Caminhando na luz

Compartilhe

Londres, InglaterraLondres, Inglaterra


Um aspecto bastante legal em uma viagem de férias, é que quando chega a noite, hábitos comuns como televisão, jogar um game, ou Internet são postos de lado. Normalmente confinados em um quarto de hotel com um único cômodo, sair para a rua é um apelo irresistível.

Lucca, ItaliaLucca, Itália


Um passeio noturno é uma excelente oportunidade para percebermos  as mudanças  no ritmo dos habitantes de uma cidade e a transformação do cenário. A beleza das ruas e monumentos ganha um enfoque diferente com a iluminação artificial.

Praga, República TchecaPraga, República Tcheca


Alguns prédios e estátuas que sequer percebemos durante o dia, se destacam à noite com uma aparência quase teatral, proporcionada pelas luzes. A arte da iluminação, aliada às modernas técnicas e equipamentos oferecem espetáculos que beiram a poesia. Conjugadas à iluminação pública, proporcionam uma atmosfera romântica e mágica, invisível aos nossos olhos enquanto o sol está no comando.

Berlim, AlemanhaBerlim, Alemanha


A iluminação pública além de cumprir sua função de cidadania, proporcionando segurança e conforto, permite que os espaços sejam utilizados no período noturno, e de quebra dá um valor na estética.

Praga, República TchecaPraga, República Tcheca


Muitas luminárias postes e lampadários são verdadeiras obras de arte. Com ornamentações rebuscadas, motivos de florais, com anjos, animais, criaturas mitológicas, e suas versões contemporâneas valorizam uma cidade.

Amsterdam, HolandaAmsterdam, Holanda


A permanência nas ruas à noite é estendida e todos ganham com isso: os moradores, os turistas, o comércio e as atividades culturais. As áreas de lazer são mais aproveitadas, e as pessoas ganham mais oportunidade para conviver.

Valencia, EspanhaValencia, Espanha


Além de bonitos e úteis, os postes e lampadários criam uma identidade única para uma determinada praça, um bairro, ou uma cidade. Alguns deles são famosos e se tornam a marca registrada de um lugar.

Paris, FrançaParis, França


Quando acordamos no dia seguinte, nosso ponto de vista com relação à cidade está mudado. Passamos a reparar pequenas sutilezas e detalhes que estavam contraditoriamente escondidas pela luz do sol.

Barcelona, EspanhaBarcelona, Espanha


Chamando a atenção por suas formas, originalidade ou mesmo bizarria, os lampadários e luminárias da rua são o nosso museu 24 horas. Fornecendo pistas das transformações culturais e políticas sofridas pela cidade, aguçam nossa curiosidade. Gratuitos e sem barreiras linguisticas, sem dúvida, tornam as nossas férias mais “light”.

2 thoughts on “Caminhando na luz”

  1. Obrigada Estela,

    Tenho verdadeira mania de catar “mobiliário urbano”. Minha coleção de fotos de portas e maçanetas está sempre aumentando – Ainda acabo postando…

Leave a Reply

Your email address will not be published.