Viagem de Madri para Barcelona? Inclua Zaragoza no pacote

Compartilhe

Zaragoza

Madri e Barcelona são os dois maiores destinos turísticos da Espanha. É bastante comum um visitante incluir as duas cidades em seu roteiro. Com tantas empresas aéreas de baixo custo vendendo passagens baratas para um vôo de apenas uma hora ,fica difícil resistir.

Zaragoza

A RENFE, empresa estatal de trens que não é besta, entrou nessa disputa oferecendo passagens com tarifas promocionais (“tarifa web”, vendida a partir de 120 dias antes da viagem) para esse disputado trecho. Com o surgimento dos trens de alta velocidade, o deslocamento entre as duas maiores cidades espanholas é feito em três horas, saindo de estações praticamente no Centro. Considerando que chegar e sair dos dois aeroportos vá se gastar, numa hipótese muito benevolente, uma hora ,mais o tempo para fazer o check in e no pouso recolher as malas na esteira, o trem ganha facilmente a briga.

Zaragoza

Quem viaja a passeio e faz esse trecho, pode se conceder um brinde extra. Uma paradinha em Zaragoza, bonita cidade que fica entre Madri e Barcelona. Vale a pena espremer o roteiro e incluir parte de um dia e conhecer ao menos o “Casco Historico” dessa interessante cidade.

Zaragoza

Ao invés de comprar uma passagem Barcelona-Madri ou vice e versa, compre duas: uma de Barcelona até Zaragoza, em uma viagem de cerca de 1:40h e outra saindo algumas horas depois de Zaragoza para Madri, com duração em torno de 1:20h. A diferença no valor das duas passagens ao invés de uma única, não chega a dez euros, muito pouco para deixar passar uma cidade tão bacana.

Zaragoza

Chegando a Zaragoza,que conta com excelente rede de transportes públicos, basta pegar o ônibus da linha A36 indo na direção “Picarral”. A parada fica na Avenida Navarra, junto à Estação RENFE Delicias. A passagem é barata e pode ser comprada com o motorista. Em quinze minutos ou menos se chega à parada na Avenida Cesar Augusto, de cara para as muralhas e ao “Casco Historico”. Para voltar, basta pegar na mesma avenida, do outro lado da rua a mesma linha de ônibus, só que na direção “Valdefierro”. Caso viaje com malas, deixe-as no guarda volumes (consignas) da estação de trens.

Zaragoza

Tracei um pequeno roteiro para o “Casco Historico” começando na parada do ônibus 36:

1 – Murallas Romanas Avenida de César Augusto, 4
2 – Torreón de la Zuda Glorieta de Pío XII
3 – Iglesia de San Juan de los Panetes Salduba, 3
4 – Basílica de Nuestra Señora del PilarPlaza de Nuestra Señora del Pilar, 19
5 – Plaza del Pilar
6 – Lonja de Mercaderes– Paseo de Echegaray y Caballero
7 – Museo Del Puerto Fluvial De Caesaraugusta – Plaza San Bruno, 8
8 – Catedral de San Salvador – Plaza de la Seo
9 – Museo Del Foro De Caesaraugusta – Plaza Seo, 2
10 – Casa y Arco de Dean – Calle del Deán
11 -Casa de Armijo – Calle Don Juan de Aragón, 7
12 -Museo De Las Termas Publicas De Caesaraugusta – Calle San Juan Y San Pedro, 3 – 7
13 – Palacio De Montemuzo – Calle de Santiago, 34
14 – Museo Camon Aznar Ibercaja – Calle Espoz Y Mina, 23
15 – Museo Municipal Pablo Gargallo – Plaza San Felipe, 3

Casco Antigo, Zaragoza

Devidamente esquematizado o circuito, fica mais rápido para me organizar na hora e não preciso voltar duas vezes ao mesmo lugar. Se der vontade de mudar a ordem ou pular algum item, não perco o fio da meada.

Zaragoza

É claro que uma pequena visita de quatro ou cinco horas não faz justiça a tanta coisa bonita. Zaragoza tem muito mais a oferecer. Mas encarando o passeio como bônus em um roteiro que apenas inclua Madri e Barcelona é um presentão. Dá para se programar e ficar um pouco mais, fazer um bate e volta de primeira categoria ou incluir a cidade na próxima rodada.

Turismo de Zaragoza:

http://www.zaragoza.es/ciudad/turismo/

Leave a Reply

Your email address will not be published.