Bombando no frio – Ano Novo na Europa

Compartilhe

Existem duas queixas que um brasileiro não pode fazer com relação ao nosso Ano Novo: a temperatura e a beleza das comemorações. Encarar o frio da madrugada para confraternizar e ver os fogos é um ato de coragem que não precisamos passar. Com todo bairrismo e parcialidade, assumo que não existe passagem de ano mais bonita do que a da orla da Praia de Copacabana no Rio de Janeiro.

Praia de Barceloneta

Para quem está viajando pela Europa nesta época, enfrentar o frio e descobrir como é celebrada a passagem do ano deixará melhores lembranças do que apenas jantar e ir dormir na última noite do ano. Só não vale radicalizar e ficar o tempo todo zanzando pelas ruas sem um “pit stop”. As baixas temperaturas são um convite (ou intimação) para atividades em lugares fechados. Aproveite o que de melhor essas cidades podem oferecer em uma noite tão especial.

Torre Eiffel

Abaixo, algumas informações sobre a noite de Ano Novo em algumas capitais européias:

Avenue des Champs Elysées

Cidade: Paris
O point: Avenue des Champs-Élysées próximo ao Arco do Triunfo e nos jardins do Champ de Mars para ver a torre Eiffel.
Onde comemorar: As festas acontecem em hotéis e restaurantes que oferecem uma programação especial na data.
Transporte: Ônibus e as principais linhas de metrô funcionam durante toda a noite. Grátis entre 17:00 h do dia 31 até o meio dia do dia primeiro. Consulte o sitio da RATP.
Não custa lembrar: A Avenue des Champs-Élysées fica toda iluminada com sua caprichada decoração. Se ela como veio ao mundo é  conhecida como a mais bonita do mundo, imagine toda enfeitada. Não se distraia com seus pertences.

London Eye

Cidade: Londres
O point: Na beira do rio Tamisa próximo a Ponte de Westminster e em South Bank, altura do London Eye. As batidas do Big Ben acompanham a contagem regressiva e os fogos explodem em volta da roda gigante do London Eye.
Onde comemorar: Como não poderia deixar de ser, as festas mais animadas acontecem nos pubs e night clubs.
Transporte: Ônibus e metrô funcionam durante toda a noite. A volta é de graça até as 04:30h da manhã. Algumas estações de metrô próximas ao London Eye e ao West End ficam fechadas. As demais têm os horários para o embarque de volta escalonados. Não deixe de consultar o sítio dos transportes de Londres.
Não custa lembrar: A quantidade de visitantes nessa época do ano é enorme. Por razões de segurança, quando a área alcança a capacidade máxima de lotação o acesso é vetado. Procure chegar cedo. Se não conseguir, a prefeitura instala telões em Trafalgar Square e em Parliament Square. Aproveite para ver no dia seguinte a New Year Parade.

Plaza del Sol

Cidade: Madri
O point: Em redor do relógio da Real Casa de Correos na Plaza del Sol e depois seguir para a Plaza de Santa Ana onde a madrugada ferve.
Onde comemorar: Bares e night clubs. Muitos deles abrem depois da virada para que os funcionários possam comemorar.
Transporte: O metrô funciona até as 02:00h sendo que os acesos para a estação Sol ficam fechados das 21:00h até as 00:30h da manhã. A reabertura pela manhã é às 07:00h.
Não custa lembrar: Leve uma garrafa de cava (champanhe) e um pacote com doze uvas para seguir o tradicional costume espanhol: Coma uma a cada badalada do sino do relógio.

Brandenburger Tor

Cidade: Berlim
O point: Contagem regressiva e fogos no Portão de Brandenburgo.
Onde comemorar: Diversos palcos espalhados pela cidade com shows ao vivo, pistas para dançar e barracas com comidas de todo o mundo. A maior concentração é entre o Portão de Brandenburgo e a Siegessäule (Coluna da Vitoria). A programação 2010/2011 está  aqui.
Transporte: O metrô funciona até as 05:00h.Informações completas no sítio da BGV, a empresa municipal de transportes.
Não custa lembrar: A animação e o frio são enormes ao longo da Strasse des 17. Juni. Procure chegar antes das 21:00h: A área é cercada para não exceder a capacidade de lotação.

Praça do Comércio

Cidade: Lisboa
O point: Praça do Comércio no Terreiro do Paço. Shows, espetáculos de luzes e fogos.
Onde comemorar: Nos bares e restaurantes nas zonas do Chiado, Bairro Alto, Santos, e no Parque das Nações.
Transporte: O metrô funciona até a 01:00h da manhã, reabrindo às 06:30. Os ônibus funcionam com itinerários alterados e horários especiais. (Veja aqui).
Não custa lembrar: Apesar dos telões procure chegar em torno das 21:00h para garantir um lugar decente. Os Cassinos de Lisboa e do Estoril também promovem festas.

Praia de Barceloneta

Não importa como ou onde algumas certezas: Jantar no Ano Novo não rola sem uma reserva prévia. Se sua intenção é participar das comemorações, procure se hospedar o mais próximo possível ao local onde elas acontecem. Considere um plano B para uma eventual volta a pé. Prepare-se para enfrentar transportes superlotados e longas filas na volta para “casa”. Muito agasalho para enfrentar o frio e um sapato confortável para proteger os pés de pisadas.

Big Ben

Jamais despreze seus conhecimentos de matemática. Você possivelmente precisará deles para resolver equações com variáveis que não variam muito, do tipo: frio intenso+bebidas alcoólicas+grande concentração de pessoas+transportes gratuitos (em alguns casos) = turista, muito cuidado. Feliz Ano Novo!

Leave a Reply

Your email address will not be published.