Dotes Paranormais

Compartilhe

O que vou encontrar em uma cidade pequena na Europa? Foi a pergunta de um amigo na iminência da primeira viagem ao exterior pedindo opiniões sobre o roteiro. Com nove dias para conhecer duas importantes capitais, sendo quatro para bate-volta no interior, soube que sua prioridade era visitar museus. Mesmo pessoalmente apreciando localidades pequenas, percebi o desequilíbrio do plano e para provocar uma reflexão, inventei uma cidade imaginária. Confira os atributos:

Esslingen am Neckar, Alemanha

Tá indo prá Europa? Planeja visitar uma cidadezinha encantadora, tão pequena que a população se reúne no fim do ano na quitinete do prefeito? Por acaso fica no interior do interior, fora do circuito turístico e que apenas você e outros onze sabem da existência?

St Paul de Vence, França

Deixe ver se adivinho…. Essa charmosa cidade é serpenteada por um belíssimo rio, principal ponto de escoamento da produção local. É dele que parte um agradável tour de 50 minutos com comentários em três línguas e que permite fotografar de um ângulo absurdamente favorável a bucólica “Pequena Veneza”?

Chartres, França

Este rio é cortado por simpáticas pontes, sendo que a mais antiga, no centro da cidade, é a mais elaborada. Na altura do vão central, há uma placa com a efígie e o relato dos feitos do lendário, nobre e rico fundador da cidade. Consta que dá sorte passar a mão na placa – é por isso que o nariz do moço está sempre douradinho. Tem disso lá?

Pont Jacques Gabriel, Blois, França

No alto da colina fica o imponente castelo de (nome da cidade), visível de qualquer ponto da região. Sua construção foi cercada de lutas e polêmicas. Reza a lenda que foi um dos refúgios preferidos de determinado rei quando escapulia da corte. A visita, obrigatória, inclui os remanescentes vestígios da muralha medieval.

Anghiari, Itália

Circular pelo antigo centro histórico com suas estreitas ruelas medievais é imperdível. É lá, na praça principal que estão a estação de trens, o antigo mercado e a catedral em estilo gótico, bombardeada durante a guerra, hoje primorosamente restaurada, com um interessante museu de arte sacra. Em frente a ela, aos domingos, acontece a feira de antiguidades.

Chartres, França

Vou arriscar mais: Embora um pouco afastada, vale conhecer a Ponte Nova, o mais recente trabalho de um renomado arquiteto. Com estrutura inovadora, surpreendendo pela simplicidade e linhas despojadas, este projeto premiado é motivo de orgulho de parte da população local. Para o desprazer dos moradores que a repudiam, ultimamente a ponte vem atraindo visitantes de todo o mundo para ver a “única atração da cidade”.

Girona, Espanha

E aí, acertei? Só falta você me contar o nome da cidade, para eu conferir se é a mesma que está aqui na minha bola de cristal líquido.

Monteriggioni, Itália

De volta para casa meu amigo, agradecido pela ideia de fazer um único bate-volta, conta que riu bastante ao lembrar de minhas palavras. Apesar de ter adorado o passeio, pode conferir praticamente todos os detalhe na descrição de uma cidade imaginária que nunca visitei. Disse também, que devolver três dias para as cidades maiores foi a melhor decisão da viagem, e que, já planejando as próximas férias, estava à procura de uma pequena localidade nos mesmos moldes, desta vez com ponte de arquiteto famoso.

Leave a Reply

Your email address will not be published.