Cruzeiro no Bósforo – O retorno

Compartilhe

Orla do Bósforo

Recentemente escrevi um post (este aqui) contando como se faz em Istambul o maravilhoso “cruzeiro” pelo Estreito de Bósforo, lá conhecido como “Bogaz Turu”. O passeio todo leva cerca de seis horas,pois o tempo de navegação é de cerca de uma hora e meia (tanto ida como volta) e a permanência no bairro de Anadolu Kavagi é de três horas, dando tempo para explorar bem a área e visitar as ruínas da antiga fortificação.

Orla do Bósforo

O caminho de volta é, naturalmente, o mesmo que o da ida, mas o que poderia parecer entediante se converte em uma excelente oportunidade de rever a paisagem com menos ansiedade. Dá para reparar nos detalhes que deixaram de ser observados na ida ou encobertos pelos outros turistas afobados (e mal educados) que quase se sentam no seu colo querendo um ângulo inédito para suas fotos. Você pode até ajudar cruzando as pernas e dando uma leve esbarrada na hora do “clique” – a foto do coleguinha visitante terá um original toque “impressionista”.

Palacio BeylerbeyiPalacio Beylerbeyi


Na medida do possível, procure sentar no barco no mesmo lado que ocupou na ida para alternar o ponto de vista e apreciar cada uma das margens do Estreito de Bósforo. Se o horário de partida do barco é pela manhã, uma boa idéia é escolher o lado esquerdo para não precisar tirar fotografias contra o sol, o mesmo acontecendo na volta. Como o barco tem dois andares, cabe também variar indo na parte superior e voltando na inferior, ou vice e versa.

Edip Efendi YalisiEdip Efendi Yalisi


De Anadolu Kavagi, voltando, uma lista de alguma das coisas interessantes para espiar a bordo:

Sariyer, à direita Uma das paradas do barco. O bairro é conhecido por seus bons restaurantes de frutos do mar.

Kuleli Askerli LisesiKuleli Askerli Lisesi


Baía de Tarabya, à direita. Com seus aristocráticos e refinados restaurantes. Um pouco adiante fica a “Huber Kosku”, residência oficial do presidente da Turquia.

No lado esquerdo, da Ásia, o bairro de Beykoz com suas elegantes mansões em madeira, um tradicional estilo nas construções turcas.

Palacio Kuçuksu Palacio Kuçuksu


Yenikoy Iskelesi – (Pier de Iskelesi), do lado direito com bonitas mansões restauradas, com destaque para a poderosa Sait Halim Pasa Yalisi, Um pouco mais adiante, a marina na baía de Istinye (Istinye Koyu).

À esquerda Kanlica, outra parada do barco, aonde normalmente na ida os vendedores de iogurte embarcam para oferecer aos passageiros. Logo após à saída do píer, no mesmo lado da orla, a bonita mansão “Ethem Pertev Yali”.

Orla do Bósforo

Depois de passar sob a ponte, no lado da Ásia fica a mansão construída pelo grão vizir Huseyin, a “Koprulu Amcazade Huseyin Pasa Yali”

A Fortaleza de Rumeli à direita. Vale uma visita à parte. Sem dúvida mais um item na vasta categoria de atrações imperdíveis de Istambul. Para saber como chegar  lá,veja aqui.

Orla do Bósforo

À esquerda: A fortaleza Anatólia e a mansão vermelha (Kirmizi Yali)

À direita o bairro de Bebek, o Consulado do Egito e a pequena ilha de Galatasaray.

Mesquita de DolmabahceMesquita de Dolmabahce


Olhando para o lado da Ásia (à esquerda) a Escola Militar (Kuleli Askeri Lisesi) e a mansão Sadullah Pasa e logo depois de passar a ponte, o Palacio Beylerbeyi.

Orla do Bósforo

Agora o lado europeu rouba a cena: Tem o bairro de Ortakoy e a bonita mesquita na orla, o Palácio Ciragan, o Museu Naval, a Universidade Mimar Sinan e o poderoso Palacio Dolmabahce.

Terminando de uma vez com esse ping pong ocular, no lado da Ásia a bonita Kiz Kulesi ou ilha de Leandro.

Orla do Bósforo

É o fim do passeio. Antes de o barco atracar no píer de Eminonu, aproveite para ainda embarcado ver (e fotografar) o Palacio Topkapi, Santa Sofia e a Mesquita Azul em um bonito ângulo.

Palácio DolmabahcePalácio Dolmabahce


A viagem é um verdadeiro prazer. Há muito o que se ver .Apesar da aparente tranquilidade, o barco passa depressa , é ótimo que o caminho da volta seja o mesmo, para termos chances de rever ou ver o que escapuliu na vinda.

