Relógio Astronômico de Praga? Porque não?

Compartilhe

Por ser um maravilhoso destino turístico, Praga vive lotada de turistas. Visitar as atrações requer paciência para fotografá-las sem um rostinho desconhecido, jogo de cintura para não ser imprensado pela multidão e atenção para não ser furtado nas aglomerações.

Praga vista do castelo

A capital da Republica Tcheca oferece uma imensa variedade de coisas interessantes e bonitas, incluindo as clássicas “atrações pegadinhas” – aquelas que a gente visita porque alguém mandou ou porque ir a Praga e não ver o ”famoso-sei-lá-o-quê” seria crime inafiançável. Para não passar recibo, ninguém deixa de conhecer o relógio astronômico de Praga.

Staromestske namesti

Assistir ao “show” do relógio, o “Staromestska radnice s orlojem”, não custa nenhum centavo e não requer nenhum grande sacrifício em termos de deslocamento. Ele fica no centro histórico de Praga, “Staré Mésto”, em uma das torres da antiga prefeitura ,a “Staromestská Radnice”, numa área repleta de atrações imperdíveis. Não tem porque não vê-lo.

Staromestske namesti

O prédio da antiga prefeitura fica em “Staromestske Namesti”. Essa praça, um dos lugares mais animados da cidade, cheia de gente durante o dia ou à noite, com músicos e artistas de rua, é onde as coisas acontecem. Lá também ficam as deslumbrantes igrejas de São Nicolau e Nossa Senhora de Tyn entre outras belezas da área.

Staromestske namesti

Tirando fora “o show”, o relógio astronômico além de bonito tem um intrincado e pitoresco mecanismo. Além das óbvias horas, ele marca o dia, mês e ano, fase da lua, além da hora em que o sol e a lua nascem e se põem. Na parte inferior há outro mostrador indicando os símbolos do zodíaco.

Staromestske namesti

Staromestske namesti

Achar o relógio astronômico é moleza: Basta procurar uma aglomeração. As “performances” acontecem a cada hora desde as nove horas da manhã até as nove da noite, sendo que essas duas têm um efeito especial a mais: A presença de um humano de verdade em trajes típicos tocando um trompete.

Staromestske namesti

A cada hora cheia, começam as badaladas e por uma portinha sai Cristo seguido por seus doze apóstolos em procissão. Aparecem também figuras representando a vaidade e a avareza, enquanto um esqueleto toca um sino. Em seguida surge um galo que canta para espantar a morte. O espetáculo, bem bobinho, é rápido e a multidão logo se dispersa. Tudo bem que não é “aquele” UAU!!! Mas comparando os padrões tecnológicos atuais com os do século 15, quando foi construído, devia ser na época, uma verdadeira maravilha.

Staromestske namesti

Quando estiver na cidade, inclua o relógio em seu roteiro. Ele certamente estará no seu caminho e o momento deve ser aproveitado. Custa alguma coisa tirar ao menos uma foto dele, criatura? Com que cara você vai chegar em casa sem uma prova documental deste “símbolo” de Praga?

Leave a Reply

Your email address will not be published.