Casa de l´Ardiaca – Um caso de coração cativo

Compartilhe

Casa de l' Ardiaca

A primeira impressão é a que fica. Estava eu visitando Barcelona, que ainda não conhecia. Como tinha apenas cinco dias para aproveitar a cidade organizei um roteiro bastante ambicioso e, claro, cansativo. Barcelona é uma cidade perigosamente atraente. Você começa a andar e descobre uma coisa interessante. Vê outra adiante e mais outra. Quando se dá conta, já percorreu quilômetros, percebe o cansaço, mas não consegue parar.

Casa de l' Ardiaca

O dia destinado ao Bairro Gótico envolveu uma longa caminhada na Rambla, na orla, no píer, e visita a dois museus. Já tinha estado na Igreja de Santa Maria del Mar, percorrido diversas ruas estreitas e estava saindo da Catedral, visita por sinal emocionante, pois esperava uma catedral enorme nos moldes espanhóis, e encontrei uma igreja relativamente pequena e simples, mas com alma. A próxima parada seria a Casa de l’ Ardiaca, ali bem perto.

Casa de l' Ardiaca

A essa altura meus pés já estavam em petição de miséria, mas ninguém estava pensando em parar. Outro lindo exemplo de simplicidade. A casa de l’ Ardiaca ou Casa Arquidiocesana foi residência da alta hierarquia eclesiástica desde o século XII. Foi construída em cima de ruínas das muralhas romanas e já sofreu diversas reformas e alterações, daí a mistura de estilos de épocas diferentes. Atualmente é onde são guardados os arquivos históricos de Barcelona.

Casa de l' Ardiaca

Dentro há um pátio que é um pequeno claustro com colunas em estilo renascentista. No centro uma também pequena fonte gótica. O dia estava bastante quente e foi um alívio entrar naquele agradável ambiente com uma temperatura tão refrescante.

Casa de l' Ardiaca

Uma escadaria leva ao terraço superior que é uma varanda que transporta a gente para o tempo de Romeu e Julieta (assumindo que eles existiram). A parte de trás da Casa de l’Ardiaca é uma parede que sustenta um pedaço da muralha romana de Barcelona, e na frente dá para ver a lateral da Catedral de Barcelona.

Casa de l' Ardiaca

Foi aí que começou uma música quase celestial. Olhando da mureta vi lá embaixo na rua um rapaz tocando um instrumento musical que parecia um disco voador. Nunca tinha visto ou ouvido nada semelhante. Pesquisei e descobri que se tratava de um hang: (Ouça aqui ) Fui invadida por uma absurda sensação de felicidade e de paz, e aí sentei ali mesmo no chão para aproveitar aquele momento único.

Casa de l' Ardiaca

Esta é uma recordação muito querida em minha vida. Quando passo por uma situação de cansaço ou abatimento procuro me transportar para aquele dia especial, e parece que as coisas melhoram. Acho que é por isso que gosto tanto de Barcelona. Sempre que posso dou um jeito de voltar à cidade e dar uma passada na Casa de l´Ardiaca.

Casa de l' Ardiaca

Uma curiosidade: Do lado de fora, junto à porta existe uma caixa de correio de autoria do arquiteto modernista Lluis Domenech i Muntaner. Ela é uma pequena piada. As pombas representam o sonho de uma entrega rápida e a tartaruga embaixo lembra que o serviço postal não é bem assim. A Casa de l’ Ardiaca fica no Barri Gòtic na Carrer de Santa Llúcia,1. Abre de 1 de setembro a 1 de julho das 9:00 às 20:45h, aos sábados das 9:00às 13:00h. De 2 de julho a 31 de agosto de segunda a sexta das 9:00 às 19:30h.


Mais informações sobre a Casa de l´Ardiaca:

http://w3.bcn.es/XMLServeis/XMLHomeLinkPl/0,4022,495525130_827793519_3,00.html

Ouça o mavioso som do instrumento musical, que descobri tratar-se de um Hang

http://en.wikipedia.org/wiki/Hang_%28musical_instrument%29

Leave a Reply

Your email address will not be published.