Calton Hill– Um raro prazer em Edimburgo

Compartilhe

Vista de Calton Hill

Quem visita Edimburgo não deve perder a oportunidade de contemplar uma esplendida vista panorâmica da cidade de um lugar privilegiado – Calton Hill. De lá é possível ver praticamente toda a cidade: Arthur’s Seat, topo da colina de Holyrood Park, o novo prédio do Parlamento Escocês, o Palácio de Holyroodhouse, a Princes Street (a principal rua comercial), a Royal Mile, e mais adiante o Castelo de Edimburgo e o mar.

Vista de Calton Hill

Vista de Calton Hill

Calton Hill, uma das principais colinas de Edimburgo fica no centro e sua “Acrópole ateniense” pode ser vista de vários pontos da cidade. Esse monumento inacabado por falta de verbas e por isso conhecido como a “vergonha de Edimburgo” seria uma réplica do Parthenon de Atenas. A construção foi iniciada logo depois da derrota de Napoleão em Waterloo para homenagear os soldados escoceses que morreram nas Guerras Napoleônicas. Por não ter recebido apoio financeiro, teve apenas parte da fachada concluída.

Calton Hill

Em Calton Hill fica também o “Nelson Monument”. Nessa interessante torre, com uma vista absurda ,entre outras curiosidades,uma “Time Ball”, utilizada pelos antigos marinheiros para determinar com precisão sua longitude no mar. O visitante que encara os 143 degraus,sai de lá mais sabido e com um simpático “diploma” nas mãos.

Nelson MonumentNelson Monument


Lá também estão dois observatórios. O antigo, projetado por James Craig em 1792 e o Observatório da Cidade, de 1818 que tem exposições e promove outras atividades como as sessões noturnas para contemplar o céu e as estrelas.

Edinburgh's City ObservatoryEdinburgh’s City Observatory


Um dos mais conhecidos cartões postais de Edimburgo, o “Dugald Stewart Monument”, também fica nesta colina. Calton Hill é bastante popular entre os habitantes da cidade.A municipalidade já fez algumas tentativas para tranformar o local em uma espécie de parque temático, implantando um caminho por trenzinhos até topo.A idéia foi descartada porque a população não gostou e protestou veementemente. Ainda bem: o clima de encantamento do lugar seria quebrado.

Dugald Stewart MonumentDugald Stewart Monument


Em agosto, no auge do verão, Calton Hill se transforma em um centro de espetáculos durante o grandioso Festival de Edimburgo. É um lugar perfeito para assistir a queima de fogos do Castelo de Edimburgo. O “Beltane Fire Festival” evocando antigos costumes pagãos acontece no dia 30 de Abril na “Acrópole” de Edimburgo em Calton Hill.

Calton Hill

No final de dezembro acontece em Edimburgo o “Hogmanay“, a comemoração do ano novo segundo a tradição escocesa .É um vibrante festival que dura quatro dias que acaba em carnaval. Apesar do frio, o povo vai para as ruas assistir concertos ,shows, e participar de procissões com tochas . O encerramento da festa com espetáculo de luzes e queima de fogos é em Calton Hill.

 Calton Hill

Vista de Calton Hill

É muito fácil chegar a Calton Hill. O caminho mais curto é  a pé por uma escadaria que começa na Regent Road no lado sul .A subida leva menos de cinco minuto e antes dela  há uma placa de orientação com um mapa . Há também um outro caminho para carros e pedestres que fica ao norte com acesso pela Royal Terrace.

 Calton Hill

Calton Hill

O lugar é também bastante procurado à noite .Muita gente sobe a colina com ou sem a sua “thurma” e um carregamento de cerveja, para zoar, falar abobrinhas ou para ver corridas de submarino. Com tanto “nêgo bêbo” na área, é natural que vez ou outra role um barraco. Por conta disso, muitos guias de viagem aconselham os turistas a visitarem Calton Hill durante a luz dia. Em minha modesta opinião, se o pessoal está curtindo seu motel ao ar livre ou consumindo suas drogas, o problema não é meu. O maior cuidado para quem quer ver o céu estrelado e a cidade iluminada é olhar o caminho que fica cheio de latas e garrafas de vidro.

Leave a Reply

Your email address will not be published.