrigada!

5. Oi Nathalia,
    Na época foi uma luta descobrir uma ligação entre as duas cidades utilizando transporte coletivo. Perto de Paris há também um outro passeio com esse mesmo tipo de proposta e também bastante interessante: Visitar em um mesmo dia a Catedral da Ressureição em Evry (projeto de Mario Botta) e o Château de Fontainebleau. Ainda conto essa história em um post…

6. Muito obrigada pela ajuda! Todas estas informaçoes vão nos ajudar muito!

7. Oi Giovanna,
    Que coisa boa saber que estou sendo útil!
    Faça uma excelente viagem e na volta, conte se tudo correu direitinho.

8. Muito obrigado, Monica!
    Fiz exatamente a mesma coisa que você há alguns dias! Li seu blog e anotei as informações! Valeu super a pena!
    Abraços,
    Vitor.

9. Oi Vitor,

Obrigada pelo retorno.

Estou planejando escrever um novo post mostrando outro bate e volta permitindo ver no mesmo dia arquitetura contemporânea e antiga. Não querendo estragar a surpresa, adianto que uma das partes é a fantástica Catedral da Ressureição de Mario Botta em Évry combinada com um conhecido castelo, muito visitado por quem está em Paris.

Reserve uma vaga no roteiro da sua próxima viagem a Paris.

10. Oi Mônica,
    Obrigada pelas informações. Estou querendo muito conhecer a Vila de Savoye, dei uma olhada no site oficial e pelo que eu entendi tem que fazer reserva para visita-la, você chegou a fazer algo, ou simplesmente foi lá?
    Desde já muito obrigada pela ajuda,
    Bjs

11. Mônica!
    Você é um anjo!! Eu já estava pensando em como convencer meus pais a ir a Villa Savoye. Sou arquiteta e dou aulas na Universidade Mackenzie, não poderia deixar de ir a Poussy – seu roteiro tão precioso nos detalhes foi um achado!! Muitíssimo obrigada!

12. Oi Mônica, você tinha razão. Eu fui hoje lá, fiz tudo como você recomendou e não teve erro, amei a visita! 😀
    Muito obrigada pela atenção e parabéns pelo post, se não fosse por ele, eu não teria chegado lá.
    Beijos

13. Cláudia,

O truque de combinar no mesmo passeio arquitetura tradicional com contemporânea é algo que agrada a todos os paladares, é democrático e ninguém recusa. Que bom que funcionou com sua família.

14. Querida,

Só tenho que agradecer muito o post.
    Faremos este caminho amanhã! Muito Obrigada!!!!

Beijos!

Giselle

15. Giselle,

Mensagens como a sua são um tremendo incentivo.
    Espero que dê tudo certo.

16. Monica,

Adorei a idéia, como muitos por aqui sou arquiteta, e conhecer a villa Savoye será mágico!! Mas fiquei me perguntando se daria para fazer o roteiro inverso? ir primeiro até versailles e depois à poissy? Você saberia me informar alguma coisa sobre isso?

Obrigada

17. Taciana,

Programei o passeio nesta ordem para que depois de visitar o Castelo de Versailles, que já conhecia, pudesse circular pela cidade sem limites de horário. Villa Savoye é infinitamente menor e não precisa de acréscimo de tempo. Já conhecia Versailles, e queria ter tempo livre para, com calma, explorar os jardins e a cidade.

Nada impede que você inverta a ordem do passeio. Dependendo de onde está hospedada dá para sair de Paris de Saint-Michel(RER C) ou de Montparnasse ou Saint-Lazare de trem.

18. Morganna,

O programa duplo é simples, barato e, para quem acordou cedo, ainda dá para tirar um cochilo sem preocupações no ônibus para Versailles – É a última parada.

Aproveite!

19. Oi, Mônica. Suas dicas foram incríveis e serão super úteis na minha visita à Paris. Você se recorda dos preços dos ônibus e trens? Desde já muito obrigada!

20. Dora,

Visitando o sítio da empresa de ônibus descobri que nesta nova versão ficou faltando informações sobre tarifas. Lembro que na época em que lá estive, 2009, a viagem de Poissy a Versailles custou um pouco mais que quatro euros. O ônibus da Gare do RER de Poissy até Villa Savoye tinha valor semelhante a um bilhete unitário em Paris.

