A bela e desconhecida área de Eyup em Istambul

Compartilhe

Eyüp Meydani

Um passeio para os que dispõem de um pouco mais de tempo em Istambul,, estão revisitando a bonita cidade turca, ou têm curiosidade de sair um pouco do circuito das atrações imperdíveis, é conhecer a Mesquita, o cemitério e o Café Pier Loti no bairro de Eyup. Fora dos muros da antiga Constantinopla, no lado europeu e junto ao estuário do Estreito de Bósforo conhecido por “Haliç” ou “Golden Horn”.

Mesquita de Eyüp Sultan

O bairro abriga um importante local de peregrinação para os muçulmanos que visitam e oram: O mausoléu de Eyup El Ensari, um companheiro do profeta Maomé, que morreu durante o cerco de Constantinopla. Ao lado fica a Sultan Eyüp Camii( Mesquita do Sultão Eyup). Pouco procurada por visitantes ocidentais, a mesquita é considerada um dos lugares mais sagrados do mundo islâmico e destino de peregrinos.

Mesquita de Eyüp Sultan

Nas sextas-feiras uma hora e meia antes da oração do meio-dia, há uma apresentação ao ar livre da Banda Militar Otomana na grande praça em frente à Mesquita. Por conta disso, programei minha visita para uma sexta-feira em torno desse horário, evitando o fim de semana, quando o local fica cheio de gente.. É possível também ouvir a banda no Museu Militar de Istambul (Askeri Muze), que não coloquei no roteiro,acreditando que não precisaria de um repeteco. Como chegei um pouco mais tarde, dancei.

Mesquita de Eyüp Sultan

As colinas em torno da mesquita são ocupadas por cemitérios. Por sua importância sagrada e histórica, ser enterrado em Eyup é um privilégio. Muitos príncipes imperiais e nobres otomanos lá descansam.As lápides, são obras de arte entalhadas em pedra. Os túmulos acompanham o caminho para o alto da colina que é feito por uma escadaria. Atingindo o topo,se chega ao Café Pierre Loti e sua absurda vista do “Golden Horn”.

Cemitério de Eyüp

Cemitério de Eyüp

Melhor do que gastar as canelas subindo escadas, depois da música e uma visita ao complexo da mesquita, a pedida é subir por teleférico até o Café Pierre Loti . A viagem é rápida e agradável. O teleférico está incluído no sistema de transporte da cidade com a passagem custando o mesmo que os ônibus, metrô ou trams. Quem tem um passe de transporte pode utilizá-lo normalmente.

Cemitério de Eyüp

O Pierre Loti Café( Piyer Loti Kahvesi) é um lugar tranquilo para descansar da subida e desfrutar a maravilhosa vista com direito a um tradicional café turco ou chá .O Café homenageia o romancista frances Pierre Loti, que desse lugar,contemplando a paisagem, se inspirou para escrever sua obra mais conhecida,”Constantinopla” ou “Aziyadé”.

Teleférico de Eyüp

Utilizado tranporte público é possível chegar a Eyup por mar ou por terra. A opção marítima é muito bonita mas a frequencia de barcos que saem do píer de Eminonu é muito pequena. Na entrada de todos os píeres em Istambul são disponibilizados folhetos com os horários e itinerários dos barcos , que mudam confome a estação. Os horários também estão diponíveis no sítio da IDO, a empresa que administra os transportes maritimos em Istambul.

Teleférico de Eyüp e o "Golden Horn"

De ônibus é possível pegar na Praça de Taksim a linha 55T,ou 55ET descendo na parada ZALPASA. Quem está hospedado em Beyoglu, pode pegar o mais que útil tunel (veja aqui) até Karakoy e seguir para a parada de ônibus que fica na entrada da Ponte Galata. De lá , o ônibus da linha 99A, descendo na parada HZ.HALIT BULVARI . Quem escolheu ficar em Sultanahmet, deve ir até Eminonu. No píer de Eminonu duas opções: A linha 99 , descendo no píer de Eyup (EYUP ISKELESI), ou a linha 33ES, descendo na parada EYUP SULTAN BULVARI. Todas as informações de itinerários, paradas e horários podem ser vistas no sítio da IETT, empresa de transportes públicos de Istambul.

"Golden Horn" visto de Eyüp

No dia em que fiz o passeio aproveitei para visitar a belíssima Igreja S. Savior em Chora e o Museu Kariye. (Foi por isso que me atrasei para a apresentação da banda). A Mesquita de Eyup fica na Eyup Meydani (Praça), com entrada pela Cami Kebir Sokak, podendo ser visitada diariamente das 9 às 18 horas. O Café Pierre Loti fica na Gumussuyu Karyagdi Sokak, aberto todos os dias das 8 horas até a meia noite.

"Golden Horn" visto de Eyüp

Leave a Reply

Your email address will not be published.