Uma turista abobada

Compartilhe

Museu Nacional d’ Art de Catalunya,Barcelona, EspanhaMuseu Nacional d’ Art de Catalunya, Barcelona, Espanha

Berliner Dom, Berlim, AlemanhaBerliner Dom, Berlim, Alemanha


Quando pequena passava horas brincando com blocos de madeira. Bolava e montava mirabolantes casinhas e prédios. Uma de minhas maiores frustrações foi nunca ter conseguido construir um iglu ou colocar uma cúpula nos meus “grandiosos projetos”. Criança pretensiosa é uma coisa muito chata e cabeça dura, pior ainda.

St Paul’s Cathedral, Londres, InglaterraSt Paul’s Cathedral, Londres, Inglaterra


Institut de France, Paris, FrançaInstitut de France, Paris, França


Construir cúpulas ou abóbadas, a não ser que sejam com palitos de picolé, não é realmente bolinho. São estruturas pesadas, de equilíbrio delicado e pontos de apoio que precisam ser milimetricamente distribuídos e envolvem zilhões de cálculos para não desabar. Um desafio altamente instigante que atraiu grandes mestres e suas vaidades. Erguer uma delas era uma tremenda prova de domínio de técnica de construção e riqueza e prestígio para o dono do imóvel.

Cattedrale di Santa Maria Assunta, Pisa, ItáliaCattedrale di Santa Maria Assunta, Pisa, Itália


Catedral-Basilica de Nuestra Señora del Pilar, Zaragoza, EspanhaCatedral-Basilica de Nuestra Señora del Pilar, Zaragoza, Espanha


A construção de abóbadas impulsionou a evolução das técnicas arquitetônicas. Contemplá-las, além do prazer estético, mexe com nosso orgulho. Elas nos permitem conferir a capacidade que o ser humano tem de, usando a criatividade, superar dificuldades.

Hagia Sophia, Istambul, TurquiaHagia Sophia, Istambul, Turquia


Basilica di Santa Maria del Fiore, Florença, ItáliaBasilica di Santa Maria del Fiore, Florença, Itália


Tive duas boas realizações na vida adulta – a maternidade e por causa dela a oportunidade de construir a minha cúpula própria. Graças ao Lego,  (veja exemplos aqui, aqui, aqui e mais outro ) uma criança pode montar iglus, abóbadas, e domos na cor que bem entender.

Leave a Reply

Your email address will not be published.