Com relação aos trens locais, com a ajuda do simulador da SNCF para a região de Île-de-France as pesquisas são bastante simples: Além de tarifas pode ser usado para planejar rotas e consultar horários. O endereço: http://www.transilien.com/tarif/tarif/init

21. Adorei a ideia!! Conseguiu fazer um roteiro perfeito pra um dia que sobrar em paris, principalmente pra um estudante de arquitetura (como eu hehe). Na minha visita a paris quero fazer e queria saber se o ticket diário Mobilis e também o de jovem seriam boas opções para a viagem do dia, se eles são aceitos nesses ônibus dentro de poissy e de poissy ate versailles. Obrigada!

22. Thamires,
    A grande maioria das pessoas que visita Paris ( e que circula basicamente dentro da cidade) opta por comprar passes de transporte abrangendo as zonas 1-2. Se você está pretendendo fazer um bate e volta a Poissy (outra cidade) em um dos dias de sua estada, compre apenas nesta data o passe abrangendo as zonas 1-5.

Embora tenha pesquisado, não obtive a confirmação absoluta que o passe é valido também para os ônibus em Poissy. – Aparentemente sim, pois segundo o sítio da RATP, as exceções mencionadas não coincidem com sua viagem. Confira aqui: http://www.ratp.fr/en/ratp/c_21148/mobilis/

Não sei qual será o tempo de sua permanência em Paris. Se o período for de uma quarta feira a um domingo, considere comprar o passe semanal para as zonas 1-2. No dia da visita vá e volte de metrô até La Défénse, comprando e tomando lá o RER A5 (zona 3) até Poissy (zona 5) e também arcando com as passagens de ida e volta no ônibus local da linha 50.

O passe Mobilis de 1 dia para as zonas 1-2 custa hoje 6,80EUR. Em 5 dias daria um total de 34,00EUR. Caso opte por um passe semanal, o Navigo Decouverte (de segunda à meia noite de domingo) a despesa ficaria em 20,40EUR para as mesmas zonas. Veja aqui: http://www.ratp.fr/fr/ratp/c_21137/forfaits-navigo-mois-et-semaine/

Sempre que posso uso este passe, uma verdadeira barganha, mas que demanda:

um custo inicial de 5,00EUR para comprar o cartão magnético que receberá a carga para uso durante a semana e que pode ser guardado para futuras viagens (o kit vendido nas bilheterias das principais estações vale por 10 anos);

– uma foto 2,5×3 que pode ser levada impressa (ou recortada de uma 3×4) de casa;

– O passe que começa a valer em uma segunda feira é vendido até a meia noite da quinta podendo ser utilizado até o domingo. Se a compra for feita na sexta, ele só poderá ser utilizado a partir da semana seguinte (na segunda feira)

23. Oi, Mônica, tudo bem?
    Vou a Poissy junto com o meu marido, que vai a trabalho, e estou pesquisando tudo sobre a cidade e achei as suas dicas. Nunca fui à Paris, meu francês é péssimo, inglês então…você acha que dá para eu circular sozinha entre Paris e Poissy via trem? Pq são 05 dias e não quero ficar só em Poissy, quero conhecer Paris também! Obrigada. Bjs

24. Olá, Priscila

Mesmo com pouco francês dá para se virar em Paris e em qualquer lugar no mundo. A boa e velha linguagem corporal será uma grande ajuda.

Poissy é ligada a Paris pelos trens normais da empresa SNCF até a estação Saint-Lazare, (perto do Teatro Opéra, das famosas lojas Galeries Lafayette e Printemps além da bonita igreja La Madeleine) e pelo trem expresso RER A com cinco estações dentro da cidade de Paris a poucos passos de atrações interessantes, como Charles de Gaulle-Étoile, Auber ou Châtelet-Les Halles ou ligadas a convenientes linhas do metrô como Gare de Lyon ou Nation.

Para sua tranquilidade, a volta será sempre sem erros, posto que Poissy é a estação final do trem RER A5 – só precisa prestar atenção na direção que a composição segue. Você poderá ir a qualquer lugar em Paris e no fim do passeio encontrar uma linha de metrô que a leve a uma das 5 estações mencionadas. O serviço do metrô é diferente do RER e apesar do mesmo “endereço”, os acessos, torniquetes, estações e plataformas não são os mesmos. A sinalização é bastante clara. Um detalhe: os torniquetes de saída do metrô são sem bloqueios – é só empurrar. Já para sair de uma estação do RER, será preciso inserir o bilhete para permitir sua liberação.

