Diversão e arte em Barcelona

Compartilhe

Passeig de Gràcia 115

Pegar um cineminha não é um programa muito cotado entre turistas. Mas vá que bata a vontade… Se você estiver de bobeira em Barcelona, vá ao Cine Casablanca Kaplan. O cinema fica numa das mais lindas ruas da cidade, no Passeig de Gràcia 115, a mesma rua das famosas casas Batlló e Milà, no bairro de Eixample. A parte do Passeig de Gràcia acima da Avinguda Diagonal é conhecida como “Els Jardinets” e faz parte do roteiro de quem vai espiar os bonitos prédios modernistas da região.

Passeig de Gràcia 115

O cinema recebeu o nome em homenagem ao clássico filme “Casablanca” de 1942 do diretor Michael Curtiz, estrelado por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman. São duas pequenas salas com programação de filmes estrangeiros ou independentes fugindo do gênero “pipoca”. Pode ir sem susto porque os filmes são exibidos em suas versões originais, sem dublagem. Apesar de o catalão ser lindo de ouvir, é uma língua difícil, além de ser falado com muita velocidade. Quem tem interesse em aprender um pouco pode aproveitar e acompanhar as legendas.

Passeig de Gràcia 115

A verdadeira intenção do post seria mostrar o prédio e as interessantes moçoilas que enfeitam a fachada – cada uma em um andar, mas se a idéia de assistir a um bom filme apetecer, procure ir em uma segunda feira que não seja feriado. É o “Dia del espectador”, e a entrada é mais barata. Consulte a programação e horários no Guia del Ocio.

Passeig de Gràcia 115

Agora o prédio: Ele foi construído em 1901 dentro do estilo Modernista (como é chamado o Art-nouveau por lá), sempre pertencendo à mesma família, que alugava os apartamentos. O térreo foi adaptado para salas de cinema em 1980. Em 2003 foi completamente renovado – a fachada foi mantida por conta de sua importância histórica e artística.

Passeig de Gràcia 115

Recentemente passou a abrigar apartamentos que são alugados por temporada para turistas. Com um prédio bonito assim e duas salas de cinema com uma interessante programação dá até vontade de trair meu hotel de Barcelona. Chegar até lá é bem simples: a estação de metrô mais próxima é a Diagonal, servida pelas linhas 3 e 5.

Leave a Reply

Your email address will not be published.