Querido Papai Noel, São Nicolau, Père Noël ou Befana: Eu quero…

Compartilhe

Barcelona

Mais um ano chega ao fim e com ele as tradicionais festas de Natal e Ano Novo. Debaixo de um calor insuportável lá vamos nós enfrentar tráfego congestionado, shoppings e lojas abarrotados de pessoas e carregar um monte de sacolas pesadas. Isso sem falar dos que ainda vão organizar suas ceias onde não faltarão alimentos leves e saudáveis como presunto, bacalhau, peru assado, rabanadas e vinhos.

Mikonos

Ainda assim, é bonito sair à noite para ver a cidade toda iluminada. Espiar as vitrines, entrar nas lojas e encontrar uma decoração caprichada. É divertido encontrar papais noéis barbudos, com botas e pesadamente agasalhados. Ainda bem que o ar condicionado segura o “clima de montanha”. O dever de casa já está feito: nossos pinheiros estão devidamente enfeitados com de neve de algodão.

Edimburgo

Amsterdam

Implantar árvores como coqueiros ou palmeiras não cola. Apesar de original, ninguém respeita um Papai Noel de bermudas e sandália de dedo em um trenó puxado por tamanduás, micos leão dourado e araras. O pessoal gosta mesmo é de tradição. E importada. Fazer o que? Um marketing de sucesso tem valor.. Nosso mérito é ter reunindo o melhor de várias culturas. Essa coisa de compartilhar é bem bacana… Parece música de Michael Jackson – Tudo a ver com o Natal. De origens pagãs ou cristãs, herdamos uma série de costumes europeus.

Amsterdam


Da Alemanha, onde começou a tradição de enfeitar a árvore de Natal, herdamos o Papai Noel. Inspirado em São Nicolau, Kriss Kringle, distribui os presentes no dia 6 de dezembro. O mesmo acontece na Bélgica e na Holanda, onde o velhinho é conhecido como Sinterklaas ou Sint Nicolaas. Na França as crianças colocam seus sapatos em frente à lareira, esperando que na véspera do Natal Père Noel os encha com lembranças.

Edimburgo

Na Espanha a festa de Natal é comemorada com uma ceia em família na véspera. Presentes legais mesmo só no dia dos Reis Magos. Na Inglaterra as ruas são decoradas no início de dezembro. A entrega dos presentes é feita antes do almoço do dia 25 onde não falta o famoso Christmas pudding (hummm!!). De tarde todos assistem pela televisão a mensagem de Natal da rainha.

Londres

As crianças italianas também recebem seus presentes no dia de Reis, mas quem os entrega não é o Babbo Natale. É a Befana, uma bruxa do bem, velhinha e mal vestida que distribui doces e brinquedos para quem se comportou bem durante o ano e carvão para as crianças malcriadas.

Londres

Independente do nome que esse distribuidor de presentes receba ou da data em que faça a entrega, eu gostaria de lembrar que me comportei razoavelmente bem durante o ano. Entendendo o quão difícil é a tarefa de selecionar o que dar para quem. Para facilitar, ilustrei o post com algumas vitrines e sugestões. Uma atitude solidária e despretensiosa como esta (tudo a ver com a data),merece a atenção de Papai Noel e seu “staff”. Lembro que o endereço ainda é o mesmo e que estacionar o trenó não é mole. Se preferir, pode jogar os mimos pela janela – quando o ar condicionado é desligado, ela fica aberta, ou deixá-los com o porteiro (Favor acordar com um gentil assovio).

Edimburgo

Apesar de toda a comercialização dessas datas, é muito bom participar de festas de fim de ano e comemorar com os quem convivemos no decorrer do ano. É legal poder desejar “Feliz Natal” para o motorista de taxi, o caixa do supermercado e o segurança na porta do banco. Uma excelente oportunidade para reunirmos aqueles que amamos ou na impossibilidade disso, ao menos telefonar para falar de coisas boas.Todo a correria, desconforto e dinheiro gastos se dissolve ao vermos os olhos brilhantes de uma criança recebendo seu presente e ao trocarmos abraços.

Leave a Reply

Your email address will not be published.