Basilica de Santa Croce – Um panteão em Florença

Compartilhe

Santa Croce

Destinar pouco tempo de visita a região da Toscana é um crime que não deve ser cometido. Com enorme concentração de atrações de qualidade Florença requer calma para que se possa dar atenção aos detalhes e aproveitar tanta beleza reunida em uma única cidade. Um item imperdível é o Complexo da Basílica de Santa Croce. Ocupando uma boa posição no nível “prioridade máxima”, merece ser escolhido, mesmo que sua passagem pela Toscana tenha que ser curta.

Capella Baroncelli - Santa CroceCapella Baroncelli – Santa Croce


Capella Baroncelli - Santa CroceCapella Baroncelli – Santa Croce


Com obras de importantes artistas, a igreja também abriga um museu, dois repousantes claustros (oásis nos dias de calor) além da emblemática Capella Pazzi, projetada por Brunelleschi (Há um “post” aqui), considerada uma das mais importantes obras da arquitetura renascentista.

Santa Croce - entrada da Cappella NiccoliEntrada da Cappella Niccoli


Santa Croce exibe trabalhos de tantas” feras” que lembra um daqueles filmes com participações multiestrelares. A diferença é que o resultado é bom. Afrescos de Giotto na Cappella Peruzzi e na Cappella Bardi e (provavelmente) o altar da Cappella Baroncelli. De Brunelleschi, a já mencionada Capella Pazzi e o claustro interno. A imagem da Anunciação e o crucifixo da Cappella Bardi foram esculpidos por Donatello. É de Andrea della Robbia o altar da Cappella Medici.

Santa Croce


É um lugar que mexe com as emoções. Não dá para ficar se indiferente ao dar de cara com os túmulos de pessoas que tanto influenciaram a humanidade. Lá estão enterrados nomes importantes como Michelangelo, Galileo, Dante, Machiavelli, Fermi e Marconi.

Tumulo de Dante Alighieri - Santa CroceTumulo de Dante Alighieri


Tumulo de Galileo Galilei - Santa CroceTumulo de Galileo Galilei


Tumulo de Niccolo Machiavelli - Santa CroceTumulo de Niccolo Machiavelli


Tumulo de Michelangelo Buonarroti - Santa CroceTumulo de Michelangelo Buonarroti


Não deixe de reparar próximo à saída, no primeiro claustro, o monumento à Florence Nightgale, a notável enfermeira, filha de ingleses nascida em Florença durante as férias de seus pais, recebendo por causa disso seu nome.

Santa Croce - Segundo claustroSegundo claustro


Santa Croce - Primeiro claustro e Capella PazziPrimeiro claustro e Capella Pazzi


Apesar de não ser tão cotada entre os turistas como o icônico Duomo de Florença, a Basílica de Santa Croce é uma das mais interessantes construções religiosas da cidade, e ao contrário de muitos monumentos, dá uma grande colher de chá ao visitante: Lá é permitido fotografar. Consulte os horários e preços no sítio da Opera de Santa Croce.

Leave a Reply

Your email address will not be published.