Mesquita de OrtakoyMesquita de Ortakoy


Um passeio bacana assim é bem concorrido. Se puder escolher, evite fazê-lo no fim de semana. Mesmo que o tempo esteja quente, é uma boa idéia levar um agasalho leve para se proteger do vento.Se a sua visita a Istambul for no verão, existe uma saída noturna aos sábados. Consulte os horários de funcionamento do serviço no sítio da empresa municipal de transportes marítimos, a IDO.

8 thoughts on “Cruzeiro no Bósforo – O retorno”

  1. Olá!!! Gostaria de saber em qual época do ano você foi para Istambul! Este céu aberto foi muito benevolente com você heim?

  2. Oi, Estela,
    Bota sorte nisso… Foram seis dias seguidos com temperatura agradável e este céu incrivelmente azul emoldurando a estonteante beleza de Istambul. As fotos foram tiradas em outubro. Procuro sempre viajar no princípio do outono e da primavera, para não precisar disputar um lugar ao sol com os “colegas” turistas em épocas de alta temporada.

  3. hum…. será que de 17 a 27/05 será muita loucura?
    Queria saber se a permanência em Anadolu Kavagi faz parte do passeio do Bósforo ou eu posso seguir em frente? Chegou a frequentar algum restaurante por lá?
    Por falar em restaurantes, possui mais dicas em Istambul???
    Desculpe-me por tantas perguntas… rsrsrsrs

  4. Oi Estela,
    Anadolu Kavagi é a parada final de uma das linhas de barcas que são operadas pela rede de transportes urbanos de Istambul. Existindo para os moradores a alternativa do ônibus, o foco não é especificamente o turismo, por isso a frequencia não é grande. Também acho a permanência de três horas um pouco grande,mas penso que seria um desperdício voltar na mesma barca e deixar de explorar a região.

    Para queimar tempo, almoçei em um daqueles restaurantes especialiazados em frutos do mar, próximos ao píer. Não foi uma boa experiência. Embora boa a qualidade do peixe, a quantidade foi minúscula (e olhe que como pouco), o serviço foi tão demorado, que tivemos que devorar a refeição para não perder a barca da volta. Antes de fazer o pedido, confirmei que recebiam pagamento em euros. Na hora da conta, um câmbio absurdo e desonesto, que paguei com minhas últimas liras turcas, me obrigando a fazer depois novo saque no caixa eletrônico.

    De maneira geral, não tive sorte com comida em Istambul. Achei a comida engordurada e de má qualidade – Talvez tenha pesquisado pouco.Quem sabe os doces? Em Istiklal Caddesi, a famosa rua de Beyoglu, vi duas docerias bastante atraentes, a Inci Pastanesi, no 56 e uma filial da Mado, no 186. Não deu para provar.

    Fique a vontade para perguntar. Sabendo, respondo.

  5. Boa tarde Monica!
    estou indo para Istambul com minha família em Agosto, temos cerca de 4 dias em Istambul, gostaria de saber sobre os preços e como funciona esse passeio no Estreito de Bósforo.
    Onde compramos?

    obrigada!

    sds

    Mariana

  6. Oi Mariana
    Na época em que fiz o passeio, o serviço desta rota era ainda operado pela empresa “IDO”. Agora está sendo prestado pela “Sehir Hatlari” – http://www.sehirhatlari.com.tr/tr/seferleralt/362. Não é precisamente um “cruzeiro”: é um transporte urbano de passageiros ligando bairros de Istambul por via maritima.
    O horário informado por enquanto é o do inverno, com uma saída do píer de Eminonu às 10:35h e na volta, partindo de Anadolu Kavagi às 15:00h. No verão tem uma outra saída por volta das 13:00h.
    O preço da passagem de ida e volta está custando atualmente 25 liras turcas e é vendida no guichê/quiosque ao lado do local de embarque.
    Este é um passeio que toma praticamente o dia inteiro com uma permanência de quase três horas em Anadolu Kavagi e chegando a Eminonu (o ponto de partida) às 16:30h. Como vocês não permanecerão muito tempo na cidade, talvez seja mais conveniente fazer um passeio menos demorado. Existem inúmeras empresas oferecendo os mais variados passeios – sempre tem prospectos na recepção dos hotéis.
    Não experimentei pessoalmente, mas visitando forums de viajantes, vi que muita gente ficou satisfeita com Turyol – http://www.turyol.com/ – uma cooperativa de proprietários de barcas, que promove um passeio de 1:30h saindo também do pier de Eminonu indo até Uskudar e voltando. Não vai até o fim do Estreito de Bósforo, mas dá para ver muita coisa bonita. O preço atual está em 12 liras turcas.

  7. José,

    Tenha uma boa viagem e aproveite, embora cheia de ladeiras, esta linda cidade

Leave a Reply

Your email address will not be published.