Para comprar as passagens faça as contas para ver o que é mais vantajoso: Um passe de um dia (o Mobilis) abrangendo as zonas 1 a 5 (a de Poissy) ou 2 passagens (ida e volta de RER) da zona 5 a 1 mais um passe diário com viagens ilimitadas para as zonas 1 e 2 em Paris. Há também a alternativa das passagens (5 zonas) de ida e volta de RER (ou trem) de Poissy a Paris mais um carnê com 10 viagens unitárias dentro da zonas 1-2 (20% mais barato que 10 bilhetes separados) que podem ser usadas em dias diferentes, caso você não pretenda fazer muitos deslocamentos de metrô nos dias em que for a Paris. Todos os bilhetes são vendidos em máquinas de autoatendimento nas estações (Utilize as verdes – não as roxas, que são para recarga). O pagamento é feito em moedas (dá troco, sim) ou com um cartão de crédito internacional com chip.

Com um mapa da cidade e dos transportes é muito fácil se deslocar por toda a cidade – a rede é enorme. Procure ter anotado no celular (ou por escrito) o nome e endereço dos lugares que pretende visitar, para um eventual pedido de ajuda e não saia de casa sem saber os úteis bom dia, por favor, obrigada, com licença e até logo em francês.

Não perca a oportunidade de conhecer esta cidade espetacular.

25. Oi, Monica!
    Muito obrigada pela atenção. Você foi mais que sensacional!!! Estou com frio na barriga com a possibilidade de me perder, mas vou arriscar. Vou fazer um roteiro minucioso e aproveitar!
    Depois venho comentar como foi rs.

Um big beijo

26. Obrigada, Priscila

É precisamente este “frio na barriga” que acende minha vontade de viajar. O planejamento além de evitar desperdício de tempo permitindo visitar e ver mais coisas, dá a segurança para curtir um desvio inesperado.

Não esqueça de pesquisar os horários de funcionamento das atrações para evitar dar com a cara na porta do Museu do Louvre em uma terça-feira, por exemplo.

Vá com fé e conte como foi quando voltar

27. Monica, espero que me ajude com algumas dúvidas relacionadas a esse passeio…

Irei para Paris no inverno e já de cara pergunto se há alguma restrição entre os monumentos para a visitação.
    Segunda pergunta é com relação ao passeio, quanto tempo em média você gastou e o valor de passagem até Poissy e até Versalhes. Passarei um dia inteiro em Paris e priorizarei outras coisas no centro até porque serei o único interessado em Savoye (tem algum segredo para convencer quem não que ir?).
    Assim como o tempo e a grana são curtas queria essas dicas.

28. Luiz Henrique,
    Apesar dos parque e jardins fecharem mais cedo, os museus e monumentos funcionam nos horários habituais. No auge do inverno os ingressos online para a Torre Eiffel são vendidos apenas até o segundo andar. Se as condições climáticas estiverem favoráveis no dia de sua visita, é possível pagar lá mesmo o suplemento até o topo. Não esqueça que os dias são mais curtos.

A viagem no RER-A de Paris até Poissy, partindo da estação Charles de Gaulle-Etoile, por exemplo, abrange 5 zonas. A passagem custa atualmente pouco mais de cinco euros. Caso você tenha comprado previamente bilhete de transporte urbano, vale economizar tornando o metrô da linha 1 até a estação Lá Defense-Grande Arche. Apesar de ficar na zona 3, está compreendida na passagem do metrô para as zonas 1-2. De lá, tome o RER entre as zonas 3 e 5. O valor desse trecho é pouco menos que 3,50 EUR.

Não consegui obter a confirmação do valor da passagem do ônibus 50 entre a estação do RER em Poissy e a Villa Savoye nem o da linha 9 “Express” para Versailles, porém imagino que a primeira seja semelhante ao do bilhete unitário em Paris, menos de dois euros e a segunda abaixo de cinco euros.

A viagem do RER Paris – Poissy leva 30 minutos, o ônibus da Gare de Poissy a Villa Savoye 15 minutos e o ônibus da parada “Lycee-Le Corbusier” até Versailles 30 minutos. E preciso considerar também o tempo de espera para os transportes.

Quanto a convencer alguém a nos acompanhar, meus métodos não são lá muito ortodoxos: Ameaças e chantagem emocional podem ser uma forma rápida… Que tal convidar para conhecer “mais uma cidade francesa”?

Boa viagem.

29. Olá, boa tarde, você sabe se teria este onibus da linha 9 em Poissy para o Castelo? Obrigada.

30. Olá, énecessário agendar visita à villa savoye? obrigada

31. Olá Daiane,

Visitas independentes não precisam marcação. O agendamento é solicitado apenas nas acompanhadas por guias.