Visitando Haia? Não perca a dupla Binnenhof & Ridderzaal

Compartilhe

Het Binnenhof e Ridderzaal

Depois de Amsterdam e Roterdam, Haia é a terceira maior cidade do país,  sede do governo da Holanda e da Corte Internacional de Justiça. É lá que vive e trabalha a rainha e onde ficam todos os ministérios e embaixadas. Distante cerca de 60 quilômetros – ou 40 minutos de trem de Amsterdam, Haia oferece ótimas opções de lazer compras e cultura com excelentes museus e atrações imperdíveis como o” Binnenhof “ e o “Ridderzaal”.

Het Binnenhof e Ridderzaal

Het Binnenhof e Ridderzaal

Existem muitos prédios históricos interessantes em Haia, mas nenhum é tão impressionante como “Het Binnenhof”, o Parlamento Holandês. No pátio interno, fica o “Ridderzaal”, o salão dos cavaleiros. O conjunto de prédios, com arcadas, torres e um fosso com chafarizes e cisnes parece um castelo saído de um conto de fadas.

Het Binnenhof e Ridderzaal

Het Binnenhof e Ridderzaal

Ao longo dos séculos, o “Binnenhof” tem sido o centro da vida política na Holanda e ainda é a sede do Parlamento da Holanda. O salão dos cavalheiros, o “Ridderzaal”, é o local onde, em seu trono, a rainha faz o discurso de abertura anual do parlamento, na terceira terça feira do mês de setembro, o “Prinsjesdag”. Nessa bonita cerimônia, a família real chega ao “Binnenhof “em uma carruagem dourada.

Het Binnenhof e Ridderzaal

Het Binnenhof e Ridderzaal

Muita gente que visita Haia, quer, entre outras coisas, conhecer o museu “Mauritshuis”, mandado construir por Mauricio de Nassau no período em que ele estava em Pernambuco no Brasil, como administrador da Companhia das Indias Ocidentais. O museu abriga entre outras preciosidades o famoso quadro de Vermeer, “Moça com brinco de pérolas”.

Het Binnenhof e Ridderzaal

Het Binnenhof e Ridderzaal

Uma forma interessante de se chegar ao Museu, que fica em Het Plein( na Korte Vijverberg), é passando pelo “Binnenhof “. Pegue o tram 10,16 ou 17 e desça na parada “Buitenhof”. Já dá para ver o fosso, e dependendo da época, as bandeiras de todas as províncias holandesas hasteadas. Aproveite para tirar uma foto da estátua de Johan De Witt, e não deixe de provar um delicioso sanduíche de arenque, o popular “broodje haring” na barraquinha junto à entrada de “Binnenhof”.

Het Binnenhof e Ridderzaal

Em seguida, atravesse a antiga arcada que conduz ao Binnenhof. Sente em um dos bancos no pátio para apreciar a fonte e o “Ridderzaal”. Se tiver oportunidade, faça uma visita guiada. Não é caro e é a única maneira de se entrar no “Ridderzaal”. Acontece de segunda a sábado e inclui uma projeção no centro de visitantes, além conhecer uma das duas câmaras parlamentares e, claro, o “Ridderzaal”.

Het Binnenhof e Ridderzaal

Saia pela direção contrária a que entrou aproveitando para apreciar os demais prédios do conjunto. Há ainda dois portais e um pequeno pátio. Depois de passar o segundo portal, coladinho à sua esquerda, haverá uma “moça com brinco de pérolas” à sua espera.

Leave a Reply

Your email address will not be published.